terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Celebre comigo, meus 04 anos, como catequista blogueira! Tem presente pra você!!!!!

Dia 15 de dezembro, o 'SOU CATEQUISTA DE IVC', completou 04 anos!
E quero celebrar com  você que passa por aqui, diariamente, esporadicamente!
Deixei claro na postagem anterior que gosto de dar e receber presentes!
Sua presença, sua participação aqui, é meu presente, minha inspiração, meu motivo de ter alimentado esse blog ao longo desses 04 anos.

Para participar, vamos avaliar esse ano que passou, usando o:
QUE BOM!  QUE PENA! QUE TAL!  

QUE BOM... O que aconteceu em sua caminhada de 2013, que foi positivo, foi bom? Quais suas conquistas com sua turma? Com o grupo de catequistas?
QUE PENA... O que aconteceu que te deixou triste, abatida, desanimada (pontos negativos) 
QUE TAL... Sugestões... O que deseja para 2014? Quais suas expectativas, enquanto catequista, com sua turma de catequizandos? O que pode ser feito para melhorar seus  encontros? Enquanto catequista em processo de formação permanente, tem alguma coisa em mente? Projetos para participar de alguma formação, leitura que te faça aprofundar, crescer???


Não achou que ganharia, assim, tão fácil neh!!
Brincadeira, essa partilha, nos fará abrir o coração e com certeza enriquecerá outros catequistas!!

Até o momento, tenho os seguintes  prêmios:


Um DVD de Pe Elison Silva
FORMAÇÃO PARA CATEQUISTAS
JESUS, modelo de CATEQUISTA







Um livro: "Histórias da Bíblia para crianças"
 de
 Luiz Cechinato. (M A R A V I L H O S O)

A exortação apostólica EVANGELLI GAUDIUM - a Alegria do evangelho,
 do papa Francisco.(D I V I N O)



Vamos lá, está dada a largada!
Conto com sua  participação!
Ainda não tenho a data para a contemplação, vamos ver o andar da carruagem!!

45 comentários:

  1. Olá Imaculada, tudo bem?
    Primeiro Gostaria de parabenizar pelos 4 anos do blog, nossa, passou rapidinho hein? Lembro de quando comecei a blogar e encontrei o seu, paixão a primeira vista rsrsrs
    Agora, também quero participar deste super sorteio! Então vamos avaliar:
    QUE BOM que fui convidada para coordenar a catequese de minha paróquia, pois como apaixonada pela catequese é mais uma oportunidade de dar mais de mim em favor do Reino. Também participei de duas escolas catequéticas, uma diocesana (em Criciúma) e outra regional (Lages) foi gratificante demais!
    QUE PENA que pude perceber que nem todas catequistas estão apaixonadas por esta linda vocação e que reclamam muito, principalmente dos pais, mas elas mesmas são muito ausentes.
    QUE TAL continuar tentando despertar em nossos catequistas um amor profundo pela catequese, e assim seguir em corrente contagiando pais e catequizandos?! Meu sonho!!!

    Beijoca pra vc e obrigada pela oportunidade!!!
    Paz e bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata, Obrigada por sua disponibilidade em partilhar... Que bom que pude ver esse seu crescimento, que refletiu até em seu blog,... está rico por demais!! Boa sorte!! beijos mil pra vc!

      Excluir
    2. Imaculada, parabéns pelos 4 anos. Conheci o blog através da nossa amiga comum, Rosangela. Curto todo o que posta, pois sua criatividade é inesgotável. Vamos lá fazer a avaliação de 2013 para ganhar o presente. rsrsrs
      Que bom: 2013 foi um ano muito bom, com muitos pontos positivos. Minha turma (Crisma) deste ano foi muito participativa, não só nos encontros, como nas Missas Dominicais, graças ao contato frequente que mantive com os pais.
      Que pena: Como nem tudo é "perfeito", acontece algumas coisas que nos abatem. Fui coordenadora da catequese durante 5 anos. Consegui passar esta espinhosa missão para uma outra companheira de caminhada, graças a Deus. Como coordenadora o que mais me desanimou foi ter no grupo de catequistas alguns que não se preocuparam com a formação ou os cursos oferecidos pela paróquia e Arquidiocese. Até mesmo nas Missas.
      Que tal: Em 2014, desejo me dedicar muito mais à minha turma da Crisma que receberá o Sacramento em junho/2014, levando-os a valorizar e entender que o crismado se compromete com Cristo e a Comunidade. Sentirei falta deste grupo tão querido.
      Espero que a nova turma seja tão boa como esta de 2013.
      Pretendo participar de todos os cursos e formações e ler muuuuuuuuito para aprofundamento e crescimento.
      Bjs. Marilena

      Excluir
    3. Oi Marilena..., É a Schiefer neh?
      Adorei sua participação...suas palavras incentivadoras... seus mimos... e gostei muito de sua avaliação!! Fique na torcida!! beijo graande!!
      Que tenhamos um 2014 maravilhoso!!

