sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Catequese em saída, visitando as famílias!

Depois de fazer a experiência de trabalhar com adultos, que por sinal foi riquíssima, mas por conta da falta de catequistas, estou voltando para os pequenos. Tenho consciência de que não sou catequista dessa ou daquela etapa. Sou catequista e ponto, preciso ter disponibilidade de servir onde estiver mais precisando.

Nesses últimos dias tenho exalado catequese pelos poros, me preparando para assumir uma nova turma. Sinto uma alegria incontida quando pego em minhas mãos as fichas de meus novos catequizandos. Olho o nome, data de nascimento, nome dos pais e fico imaginando cada rosto, cada realidade. Mal posso esperar para marcar as visitas. Aqui na minha paróquia, visitamos as famílias para conhecermos quem vamos evangelizar. Não percorremos o processo que tem duração de seis anos com o mesmo catequista. Quer dizer que um catequizando durante seu processo catequético é visitado por três vezes. Três oportunidade de evangelização.

Quero partilhar um pouco dessa experiência. Essa visita faz parte do tempo do pré-catecumenato(querigma). Agendamos num horário onde a família toda esteja reunida, normalmente à noite. O ponto alto é o anuncio de Jesus, através dos passos do querigma. Depois é que vamos ver os detalhes práticos da ficha e tudo mais. Saio de cada visita fortalecida e com o coração exultante de alegria. 

As famílias gostam, nos recebem super bem e até ficam surpresas com esse trabalho. Vamos munidos com a autoridade da Igreja que nos envia e que através de nós, acolhe essas famílias que estão procurando a paróquia para encaminhar seu filho nesse processo de amadurecimento na fé.

Não tem como expressar em palavras o que de fato significa esse ato de ir ao encontro. Que bom se cada catequista se permitisse fazer essa experiência. Infelizmente muitos não se  empenham e até acham desnecessário.

Veja o que me aconteceu numa dessas abençoadas visitas,  terminando o querigma, eu falava da minha alegria em viver em comunidade, da ação do Espírito Santo quando nos reunimos, da minha vocação de catequista. E pra minha surpresa a mãe manifestou o desejo de também querer sentir essa alegria. Eu claro, não perdi tempo, a convidei pra me ajudar nos encontros. Ela aceitou. Que Deus nos conduza e fortaleça a cada dia esse chamado.

Depois desse passo das visitas, fazemos um  encontro com os pais para passar como funciona a catequese na paróquia,  no que consiste a Iniciação à Vida Cristã. Só depois iniciamos nossos encontros querigmáticos com os catequizandos.




Estava aqui pensando com meu botões, minha diocese está em estado de missão. Toda diocese em 'saída'. Já pensou se todo catequista vestisse essa camisa das visitas? Quantas famílias seriam despertas? 
Daríamos uma bela contribuição nesse trabalho missionário de nossa diocese, não só nesse período. Todo ano seria milhares de famílias sendo visitadas...



Imaculada Cintra






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!