quarta-feira, 25 de agosto de 2010

E quem te disse que seria fácil...

A coisa está brava... Outro dia, lia sobre como AVALIAR a catequese,  que foi-se o tempo de perguntinhas e respostas decoradas. Temos outros meios de avaliação, através de brincadeiras, dinâmicas onde podemos perceber qual o assunto precisa ser revisto. Mas, o principal meio de avaliação para um catequista é quando ele vê a presença de seus catequizandos, de suas famílias envolvidas na comunidade, mesmo que seja apenas na missa dominical, quando você percebe mudanças de atitudes neles.

Eu, como catequista de uma turma de 16 catequizandos me senti muito mal nesse final de semana, minha vontade era de que tudo explodisse, já que ninguém quer nada com nada. Minha frustração, e  também de outras catequistas, é que fizemos nossa parte. Depois de um encontro geral com pais decepcionante, marcamos na sala com cada catequista, para que o encontro do Pai-Nosso fosse realizado com pais e catequizandos, e ainda mandamos avisos lembrando  da celebração de entrega dessas orações tão importantes na caminhada desses futuros cristãos. O resultado? Outra decepção maior ainda, pois no encontro com o catequista até que foram a maioria, mas na hora de participar da celebração, de 120 catequizandos, apareceram 38, que eu fiz questão de contar.

Sai daquela missa arrasada, desmotivada, deprimida e me fazendo um monte de perguntas, uma delas se não teríamos que ser mais exigentes. Pois o que acontece, é que esses catequizandos não participam de parte do processo que é muito importante e depois, tudo prossegue normalmente. Perguntei-me, se vale mesmo a pena, me desgastar tanto por causa dessa catequese. Fiquei quieta por uns dias, esperando a raiva passar, fiz silêncio, foi quando ouvi uma resposta:  'E QUEM DISSE QUE SERIA FÁCIL!' E  respondi: "Tudo bem , sei que não seria, mas to vendo que é impossível!! Eu e minhas brigas com Deus.

Só sei que a coisa está muito mais feia do que imaginamos, só por Deus mesmo, que  ainda continuamos nessa caminhada, acreditando que um dia isso pode mudar, que na próxima  celebração será diferente. Vejo que na catequese esbarramos com dois grandes desafios: a formação dos catequistas e a falta de compromisso da família com a educação na fé de seus filhos.

Na escola de atualização catequética, padre Gil nos contava de sua experiência, achei super importante e quem sabe não colocamos isso aqui algum dia, porque do jeito que está não pode continuar. Lá, as crianças são inscritas na catequese, mas quem entra na catequese são os pais, eles participam de sete encontros com variados temas e dinâmicas, depois disso, eles respondem se ainda querem que seus filhos participem da catequese. Eu imagino que isso no começo,  assuste e disperse alguns, mas vejo que é por aí. Ou temos outra alternativa, continuemos do jeito que está, pra ver como é que fica!

Nessa semana que antecede o dia de celebrarmos nossa vocação, que Deus nos fortaleça sempre e nos capacite para que possamos transformar essa triste realidade. A iniciação Cristã está aí nos cutucando não é a toa, é porque algo precisa ser mudado.
Ontem, ouvi que o catequista é a rebeldia do Espírito Santo, e às vezes precisamos mesmo de muita rebeldia pra não aceitar mais certas situações.
Beijo grande à todos que passam por esse blog!
Por causa da catequese, quero ser uma pessoa melhor e vou conseguir...
Imaculada

11 comentários:

  1. Olá Imaculada!! Não se desespere!!! Ou melhor arranque os cabelos!!rsrsr...(Brincadeira).
    O fato é triste mesmo, e quando partimos para as famílias vemos coisas piores ainda... Mas como um grande amigo me disse uma vez(Pe. Antonio-Toninho) Ninguém poderá dizer ao final "que não sabia, que ninguém falou, que ninguém ensinou". Façamos nossa parte sim, com muita fé, entusiasmo, pois quem verá nosso esforço é somente Deus! E só a Ele toda honra e toda Glória! Feliz Dia do catequista pra vc!! Bjo grande!!
    OBS: Amei a idéia dos encontros com os pais!!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Imaculada
    Seu sofrimento é o mesmo de todas nós.
    Não se aflija. Ajuste-se.

    abraços
    Imaculada Pimenta
    Menino Jesus- Franca-SP

    ResponderExcluir
  3. Oi amada! Esse seu sofrimento é partilhado por quase todas nós... digo quase, pq me recuso a crer que 100% da catequese no nosso país vive esse dilema... deve haver algum ou alguns lugares, mesmo q pouco, em q seja diferente... hehehe eu espero! Sabe, ultimamente, analisando todo esse descompromisso dos pais, q reflete nos filhos é claro, todo esse esforço q fazemos e corajosamente continuamos a fazer mesmo depois de tudo... eu acho q não somos exigentes o suficiente. qualquer "malandro" (desculpe a expressão) se diz católico! e não devia ser assim... para se dizer catolico, eu acho q as pessoas deveriam se empenhar mais e a igreja cobrar mais... não teve 701% de participação nas missas? não faz a primeira eucaristia ou crisma... pais não participam? tb não... deviamos valorizar nosso trabalho mesmo q voluntário e vocacional... Jesus não andava por aí fazendo as pessoas se converterem "na marra", seguia-o qm assim desejasse, ele não queria números, mas sim verdadeiros cristãos ao seu lado... nossos catequizandos deveriam ser como Zaqueu, fazendo de tudo para ver de perto Jesus... beijo enoooorme no seu coração!