      Excluir
    4. Sim, sou a Marilena Schiefer. Estou torcendo para ganhar o DVD do Pe. Elison Silva. kkkk
      Bjs e que 2014 seja o melhor ano de nossas vidas.

      Excluir
  2. Olá Imaculada Maria de Deus , parabéns pela iniciativa!

    QUE BOM, é que parece que está-se tomando consciência de que é preciso mudar! haja visto a iniciativa de Pe Elison,qta alegria!
    QUE PENA que nem todos esta abertos pq tda mudança é sinônimo de trabelho!
    QUE TAL se cada um de nós escutássemos mais o que a Igreja pede realmente devido aos tempos em que estamos vivendo !
    Mirtes de Paula ,Catequista por vocação !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi desorientada...srsrrss... bomtivê...
      Mirtes, sabe que eu sinto que agora, a 'onda' da catequese não vai passar...que ela veio pra ficar...assim, como as ondas do mar, que se renovam, se mexem, se misturam, envolvem-se...
      Aos poucos os outros serão contagiados...
      Que as vendas se caiam.. que os cegos vejam e os surdos ouçam...
      Boa sorte minha amiga mais amalucada...srrsrs amo-te!

      Excluir
  3. oi linda parabéns pelo seu trabalho
    que bom que consegui engaja 99% da minha turma de crisma em algum grupo da igreja
    que pena que ma minha paroquia nem todos vivem o amor de Deus
    que tal em 2014 eu seja a nova coordenadora da crisma na minha paroquia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Raphaela, que bom não, que ótimo vc ter conseguido isso...isso deve ir para o livro dos Guinness...rsrsr Se nem todos vivem, isso mostra que não podemos parar de evangelizar...Raramente uma pessoa quer ser uma coordenadora, na maioria das vezes, ela é jogada..srrsrs Torço por ti!! Obrigada por seu carinho e por sua participação!! Amei!! Boa sorte!

      Excluir
  4. Claro que eu num ia ficar fora dessa né, então vamos lá... Primeiramente QUE BOM que temos um blog maravilhoso, que partilha tanta coisa boa e tanto amor, que nos enriquece e nos evangeliza. Que bom que esse ano aconteceu muitas e muitas coisas boas na catequese, a começar pela minha turminha que Deus me deu de presente, pois foram muitas bênçãos, muito aprendizado. Esse ano pude realizar alguns sonhos na catequese como os encontros com as famílias de todas as turmas de catequese, foi algo que fez aproximar um pouco mais catequese e família, também realizamos 2 retiros com a turma de primeira eucaristia, algo que superou minhas expectativas, e nossa gincana bíblica no mês da bíblia foi muito divertida!! E muitas outras coisas boas aconteceram, pela graça de Deus!! Porém nem tudo são flores no nosso caminho e tivemos que suportar muitos espinhos, por isso QUE PENA , que por causa de tanta fofoca, maldades, intrigas, mentiras dentro da igreja, fez com que pessoas extremamente importantes deixassem a catequese, e que pena que também por esses e outros motivos também desanimei e me afastei, não pense que foi assim tão fácil, Deus sabe o quanto lutei, chorei, briguei, mas chega um tempo em que é preciso se afastar, para tudo há um tempo debaixo do céu, Ecle 3 me fez refletir sobre isso, e cheguei a conclusão que é tempo de deserto, fortalecer no Espírito, até Jesus fazia isso!! QUE TAL EM 2014 , mesmo que afastada vou aproveitar o tempo para buscar novas formações, ler mais, dedicar mais tempo para minha família, isso também é catequisar, buscar coisas novas para a catequese, e no tempo de Deus, estarei de volta firme e fortalecida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha linda, mas é claro, que vc não poderia ficar de fora...Que bom que Deus nos permitiu encontrar neh... Que pena mesmo Carina que coisas chatas ainda acontecem no meio daqueles que estão dentro da Igreja... Que lamentável, eu diria!! Mas, acredito que isso não te afastará de seu chamado, mas como vc mesma disse, te fará mais forte, para quando voltar... Deus não desiste daquele a quem ELE chama... Beijo grande e boa sorte pra vc!!

