quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Pais Ausentes, Catequese Carente! como assim???


"Bom dia Imaculada, lendo seu blog, achei muito lindo, e resolvi fazer uma pequena pergunta, tenho um filho na 5ª etapa da catequese, e ele me trouxe um bilhete onde tenho que explicar o que entendo por: " Pais Ausentes, Catequese Carente".  Eu como Mãe vou em todos as reuniões e a missa ou comemorações, além disso, meu filho também é Coroinha. Mas sabe, sei pra mim, mas não consigo explicar escrevendo.  você poderia me ajudar por favor ....agradeço antecipadamente..."

Olá!
Antes de mais nada, queria expressar minha alegria em ter você como leitora, uma mãe, já que meu publico alvo são os catequistas.
Minha querida, pelo que você me passou, você não se enquadra nesse grupo de "pais ausentes". Parabéns por acompanhar esse processo rumo ao amadurecimento na fé de seu filho. Mães, pais assim é nosso sonho de consumo enquanto catequistas.

Temos em nossos grupos de catequese, uma grande parcela de pais que não se comprometem com o processo catequético do filho. Pais que terceirizam também a educação na fé. Toda responsabilidade é transferida para o catequista. Quando isso acontece, por mais que o catequista se dedique, não consegue realizar um trabalho de Iniciação cristã satisfatório, pois não teve o respaldo da família. O que foi partilhado nos encontros não foi vivido em casa. Por isso usamos dessa frase: Pais, famílias ausentes, catequese carente.

Estamos investindo num trabalho de conscientização junto aos pais, para que entendam qual seu papel dentro da catequese, e mais importante, qual seu papel como pais cristãos. Procuramos envolvê-los, evangelizando,  iniciando na fé os adultos responsáveis pelos catequizandos. Fiquei feliz quando vi que você como mãe foi indagada sobre essa questão.

Acredite,  existem pais que não comparecem nem no dia da Primeira Eucaristia/crisma do filho. É raro, mas, acontece!  Pais que sequer sabe o nome do catequista que acompanha seu filho, muito menos se interessa em saber sobre o que está sendo tratado nos encontros. Desolador não é? Sendo assim, a nossa catequese fica desfalcada, carente quando não é assumida em primeiro lugar pelos pais.

Que fique bem claro, não generalizamos, pois bem sabemos que existem exceções e você é uma delas.  Muitos e muitos pais são presentes, interessados, colaboradores, vivem com expectativa esse tempo da Iniciação cristã dos filhos. Crescem, amadurecem na fé durante o processo catequético do filho. Particularmente falando, em todas as turmas que acompanho, tenho muito mais pais presentes que ausentes.

Escrevi alguma coisa sobre isso no ano de 2012, clique AQUI e leia!

não sei se respondi à sua pergunta!
Vamos nos falando!
Beijo grande mãe amada!

Imaculada Cintra


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!