quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Quemcoçô?? Noncotô??... Ihh! Proncovô??

Amei isso... Leia e tire suas conclusões!!! Eu já tirei as minhas...


QUEMCOÇÔ E NONCOTÔ

Numa pequena cidade de Minas, um jovem padre muito engraçado, mas também muito consciente e sério quando preciso, ao perceber que os jovens da cidade haviam se cansado dos grupos MOJUC e JUCAC, deixou a paróquia seis meses sem nenhum grupo. Cada um tinha minguado para menos de dez membros.

No mês de julho chamou os jovens da paróquia para começar nova experiência. Seriam as experiências do Quemcoçô e a do Noncotô. Incluiria psicologia e sociologia. Jovem gosta do inusitado. No dia aprazado, lá estavam eles, 700 jovens de todas as capelas e da matriz. Teriam que escolher entre o Quemcoçô e o Noncotô. Já chegaram dizendo – Quero ser do Quemcoçô; quero estar no Noncotô.

A primeira coisa que o Pe. Alcido fez foi aproveitar as escolhas. E começou a palestra sobre o que significam as expressões: “quero ser” e “quero estar.“ Foi um sucesso. Mais da metade admitiu que ainda não sabia dizer quem era. Não tinham ainda uma avaliação de si mesmo. E havia um considerável número de jovens que não saibam dizer em que Igreja estavam e o que significava estar na igreja Católica e não numa outra nem o que era ser alguém jovem numa igreja milenar. Um terceiro grupo sugeriu que se criasse comicamente outra sigla: os “Proncovô”. Seriam os graduados do Quemcoçô e dos Noncotô que, após um ano, tivessem passado no teste de psicologia, de catecismo e de sociologia.

A brincadeira deu certo porque a paróquia voltou a ter três pequenas bandas, três grupos de canto, novos catequistas, gente nova na pastoral da criança, da visitação, voluntários na creche e no asilo. Além disso, foi preciso fazer missa de juventude em quatro novas capelas. Cada encontro começava com uma aula de uma hora sobre noções básicas de teologia católica, aprendiam a responder questões colocadas pelos pregadores de outras igrejas à procura de católicos para converter, e resumiam os principais documentos da fé católica. Pesquisavam e eles mesmos se davam as aulas sob supervisão do pároco assistente. Quem sou eu? Em que Igreja eu estou? Para onde estou indo como católico? Quemcoçô, Noncotô e Proncovô deram certo, certíssimo!

Quer saber o nome da paróquia e da cidade? Oissóssossoocêssô! Craquinumvofalá!


http://www.padrezezinhoscj.com/wallwp/archives/4753

7 comentários:

  1. Como eu gostaria que fosse minha paróquia (Sete Lagoas-MG), qualquer hora da certo, bjos Shenia.

    ResponderExcluir
  2. Oi,
    Gostei muito. Quem sabe não fazemos isto na nossa paróquia.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá! Gostei, parabéns! Muito legal.
    Grande abraço na Paz e no Amor de Cristo,

    Reinaldo

    ResponderExcluir
  4. Oi Renata... estou dentro, vamos agitar o Quencoçô, NoncotÔ e o proconvô... Mas, quando postei isso, pensei no trabalho que você está fazendo na Crisma com o "estágio pastoral", vejo que isso é exatamente para nossos jovens ao crismar, não saiam se perguntando: "E agora, proncovô!" Estamos vendo resultados lindos, sou testemunha disso!
    Mas, temos muitos e muitos jovens que não fiaram parte desse processo, estão por aí, perdidos com essa perguntinha latejando na cabeça: Quencoçô, Oncotô!! Nem digo, proconvô, pois se não sabe quem são, onde estão, quanto mais para onde vai!
    Poderíamos fazer um trabalho paroquial, juntamente com o SAV, agitando um Quencoçô! Topas???

    ResponderExcluir
  5. Imaculada,gostei muito deste texto,pois foi através de um estágio que fiz quando estava me preparando para crisma que entrei para pastoral da catequese e até hoje estou catequista,beijos.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!