      Excluir
  5. Parabéns pelo blog!!! Que o Espírito Santo a ilumine sempre nas suas inciativas de divulgar a IVC.
    QUE BOM que conseguimos mudar a data da celebração da Primeira Eucaristia para o tempo Pascal. Assim pudemos vivenciar o Advento e o Natal com as crianças que iniciaram neste ano na catequese, foi maravilhoso.
    QUE PENA que a catequese ainda é vista como um apêndice na minha paróquia. Durante todo o ano, só tivemos a presença do nosso pároco na primeira reunião com os pais e nas celebrações em que levamos as crianças para participar.
    QUE TAL... Eu confesso que estou precisando de uma injeção enoooorme de ânimo; ainda me sinto cansada da caminhada em 2013, pela falta de catequistas (somos duas para 29 crianças), pela falta de organização nossa e da paróquia... Bem, um começo seria então nos organizarmos melhor, em termos de planejamento dos encontros com mais antecedência, facilitaria bastante nossa vida e é algo que não precisamos esperar pelos outros para fazer.

    Um beijo, querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Xanda...olha, tenho um carinho enorme por vc... aproveito pra agradecer todo carinho que dedica a mim... isso pra mim, é o combustível, para continuar na caminhada como blogueira...vc e tantas pessoas...
      Olha, que bom, que ótimo que conseguiram dar esse passo tão importante... Veja o que foi que pena, e transforme no que tal...srrsrs O importante é ver o que precisa ser melhorado...
      Não desista nunca, pode até parar um pouco na estrada, sentar-se a uma pedra para descansar, mas levante, e prossiga... Tem algo lindo nos esperando lá no final dessa caminhada... Cristo, que te olhará e dirá///obrigada por tudo, sempre confiei em ti!!!
      Beijão... e uma grande sorte pra vc>>>

      Excluir
  6. Imaculada, uma breve partilha sobre essa missão de catequista.

    Que Bom: Que Bom que a Igreja tem investido cada vez mais na formação dos catequistas, visando uma catequese mais elaborada, vivida e rica, onde os catequisandos possam ser alimentados com a palavra de modo mais trabalhado.

    Que Pena: Que Pena que muitos Párocos, Catequistas e Formadores não se interessam nas formações, e vivem a catequese com uma frieza, limitando assim o encontro do Catequisandos com o Cristo Ressuscitado.

    Que Tal: Que Tal, no ano que se inicia nós enquanto Catequistas nos propusermos a buscar melhores formações para que nossos Crismandos possam cada vez mais "beberem da fonte de agua viva" a fonte da evangelização que é o próprio Cristo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulo...feliz por sua participação... feliz por poder contar com um jovem atuando, evangelizando outros jovens...
      Muito boa sua partilha, sua avaliação!!! Amei...Boa sorte pra vc!!

