terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Retro da Imaculada

O facebook faz uma retrospectiva de nossas postagens, um resumo dos 20 momentos mais importantes do ano. Não sei que critério é usado... Mas, veja qual a postagem aparece em primeiro lugar... Gostei, pois de fato é  o que eu mais quis em 2013 e vou querer em 2014, 15, 16... A CATEQUESE SENDO A MENINA DOS OLHOS DO PÁROCO... é SONHAR DEMAIS??? Talvez seja... Agora, repito aquela frase que bem conhecemos: "Um sonho que se sonha só, é só um sonho, mas sonho que se sonha junto é realidade" (Raul Seixas) Capiste???
INDIGNAÇÃO...

Poderia eu estar planejando meu final de semana, mas, sabe de verdade o que queria estar planejando agora, para esse final de semana, uma manifestação publica... Catequistas com suas faixas, de frente à casa paroquial, gritando, exigindo o apoio do padre... e quem sabe até uma greve catequética, não reinvindicando aumento de salário, pois nosso patrão é bem generoso, mas reinvindicando coisas básicas e essenciais para a catequese, necessidades que vai muito além do espaço físico... Muitas vezes o catequista, o coordenador precisa da segurança do sacerdote ao lado, apoiando, pensando, elaborando um plano de ação para o agir catequético... Isso é o mínimo que eles podem querer... Em muitos lugares, a catequese está jogada às traças... Ela ainda acontece porque existem um grupo de catequistas que tem certeza de seu chamado e fazem sua parte...um grupo onde passando por todas as necessidades ainda tem um brilho no olhar quando falam da catequese...

É doloroso pra mim ouvir da boca de um catequista: "Aqui, nossa catequese parece um bairro que está começando, e que não tem nada, não tem energia elétrica, água encanada, asfalto... Aqui não passa nada, nem ônibus chega, estamos abandonados..."

Isso é triste e eu não posso e não vou ficar calada, nem estagnada no meu canto. Em pleno 2013, as coisas não podem continuar assim, que me desculpem, mas nossos padres, a maioria deles, precisam avaliar sua vocação sacerdotal e sair do comodismo e começar a arregaçar as mangas para trabalhar...

Não dá mais pra empurrar com a barriga... Ou assumem ou somem... Caraca!!!!!!!

Desabafo!
Indignação!
Revolta!
Tristeza!
Inquietação!
Sinto tudo isso e muito mais nesse momento!

 

Um comentário:

  1. É triste constatar que chegou o fim do ano e esse post continua super atual. Desânimo em nível altíssimo.
    Beijo,
    Xanda

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!