segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Missão, é partir!

Outubro, mês pra lá de especial, com tanta coisa para celebrar, mês do Rosário, mês da Padroeira do Brasil - Nossa Senhora Aparecida, mês das crianças, dos professores, das missões.
E todo ano é isso, a Igreja nos propõe os mesmos temas.  Por que?
Para escutarmos o mês inteiro sobre determinado assunto???
Não deveria ser só para escutar, mas para abrir nossos corações, para sairmos do egoísmo, da preguiça, do comodismo, do nosso mundinho e ir ao encontro do outro, apresentando nossa riqueza maior, nosso sentido de viver: JESUS, vivo e ressuscitado.
Padres, coordenações, catequistas, quantas e quantas vezes, promovemos formações sobre isso ou sobre aquilo, e não capacitamos nossos agentes de pastoral, catequistas para sair nas ruas, para bater nas casas das famílias de seus catequizandos, anunciando com segurança esse CRISTO.
Nós, catequistas, temos o direito de chegar em nosso pároco e pedir essa formação. Sabemos que nesse processo catecumenal, uma das primeiras coisas é o pré-catecumenato, que consiste no primeiro anúncio/Querigma.
E como o catequista fará isso, se não teve nenhuma formação para sair em missão. Ele, as vezes até tem vontade de visitar as famílias,mas bate a insegurança, chegando lá, o que  dizer? Como abordar essa família?
Tem hora que cansa  escutar as mesmas coisas, e ver o comodismo de nossa Igreja, que só quer o "Venha a nós"! Não estou generalizando, pois que tem iniciativas lindas acontecendo em alguns lugares.
Até quando vamos ficar nessa coisa morna, deixando o medo tomar conta de nós.
Que raios de catequistas somos, que temos medo e até vergonha de anunciar Jesus para as pessoas!
Antes de pensar em sair para fazer missão em lugares distantes, senhores padres, façam missão em sua paróquia, atravessem para outra margem, que muitas vezes fica do outro lado da rua, de frente à sua paróquia.
Temos vários "espelhos", como por exemplo Dom Helder que foram outros Cristos na vida das pessoas. E até divulgamos as bonitas palavras escritas por eles, muitos padres e pregadores usam dessas palavras para enriquecer sua homilia/pregação/palestra.
Mas, isso não é o suficiente, precisamos fazer dessas palavras, ações concretas, seguindo seus exemplos...

Catequistas, nesse mês missionário, porque ao passo de falar sobre missões com seus catequizandos,  não faz missão com eles, levando a Palavra de Deus pra quem precisa.
Porque você não investiga dentre eles a família que mais necessita, e faz a visita nessa família.
Quanta gente precisando ouvir: "Ei, Deus te ama muito, sabia disso? Sim, te ama como se você fosse filho único, te ama na situação em que você se encontra, simplesmente te ama..."
Quantas vezes quando dizemos isso para uma pessoa, ele mesmo se reconhece como um pecador, como alguém que precisa voltar pra Deus...
E quando você menos percebe, realizou todos os passos do querigma? Amor Deus, Pecado, Conversão, Espírito Santo, Comunidade...

Vamos meditar essas palavras de Dom Helder e deixar que elas brotem em nós o desejo de ser também um missionário dentro de nossas pastorais,  de nossa família...
Esse partir, muitas vezes não é ir pra longe, é sair de você mesmo...
Façamos desse outubro, um outubro diferente de todos os outros...
Que Nossa Senhora Aparecida interceda  por nós e que o Espírito Santo nos ilumine. nos motive, nos empurre para sairmos em missão...
Beijus
Imaculada
Missão - Dom Helder

Missão é partir,
caminhar,
deixar tudo,
sair de si, quebrar a crosta do egoísmo
que nos fecha no nosso Eu.

É parar de dar volta
ao redor de nós mesmos
como se fôssemos o centro
do mundo e da vida.

É não se deixar bloquear nos problemas
do pequeno mundo a que pertencemos:
a humanidade é maior.

Missão é partir,
mas não devorar quilômetros.
É, sobretudo, abrir-se aos outros como irmãos,
descobri-los e encontrá-los.

E, se para encontrá-los e amá-los
é preciso atravessar os mares
e voar lá nos céus,
então Missão é partir até os confins do mundo.


3 comentários:

  1. Que maravilha seus textos, mas quando leio fico triste pela catequese que estou realizando. Será que uma andorinha sozinha faz verão???Abraços, Shenia.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Imaculada!
    Que interessante também falei sobre querigma... È o Espírito de Deus nos inspirando. Eu tambem me sinto angustiada com a atitude de alguns padres...(para não falar em público sobre o meu pároco.)
    Jesus nos ajude a realizar nossas missões!

    ResponderExcluir
  3. Menina que texto maravilhoso! Palavras certas, do jeito certo. Ando numa "baita" saudade de assumir uma turminha de catequese e colocar em prática um pouquinho de tudo que tenho aprendido com você e com tantos outros catequistas que SABEM usar deste meio para evangelizar. Abraço enorme pra ti. Estarei ligadinha na Vida Nova FM para rezar com você. Beijosss ... TE AMO...

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!