      Excluir
  7. Que Bom... Este ano de 2013 comecei meio que enrolado, tudo por que comecei uma etapa nova na minha vida profissional. Eu que almejava um professor simples e dedicado, realizar meu trabalho com uma turminha bem especial, eis então, que Deus colocou uma missão maior, dando a graça de passar no concurso e me tornar Coordenador Pedagógico de uma escola quilombola com crianças carentes socialmente e emocionalmente. No início tive dificuldades com a catequese, pois me entreguei por necessidade ao trabalho, até que me dei conta que a catequese estava ficando de lado e claro teria que encontrar uma maneira de reverter esse jogo. Minha dificuldade maior era em planejar os encontros, não estava encontrando tempo. Daí pensei comigo mesmo que tudo tempos que encontrar um tempo em nosso dia a dia e por que não encontrar um tempo certo para dedicar a catequese durante a semana. Eis então, que uma grande amiga catequista me faz um convite para durante a semana reunirmos e planejar os encontros juntos, pois nossa turminha era da mesma etapa. Nessa hora Imaculada, lembrei de uma postagem sua, onde você relata que toda segunda-feira (se não me engano) vocês reúnem para planejar seus encontros. Então, após esse divino convite nos reunimos e planejamos todos os encontros, o mais legal de tudo era que uma ideia somava a outra e o final era sucesso na certa.
    Que pena... Senti muito e acho que não só eu como a comunidade num todo, a mudança de padres em nossa comunidade. O padre que se foi era muito atencioso com a catequese, nos visitava, tinha zelo pela catequese, imenso carinho pelas crianças, as missas então, eram MARAVILHOSAS, pois tinha o dom de falar a linguagem das crianças. Já o padre atual é um pouco diferente, talvez, até por que sua missão de proclamar o evangelho é outra. Ele é cantor bom, celebra missas sertanejas e é requisitado para celebrar missas e cantar por diversos cantos desse Brasil. Sentimos falta dele na catequese, pois passou o ano todo sem conhecer nossas criancinhas, mas bom, se isso não acrescentou também não diminuiu em nada. Na véspera do dia de nossa padroeira ele doou escapulários para nossos catequizandos e foi uma surpresa boa. Também o que não foi legal foi o acolhimento em nosso grupo de formação. Triste ver a irmã que coordena de cara marrada, de fala grosseira, meio truculenta. Acabei achando melhor se afastar para não acontecer comigo o que realmente aconteceu com outra catequista. Aconteceu que houve até um bate boca entre esta irmã e uma catequista. Fiquei sabendo (pois não estava frequentando mais as reuniões de formação) e fiquei muito triste de ver que isso acontece em um grupo que a principal missão é evangelizar. Quanto isso, rezarei e rezo pelas duas e para uma coordenação para o próximo ano que realmente espalhe evangelização aos nossos corações.
    Que Tal... Desejo que eu possa agarrar com força total minha vocação, que eu possa ser iluminado, inundado de benção para levar aos corações dos pequenos a mensagem que Deus quer que seja passada. Em 2014, quero também, ir em busca onde semear formação, não quero me acomodar, se aqui não semear formação quero ir onde tem. Percebo que formação é o que move o catequista, é combustível. E em meio a tantos afazeres quero dedicar um tempinho para o blog "Catequese com Crianças" rsrsrsrs que anda largado coitado rsrsrs.
    Um grande abraço Imaculada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido Jonathan Cruz, pessoa que tenho tanto amor, sem ao menos conhecer pessoalmente... Fiquei muito feliz, com sua 'carta', srrsrsr, e li atenciosamente cada linha e vi que abriu seu coração...Fiquei feliz que esteja dando tudo certo na sua vida profissional, afinal de contas, rezamos por isso... Viu só, como tudo passa e qdo nos colocamos nas mãos de Deus, tudo vai se encaixando... É natural que precise se dedicar!! Outro, no seu lugar, teria já abandonado a catequese... mas não, vc está espremendo seu tempo e continua cumprindo sua missão, o que me deixa muito feliz, pois vc faz com tanto carinho, que seria UMA PENA, a catequese ficar sem vc....
      Te desejo boa sorte nesse sorteio!! e obrigado por suas palavras e pelo carinho de sempre!

      Excluir
  8. Parabéns Imaculada, sou uma nova catequista e para me orientar, várias vezes visitei seu blog.
    Que bom poder conhecer e ensinar sobre a vida cristâ.
    Que pena que nem todos assumem esse compromisso tão lindo.
    Que tal cada dia mais vivermos do amor incondicional que Deus tem por nós.
    Espero que o próximo ano venha cheio de alegrias e amor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Márcia, sê bem vinda, como catequista e como leitora do blog...Espero que vc tenha encontrado o que tem vindo procurar...srsrrs Linda sua avaliação...curta, mas profunda!! Disse tudo em poucas palavras... parabéns...e boa sorte!!

      Excluir
  9. Imaculada ! Parabens pelo seu Blog. Sou sua fã, e visito este blog todos os dias. Eu tambem sou apaixonada por catequese e suas iniciativas são tudo de bom! Atualmente sou catequista de uma turma de crisma e pesrverança os dois juntos, tenho um outra turma de primeira eucaristia em um bairro mais pobre e afastado do centro, e ajudo em uma outra turma,de uma catequista jovem,com
    pouca experiencia, mas com boa vontade. enfim são tres turmas e sou apaixonada por cada uma
    delas, sempre volto pra casa muito feliz após cada encontro. Gosto muito de vc mesmo sem te conhecer, e de Jonhatas Cruz tambem, esse depoimento está muito lindo.
    QUE BOM- Que em nossa paróquia esse ano foi o Ano da catequese, tivemos catequistas comprometidos, conseguimos inserir as crianças e os pais em muitas celebrações.
    QUE PENA - que pena que nossa coordenadora Rozana foi embora da cidade , deixando muita saudade, pois a mesma fez muito a diferença, com sua criatividade e amor pela catequese.e que pena tambem que ainda tem muitas crianças querendo catequese e falta catequista.
    QUE TAL que a igreja em si , se preocupasse mais com a catequese, precisamos de mais apoi por parte dos padre e bispo.
    beijos Feliz Natal! Dilza Mundo Novo -BA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dilza... que alegria saber que é minha fã e que está aqui todos os dias...olha, tenho que tirar o chapéu pra vc e inclinar-se em reveRência...pois três turmas... é amor demais...srrsrs Estou amando as colocações e tenho percebido que em todo canto do Brasil, as necessidades são bem parecida... mas, vamos continuar na luta... beijo grandão e boa sorte!! Feliz Natal pra vc tb!!