    ResponderExcluir
  4. gostei muito do que vc escreveu...
    tenho me sentido muito assim...
    é decepcionante a falta de compromisso dos pais, dos padrinhos...e a falta de interesse dos catequizandos...
    chega a nos entristecer não é?
    mas...Deus é muito delicado...tem uma enorme paciencia...ele espera... e o tempo certo chega...tenho certeza
    assino embaixo do seu desabafo...
    Vera Lucia Rodrigues Ramos

    ResponderExcluir
  5. querida Imaculada

    Hoje li teu desabafo e percebo que são questões pela qual a maioria das catequistas enfrentam. Chao estes momentos de poços profundos em nossa caminhada: nos desestimulam, nos entristecem, nos deixam para baixo mas FAZ PARTE porque FEZ PARTE TAMBÉM DO MINISTÉRIO DE JESUS. Quantas vezes já não me questionei e ainda me questiono sobre pais desinteressados no processo catequético mas que se "interessam" quando chamamos para reuniões sobre roupas, e preparativos para a missa da Primeira Comunhão...As vezes fico tão decepcionada que chego a me perguntar o que estou fazendo de errado..então lembro da parábola do Semeador e de uma formação no qual ouvi algo assim: semeamos sem esperanças de ver a colheita..Acho que nossa maior decepção é esta: não ver os frutos...Jesus em vida viu bem pouco destes frutos...
    Outro dia estava ouvindo o passo_a_rezar ( minha oração diária) e achei tão interessante o comentário do sacerdote: Jesus só te pedes que o ajudes a salvar o mundo, não que O substituas...Talvez eu esteja querendo demais...então quando encontro situações que descrevestes ( fico chateda, magoada, dou chutes e socos no ar...respiro profundamente...)lembro de tudo isso e sigo adiante porque a catequese é um vício..não consigo "largar"..Então minha amiga, vamos seguir nossa missão, quem disse que seria fácil? rsrsrs
    bjs
    samya

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde minha querida!

    Você está coberta de razão com relação a despreocupação dos pais na educação de seus filhos, que querem deixar que crianças de 9, 10 anos decidam o que fazer de sua vida! É um absurdo o que tenho visto e vivido utimamente. Inclusive dentro do próprio grupo de catequistas, vocês ai pelo menos estão unidas e se entendendo...

    Beijos

    Vívian

    ResponderExcluir
  7. Oi imaculada... domingo vi sua decpção estampada no rosto... mas, como vc disse, não é fácil...
    na são mateus foi lindo... faltaram apenas 3 crianças do total de 47... a belinha fez uma celebração única... espero que essa notícia te conforte um pouco...
    mas, vc não pode desanimar... vc é uma exemplo que agente sempre segue... vc é a base... se vc desabar, desabamos juntas...
    bj, Alessandra.

    ResponderExcluir
  8. Oi Imaculada,
    Compreendo seu desabafo e sua preocupação, e temos sim que cobrar dos pais a sua colaboração nesta missão na educação da fé, pois a responsabilidade são deles e não nossa, nós somente somos o complemento.
    Na reunião com os pais da Crisma aqui na São Lucas, fizemos uma reunião com quase 50 pais, e cobramos a responsabilidade deles na educação da fé; acredite mais ou menos uns dez adolescentes não apareceram ainda na catequese.
    No fundo sabemos que este trabalho é dificil, conscientizar os pais na participação das formações e na educação da fé de seus filhos.
    Mas temos que continuar, e juntos com Jesus nesta caminhada, quem sabe algum dia teremos uma comunidade onde todos tenham fé e sejam unidos num só coração.

    Beijos! Jesus nos abençõe
    Renata Daniel

    ResponderExcluir
  9. ola amiga ,faz tambem um tempão que não passo por aqui
    ,vejo como vc ta aflita .....pois te conhecendo , e vendo a sua luta sabemos que não seria facil.mas nao podemos desistir ,os frutos virão
    tenha fé em DEUS .sei que vc e uma batalhadora na obra de DEUS e iremos vencer com a força doEspirito Santo bjos ............sua irmã em Cristo
    Ana Maria

    ResponderExcluir
  10. Oi querida.

    Saudações em Cristo!

    Fala serio, que baita desabafo.
    Ultimamente estou sentindo frustação no que diz respeito a catequese.
    Que coisa, seu desabafo me animou.
    Percebi que temos algo em comum e o mais importante somos rebeldes e não desistimos facilmente.
    Continue firme e seja mt feliz na missão de ser catequista.

    Beijo grande.

    Neila Carvalho
    Ser catequista é um dom Deus!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Imaculada, que saudade! Há quanto tempo! Sei o está sentido, realmente é muito difícil! Só mesmo com Jesus e por Jesus que não desistimos! A falta de interesse por parte dos pais e catequisandos é grande! Sempre achei que a catequese deveria ser primeiro para os pais, o que também não será fácil entenderem isso, mas, me parece ser esse o caminho!
    Minha amiga não desanime vc é forte! Jesus e Nossa Senhora estão com vc. Admiro muito o seu zelo e sua luta por uma catequese melhor e com agraça de Deus vc vai conseguir porque a causa é DELE
    Abraços com carinho e muita força! Fiquem com Deus!

    Maria José

    Obs: Só mesmo por Jesus e para Jesus.....

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!