domingo, 9 de outubro de 2011

Raízes!!!

"Quando não se formam os fiéis num conhecimento da Bíblia conforme a fé da Igreja no sulco da sua Tradição viva, deixa-se efetivamente um vazio pastoral, onde as realidades como seitas podem encontrar fácil terreno para lançar sua raízes. "(VD 73)


Quando não se formam...
Vazio...
Suscetível...

Quando a pessoa não recebe uma formação profunda, seja familiar(raízes) ou na catequese,  se torna uma pessoa suscetível...
Fico triste, quando vejo  pessoas sendo batizadas em outras religiões(que nem no Espírito santo acreditam),  mesmo tendo recebido os sacramentos da IC. Como se fosse possível "desbatizar". 
 Questiono meu modo de fazer catequese: "Será que estou conseguindo formar meus pequenos de modo que não vacilarão no futuro?"
Somos instruídos a priorizar a catequese com adultos, bem como  descobrir meios de chegar às famílias de nossos catequizandos.
Uma coisa eu peço a Deus, como mãe e catequista, que eu consiga passar para meus filhos e catequizandos a  mesma fé viva que recebi de meus pais. A certeza daquilo que professo... Creio em Deus pai, todo poderoso...
A propósito, fica uma pergunta: "Temos feito uma boa catequese parte a parte sobre o CREDO ou simplesmente nos detemos em fazê-los decorar?"
Será que esse não seria um bom tema para trabalhar em nossos encontros com pais?
Uma ótima fonte de formação sobre o CREDO:
O CIC.

3 comentários:

  1. OI...É ISSO MESMO,É PRECISO PARAR,REFLETIR SE A MINHA CATEQUESE ESTÁ SENDO PELO MENOS ENTENDIDA.SE O QUE A IGREJA ENSINA E PROPÕE,EU COMO CATEQUISTA ESTOU VIVENCIANDO OU ESTOU SÓ PREOCUPADA COM OS TEMAS A SEREM TRABALHADOS?
    TUDO EM NOSSA SOCIEDADE É TÃO TRANSITÓRIO,TERCEIRIZADO, MAS O AMOR DE DEUS NÃO O É.POR ISSO A NECESSIDADE DE DIZER MESMO "CREIO EM DEUS PAI...."E SE CONSEGUIMOS QUE TENHAM ESSA CERTEZA ,NÃO FICARÃO BATENDO A CABEÇA...
    BOA SEMANA.
    BJS

    ÂNGELA RITA

    ResponderExcluir
  2. Oi Imaculada,
    Interessante sua reflexão. Semana passada postei um pensar sobre proselitismo que foi pelo mesmo caminho...
    Realmente, quando vejo pessoas que se dizem Católicas caminhando por caminhos tão distantes da fé que dizem professar, paro e penso: como estou fazendo a catequese?
    Não basta ensinar a repetir, precisamos convidá-los a compreender com o coração!
    Abraços e boa semana, Lucyanna

    ResponderExcluir
  3. Imaculada querida, essa é uma triste realidade mesmo. Deixa nosso coração apertadinho, não é mesmo?
    Gostaria de um favor, o Jonathan falou que meu blog está com problemas, vc tbem identificou algo no meu blog? Vejo que outras pessoas estão acessando, mas não sei o que fazer.
    Grande abraço

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!