      Excluir
  10. Parabéns amiga!!Nossa como passa rápido já 4 anos que Deus abençoe muito ,todo esse carinho que tem todos os catequistas "Imaculada é cultura ,informação e aprendizado!Muito obrigada amiga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida Penha... então, passa muito rápido!! Obrigada por seu carinho de sempre... Ei, faltou alguma coisa em sua participação... a avaliação...faça pra concorrer ao sorteio...beijusssssss

      Excluir
  11. Oi, Imaculada!!! Parabéns pelo seu blog, que Deus te ilumine e que sua luz chegue a todos os cantos do mundo através do seu blog. Por mais que eu não costume comentar suas postagens, não significa que não as leio. Quero que saiba que elas são luz nessa caminhada de catequista.
    QUE BOM...foi poder participar mais ativamente do Conselho Comunitário de Pastoral de minha comunidade e colocar em prática muita coisa boa que vi por aqui no seu blog. Ter uma maior participação dos catequizandos nas liturgias e também a participação dos jovens.
    QUE PENA...que muitos pais de catequizandos não participem do dia a dia da catequese e das celebrações que ocorrem na comunidade.
    QUE TAL...as pároquias e os responsáveis por ela visitassem mais as famílias, ficassem mais próximos delas, para que os catequizandos ficassem mais motivados a participar da comunidade.

    Um Feliz e Santo Natal a todos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosi... que delícia suas palavras... Se fui luz em algum momento, fico feliz... e saber disso, me motiva a prosseguir...Obrigada, de verdade! As famílias, as visitas são importantíssima no processo catequético... Se todo catequista fizesse essa experiência, veria como seria maravilhoso....Te desejo boa sorte!!

      Excluir
  12. Oie!!!! Não posso ficar de fora né!!!

    Amiga mil parabéns, pela sua dedicação e empenho em propagar a catequese pelo mundo inteiro, lindo, lindo sua iniciativa...
    Sou suspeita em falar da catequese, pois como você sou apaixonada e quero que todos fiquem apaixonados também. Já te contei que sou catequista desde os 13 anos de idade, comecei a catequisar com o nosso querido Dom Xavier? Falo que sou, porque nunca deixei de catequisar, mesmo quando estou participando de alguma pastoral social.
    Quanto ao comentario que voce pediu minha opiniao é:...
    Que bom! é muito pouco é QUE OTIMO! estou muito feliz em retornar com as crianças, e mais realizada ainda, porque hoje a catequese teve toda uma reciclagem positiva, no qual eu prego e acredito.
    Amiga, continue divulgando seu trabalho, precisamos muito de suas sugestoes para nossas catequeses.
    Bjus.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju... não sabia dessa sua caminhada na catequese... ah tá...e vc escondendo leite neh!! Tb fiquei muito feliz com sua renovação do seu Sim... vc é muito importante pra todos nós... Não desista nunca!! Beijo grande!!

      Excluir
  13. Oi amada amiga!! Hu...ru!..... um deste também será meu eu creio!

    Que bom : Que a cada ano que passa ficamos mais experiente e mais docil ao Espírito Santo, assim com este amor acertamos mais.

    Que pena: que muitas vezes não conseguimos mudar o pensamentos de muitos pais e catequista que acha que a catequese é uma escola. Catequistas, que tem um encontro frio sem graça e acha que esta fazendo muito...e que as vezes nem participa das Santas Missas. Isto me causa tristeza!

    Que Bom: Que mais um ano se inicia para que possamos acertar mais, fazer aquilo que o Senhor deseja com todo amor e carinho, e também fazer dos nossos encontros uma festa de Amor onde as crianças sintam vontade de ir para a catequese, porque realmente querem ser mais amigas de Jesus.

