sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Sugestão encontro AFASTAR-SE DE DEUS


Uma das coisas que mais alegra o catequista é quando acontece a presença em massa de seus catequizandos. Nessa última quarta tive essa alegria. Todos os que o Senhor me confiou estavam lá. É uma turminha linda, linda!!
O encontro dessa semana foi: AFASTAR-SE DE DEUS..
Para esse encontro refletimos sobre a passagem de Genesis 3... Li e expliquei que as coisas não aconteceram conforme a passagem nos narra, mas o importante é: "Qual a mensagem que o autor Bíblico quer nos mostrar!" Nesse caso, mostrar como a mal/pecado entrou no mundo.
Quando terminei a leitura, fui logo dizendo: "Bom, e aí, não entenderam nada... e quando ia completar, fui interrompida por um catequizando que disse: " O erro foi que o homem quis ser maior que Deus, desobedeceu..." Pronto, esse foi o fio condutor do encontro... (Ficou claro pra mim, que sempre temos que começar por aquilo que eles entenderam ou já sabem daquela passagem bíblica)
Usei para ambientação galhos secos/tecido preto, representando a escolha do mal. Do outro lado, uma linda planta, tecido branco, representando a escolha do bem. Separei imagens (fototeca) que mostrava o mal no mundo e imagens que fosse a solução desses males... Entreguei aleatoriamente a cada um. O catequizando que estava com a imagem de sinal de "morte" falava o porque dessa situação, enquanto as outras crianças já buscavam na imagem que tinha em mãos a solução para aquele mal. Depois, iam colocando as imagens do lado do bem ou do mal...
Eles interagiram bem! Foi bem legal!
Abaixo deixo a sugestão de um texto de memorização para esse tema:

Dinâmica – QUANDO ME AFASTO DE DEUS

1º momento
- Prepare uma imagem de Jesus, coloque -a em destaque
- Todos os catequizandos, ficam próximos a imagem.
- Informar aos catequizandos que deverão  pensar em  algo que tenha feito de errado/ruim naquela semana. Após cada um fazer seu exame de consciência, orientados pelo catequistas,  deverão dar um passo para trás. Todos dão os passos juntos a cada atitude errada dos amigos. (não precisa falar o erro e sim ter consciência dele, pois quando pedimos para que falem, isso colocá-los em situação de constrangimento e não somos padres para escutar confissões, somos catequistas)
2º Momento
- questionar: O que aconteceu conosco? Olha onde Jesus está e olha onde nós estamos!
- Quando os catequizandos perceberem que o pecado nos afasta de Jesus, realizar a seguinte pergunta: É possível ficar próximo de Jesus novamente? De que forma?
- Ao descobrir que é o perdão que nos ajuda a voltar para perto de Jesus, dar continuidade a dinâmica.
3º Momento:
- Cada catequizando e o catequista deverão pedir perdão a Jesus pelo pecado cometido, por exemplo: “Senhor Jesus, me perdoe!”
Pode-se também rezar juntos o ato de contrição...
- Em cada pedido de perdão todos dão um passo para frente, até chegar na imagem de Jesus.
4º Momento:
Reflexão: Jesus se afasta de nós ou nós nos afastamos dEle?

** Fizemos ainda uma cruz em dobradura e nela cada um escreveu uma frase, pedindo perdão pelas vezes que escolheram o mal  em sua vida.
Fizemos a ligação do ato penitêncial na missa - catequese e liturgia.
O tempo foi curto para trabalhar esse tema!!

6 comentários:

  1. Imaculada, que encontro maravilhoso! Eu imagino como o tempo deve ter sido curto! Parabéns!

    Ameii esta dinâmica, vou guardá-la nos meus arquivos...

    Beijocas,
    Layse

    ResponderExcluir
  2. Imaculada, vc nem imagina como me ajudou com essa dinâmica! Na 4ª feira teremos aq em minha paróquia confissões para a Páscoa. Eu já estava pensando em como preparar meus catequizandos para esse momento tão importante. Sua sugestão veio em boa hora. E, claro que vou adaptar à minha realidade,conforme já conversamos, pois nem tenho todo esse espaço físico q vc tem. A catequese é feita nas famílias e as casas sempre são pequenas mal comportando as crs. Mas, adorei essa sua sugestão. Vou fazer a adaptação , aproveitando o conteúdo que é muito rico,dentro daquilo q a realidade me oferece. Obrigada pela partilha. Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  3. Amei suas ideias, vou fazer no Encontro sobre Aliança de Deus conosco

    ResponderExcluir
  4. Vou fazer está dinâmica para o encontro quebra da Aline aliança. Pode ser?

    ResponderExcluir
  5. Amanhã será nosso momento da catequese com esse tema, gostei muito das suas ideias, parabéns!!!!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!