quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Roteiros, livros, manuais!!! Qual usar??


Achei interessante e oportuno essas orientações nada recentes, mas riquíssimas...
Essa questão do "roteiro", é assim que se fala hoje, já deu pano pra manga, usar ou não usar...
Uso e recomendo, pois um roteiro faz parte da organização/programação de uma catequese paroquial. Eles são luzes! Cabe educar o catequista no uso do mesmo. Um catequista jamais poderá deixar de estudar o tema, usar de criatividade, pelo fato de ter essa "muleta". Será que tem catequista que faz assim: "Ei gente, abra o livro na página tal, fulano leia, agora você e você...E agora, o que vocês entenderam? Vamos diga! Mas, não entenderam nada, que coisa! Tá, pode fechar o livro, o encontro acabou! Duvido que exista algum catequista que faça isso!"
Temos aqui nosso roteiro, mas dificilmente eu tenho ele em mãos na hora do encontro, porque o encontro tem que estar na minha mente e no meu coração... Podemos até usar o roteiro sim nos encontros, mas isso não deve ser uma rotina... Aliás, rotina mata qualquer coisa, inclusive a catequese!
Bom! se você pretende estudar um novo "roteiro" para sua catequese, use de critérios e escolha um que está dentro da linha catecumenal.


A CNBB publicou em 1987 um importante texto de estudo:Existem muitos e bons textos de catequese no Brasil. Mas é preciso escolhê-los com critérios. Mais importante do que bons textos é ter bons catequistas, capazes de transformar uma simples frase, ou um fato da vida, ou uma passagem bíblica em ótimo conteúdo de catequese.

"Textos e manuais de catequese", estudos da CNBB n.º 53. Orienta sobre a escolha de textos para catequese;

A "Bíblia" é, sem dúvida, o primeiro e mais importante texto de catequese. Sem ela a catequese carece de um fundamento e de vitalidade. É claro que não é suficiente somente colocar a Bíblia nas mãos dos catequizandos. É preciso preparar catequistas e catequizandos para a iniciação à leitura orante da Bíblia.

Critérios importantes para a escolha de um texto: Nunca escolher um roteiro sozinho, nem se deixar impressionar pelo colorido e pelos desenhos. E preciso escolher textos em equipe e ler alguns encontros.

Eis alguns critérios:

A) Ver se o texto tem sua centralidade na Bíblia. Não é suficiente citar trechos bíblicos, o texto deve ter uma iluminação bíblica. O eixo central deve ser a Bíblia.

B) O método. Atenção quanto ao envolvimento do catequizando, o estímulo à participação, a integração com a realidade, a presença dos desafios sociais, as atividades transformadoras, o enfoque dado aos pobres, aos indígenas, à ecologia, à vida comunitária.

C) O conteúdo. Perceber como trata sobre Jesus Cristo, Deus Pai, o Espírito Santo, a história da Igreja, a liturgia, a moral, a vida da comunidade, a missão da Igreja, os sacramentos.

D) Interação Fé e Vida. Este é um aspecto fundamental. O roteiro deve formar o verdadeiro cristão, integrado na comunidade, inserido como fermento na sociedade, integrando a fé, a vida cotidiana, a realidade e os desafios de cada dia iluminados pela Palavra de Deus.

Dom Juventino Kestering






2 comentários:

  1. Oii Imaculada! Qnt tempo que eu não comento nada por aqui neh? É q o tempo anda corrido, pensa...

    Bem, concordo com vc. Gosto e sempre recomendo aos catequistas que coordeno utilizar um roteiro. Nós temos um cronograma anual de temas, mas nos reunimos para planejar cada encontro, de acordo com o método ver-julgar-agir.

    O roteiro facilita a organização e o controle do tempo durante o encontro. Com ele, o catequista dificilmente se perde e está preparado para qualquer questionamento ou dúvida q poderá vir. Uma vez que para elaborar o roteiro o catequista precisa estudar...

    Infelizmente, não são todos os catequistas que dispõe de 1 dia na semana para fazer um bom estudo e pesquisa sobre o tema a ser abordado naquela semana. Tenho catequistas que me ligam na sexta-feira (detalhe o encontro é sábado) perguntando qual o tema do encontro. Eu fico uma "arara" com isso"! kkkkkkk

    Tb tenho um bom exemplo de catequista dedicada, tem uma moça catequistas que trabalha o dia todo, faz cursinho a noite e qnd chega o dia do encontro ela está super "afiada"... Dá gosto de ver...

    Um beijão,
    Layse

    ResponderExcluir
  2. Realmente Imaculada, precisamos disso tudo. Não temos uma coordenadora para ajudar no planejamento, uma catequista com mais experiência que leva os temas e cada uma se vira como pode. Eu, a semana toda procuro nos blogs, livros e com muito amor procuro fazer para que tudo dê certo, abraços Shenia.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!