    Imaculada Feliz e Abençoado Natal!!

    Sueli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hu..ru...que bom vc aqui... estava sentindo sua falta!!!
      Amei sua avaliação...estou tão feliz por ver que estão fazendo direitinho, usando o que bom, que pena e que tal... Só assim mesmo para eu fazer vcs falarem...rsrsrsr estou amando!! Boa sorte de novo pra vc Sueli!!

      Excluir
  14. Oi Imaculada querida!Paz de Cristo pra você.Parabéns pelos 4 anos deste blog abençoado e maravilhoso,tudo que você posta aqui é muito bom para estudos,reflexões etc...To sempre bisbilhotando teu blog semanalmente rsrs.Vamos lá então,como diz meu filho "vai que cola e eu ganho novamente hehe".
    _______________

    Que Bom...Que conclui a Escola Diocesana de Catequese,aqui da minha Diocese fora 3 anos que aprendi muita,mais muita coisa mesmo e agora é passar pra frente o que aprendi.Que bom também que me convidaram para coordenar a Catequese de minha paróquia, junto com uma amiga /Catequista que tem o mesmo amor pela catequese que eu.Que bom também que a catequese em nossa Diocese esta se encaminhando para uma Catequese Renovada.

    Que Pena...Que nem todos catequistas tem o mesmo amor pela catequese que tenho ,e muitas vezes querem por obstáculos dizendo que não é preciso isso ou aquilo, e que certas mudanças não tem necessidade.Que pena também que não peguei turma esse ano,rsrs quis parar um ano por conta da coordenação "pra eu pegar o jeito da coisa" mas me fez muita falta estar em uma sala de catequese...

    Que Tal...Que tal por na prática a catequese familiar,fazendo encontros nas casas dos catequizandos uma vez por mês por exemplo.Que tal também continuar perseverante na missão que me foi confiada tentado por na mente e no ♥ de alguns catequista que as mudanças por aqui são necessárias, pois precisamos avançar para poder conquistar nossas crianças,jovens e adultos para Cristo!

    Amada um Feliz e Santo Natal,para você e sua família.Beijo enorme no seu ♥...Deus te abençoe

    Fraternalmente,Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paty...vamos ver se a sorte bate duas vezes numa mesma porta...eu acho que sim!! srsrsr Fico feliz com suas conquistas, com seu crescimento enquanto catequista em 2013... E é assim mesmo, quanto mais nos formamos, mais amamos a catequese e nosso desejo é que todos os catequistas tenham esse mesmo ardor...e quando vemos que cada um caminha a seu ritmo e alguns numa velocidade lentíssima, isso nos causa tristeza... Mas, continuemos semeando e contagiando... Beijo grande e boa sorte!!

      Excluir
  15. Parabéns... Persevere sempre... Deus te abençoe... neste período de quatro anos, quanta riqueza, quantas foram as colaborações, os esclarecimentos, as dicas e quanto aprendizado não é!!!


    QUE BOM... que fui agraciada pelo Dom da Vida pois, Deus abençoou-me com saúde, disposição, dedicação. Pude caminhar com um grupo que são Amigos do coração, continuar a caminhada com meu grupo de segundo ano de perseverança, nossas formações mensais e diocesana... Bom mesmo.

    QUE PENA... Perceber que durante os nossos encontros semanais, sentimos a falta do comprometimento das famílias com as missas dominicais, com os encontros que são preparados em especial para elas. Constatar que terceirizam a formação religiosa de seus pequenos... É claro que existem as exceções, graças a Deus.

    QUE TAL... Nós catequistas sermos mais "profissionais" quando assumirmos uma turma, com o compromisso de acompanhá-los até o fim da etapa... Isto é ser responsável, é amar aqueles que nos foram confiados...

    Beijão... FELIIIIIIIIZZZZZZZZZZ NATAAAALLLLLLLL

    ÂNGELA RITA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi minha amiga irmã...amo vc com todas minhas forças!! Sei de teu amor pela catequese, de sua perseverança e seriedade com tudo que envolve essa sua vocação... A realidade é, que nem todos que estão atuando, são vocacionados, pois os que são, jamais abandona aqueles a quem Deus confiou...Não adianta cobrir um santo e descobrir outro, não é mesmo? Que em 2014, nossa amizade seja ainda mais fortalecida e que possamos continuar sendo cúmplices, amigas confidentes das alegrias e das tristezas...rsrsr Beijo e de verdade, boa sorte!!!

      Excluir
  16. joao fernando de oliveira6 de fevereiro de 2014 às 09:01

    Primeiramente parabens...
    QUE BOM q a igreja tem pessoas empenhadas e preocupada em buscar e aprofundar algo novo para as pessoas ASSIM COMO VC

    QUE PENA que nem todos que assumem compromissos com a igreja tem esse desejo.

    QUE TAL nos espelhar cada vez mais nas pessoas q doaram um pouquinho de si para os outros e q ate hj sao exemplos para q assim a igreja mesmo nas suas dificuldades possa ter sempre pessos com responsabilidades.
    eu tenho muitas pessoas como exemplo principalmente meu ex formador no seminario(frei helton) e outras frades q eu tive a felicidade de morar junto durante 2 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi João Fernando, que bom que chegou a tempo...Por causa do que bom, enfrentamos o que pena e sonhamos com o que tal...será sempre assim!! Uns quentes, outros mornos, outros gelados...srrsrs beijussssss

      Excluir
  17. Olá querida, na época do post eu vi mas deixei para pensar e voltar depois...

    QUE BOM... pela graça de Deus e um empurrãozinho de Nossa Senhora perseverei na oração e me mantive fiel ao projeto de Deus na minha vida através da evangelização na internet.

    QUE PENA... Ter ficado afastada do trabalho pastoral na paróquia por conta dos motivos particulares e de saúde de meu pai.

    QUE TAL... Estou voltando para assumir uma turminha! Hoje minha coordenadora virá aqui em casa para conversarmos e trocarmos ideias. Quero muito viajar e participar de formações para crescer como pessoa e na fé. Sonho e sinto que 2014 será O ANO que marcará nossa vida catequética, que Jesus envie Seu Espírito e realize o que precisa em nós e no projeto Catequistas Unidos.

    E um último... que tal ganhar no sorteio hoje??? rsrs Eu quero!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore... se viu só,,, os operários de última hora... amei sua participação e ficaria inconformada se ela não acontecesse, porque vc foi uma das pessoas em quem me inspirei quando comecei meu trabalho com o blog... sem falar dos unidos neh, essa iniciativa linda que vc teve, que já animou e inspirou tantos catequistas por esse mundão de meu Deus...
      Estou feliz por vc, por sua superação, perseverança e recomeço... assim, será sempre nossa vida...sempre superando, vencendo os obstáculo, caindo, levantando, recomeçando... e Ele, sempre lá na frente nos esperando... Lindo Neh!!! Como desistir??? Vc disse, quero ganhar e ganhou... vc não disse eu queria... SRSRRS eu quero!!! BEIJO GRAnde guerreira amada!!!

      Excluir
  18. Que bom: No meu estágio pastoral, como seminarista, em Cajamar-SP, implantamos o modelo catecumenal em todas as etapas de catequese.
    As catequeses do batismo de crianças ganharam dinamismo:
    -1 semana: querígma
    -2 semana: catequese sobre os sacramentos
    -3 semana: Celebração do sacramento
    - 4 semana: Mistagogia com a apresentação dos neófitos para a comunidade
    A pré- catequese com início à partir dos dois anos, trabalhando o lado lúdico e a psicologia das idades
    A catequese familiar para pais e para crianças, à partir dos 8 anos. Com todos os ritos propostos pelo RICA.
    Catequese da Perseverança como mistagogia dos que receberam Jesus-Eucaristia.
    Na Crisma e na catequese de Adultos o processo catecumenal todo o RICA foi implantado. A procura por uma catequese de IVC aumentou, consideravelmente, o número dos participantes e a decentralização das catequeses só na matriz.


    QUE PENA: que demoramos para perceber que o tempo urge! Que pena que seja tão difícil mudar nossa mentalidade de massa. De encontrarmos pastores e catequistas fechados ao Novo de Deus.

    Que tal: nos formarmos mais, não para nossa vanglória, mas para o crescimento do Reino, e juntos cantarmos, como nos ensina a irmã Miria: "...catequistas a serviço da palavra construamos a Igreja em comunhão". Qie 2014, seja o ano de nos redescobrirmos como uma casa amorosa aberta ao "chamamento" de novos cristãos e com eles revivermos o nosso querígma.
    ERICKSON RAMOS DA SILVA
    DIOCESE DE JUNDIAÍ-SP
    erickramos.sem@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Erickson, que bom ler sua partilha e como fico feliz ao ver nossa catequese, tomando novo rumo... Chego até a acreditar, que a agora, a coisa vai!! srsrrs Partilhe conosco essa experiência, assim podemos quem sabe, animar outros lugares... Beijo grande!

      Excluir
  19. Bom dia!! Imaculada,esse que bom, que pena, que tal, ouvi falar o ano passado em Assembléia Paroquial da minha Paróquia, achei interessante esses pontos, pois podemos trabalhar eles na catequese, com os catequistas.
    Que Bom que tive o prazer de conhecer esse grupão maravilhoso que é os catequistas unidos, agradeço a Deus e rezo por todos nós que somos catequistas para que Deus sempre nos de sabedoria para continuar a nossa caminha de fé.

    Que Pena,esse ponto é na minha comunidade, em saber que nem todos os catequistas se doam de coração a catequese, que pra uns tanto fez e tanto faz, mas rezamos por todos eles.

    Que tal, esse ano de 2014,espero mais desempenho dos catequistas na minha Paróquia, que agarremos a catequese com unhas e dentes,com amor,e peço que ore por mim, pois estarei rezando toda última sexta-feira do mês um terço com as crianças da catequese, Louvo a Deus porque o Padre Cleiton aceitou esse nosso convite.

    E também quero te parabenizar pelo aniversário do seu blog, que Deus continue a derramar bençãos sobre você e toda a sua família, você me fez ser uma catequista melhor, agradeço a Deus por ter conhecido você, e por todas as suas postagens que me emocionaram e me motivaram a não desistir da catequese.

    Um Grande beijo lindona!!!
    Fica com Deus.

    Wânia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wania...só tenho a agradecer tb, por um dia, acredito que por iniciativa Divina, ter iniciado todo esse trabalho com meu blog, pois conheci pessoas lindas, e cresci muito, com certeza... e com o blog, hj faço parte dos unidos...e somos, feito família, mesmo que não tenhamos contato direto com todos os membros, sabemos que somos família e que lutamos por um mesmo ideal...
      Fico feliz de ser uma de suas fontes de inspiração...Se depender de mim, amará cada dia mais a catequese e tudo que a envolve... srsrrs
      Beijo grande, linda!! Deus nos abençoe, sempre!

      Excluir
  20. Olá Imaculada, vi através da página da catequistas no face o sorteio e resolvi te visitar. meu blog pode-se dizer que está abandonado, mas quando entrei no seu me bateu uma saudade dele e decidi que vou atualiza-lo.
    QUE BOM que no ano de 2013 Deus me concedeu a graça de ser mãe e graças a ele dei catequese até nos dias do meu pequeno Gustavo nascer. É ótimo trabalhar para Deus e ele sempre nos encoraja para que o nosso trabalho cresça.
    QUE PENA que falta tanto catequista , o ano passado tive que dividir a minha turma em duas para facilitar o ensino. E quando fui sair para o meu bebe nascer , foi muito dificil achar dois catequistas para me substituir.
    QUE TAL estarmos sempre unidos para atingirmos mais catequistas por esse mundo. Graças a Deus minha sogra vai olhar meu pequeno e vou continuar na catequese esse ano e por incrivel que pareça hoje vou começar minha catequese.

    Quero te parabenizar pelo blog e que Deus te abençõe!!!

    Enia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Enia, poxa, se te animei a voltar a atualizar o blog, já valeu a promoção...srsrrs
      Lindo seu testemunho de continuar firme mesmo na gravidez e já fazendo planos para dar continuidade... Tudo vai se ajeitar, se vai ver, porque com certeza, a vontade de Deus é que vc continue>>. Torço por ti!! Deus nos abençoe!!

      Excluir
  21. Oi Imaculada... adoro seu blog, sempre me ajudou muito na caminhada da catequese.

    QUE BOM... em 2013 fiquei com a turminha da pré catequese e foi um aprendizado muito bom pra mim e pra eles.

    QUE PENA... a falta de apoio da comunidade em geral, para que a catequese se fortaleça.

    QUE TAL... se em 2014 os pais participarem mais da catequese de seus filhos... um sonho que tenho.

    Neste ano estou mudando de comunidade, de paróquia! Não está sendo fácil, mas se faz necessário... vou jogar as redes em outro mar, assim como Jesus mandou fazer...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! Que bom ouvir seu relato...sim, ouvir, porque quando leio todos esses relatos, parece que ouço a voz em meus ouvidos...srrsrs É bom, receber outros ares... nova realidade, mesmas necessidades... Vai contando pra gente sua nova aventura catequética... Beijo grande!!

      Excluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!