sábado, 10 de agosto de 2013

O mundo precisa de "PAI"

Eu, acrescentaria: O mundo precisa de Pais cristãos...



 O MUNDO PRECISA DE PAI
* Ronaldo da Silva

No próximo domingo experimentaremos um misto de sentimentos que vivem dentro de nós e se reacenderão dentro e fora dos nossos lares. É o Dia dos Pais, para alguns Festivo, para outros, constrangedor e até de dor. A data nos faz recordar o quanto somos humanos, por isso, marcados pelos atos de amor ou desamor, dedicação ou abandono, doação ou indiferença. Remete-nos ao passado como numa viagem cheia de voltas, paradas e continuação até o ponto final, o hoje.
São incontáveis e encantadoras as experiências de amor entre pais e filhos. Admiráveis os gestos de entrega e doação praticados por pais que assumiram a paternidade como uma missão recebida do seu criador, Deus.
Mas também não são raros os gestos de desamor, abandono e incompreensão de pais que não compreenderam a grandeza da paternidade. Muitos homens não estão preparados para ser pai ou não estão preparados para a vida. Por isso muitos filhos sentem-se órfãos de pais vivos.
Essa crise de paternidade é um dos grandes males que tem atormentado a humanidade há décadas e, sem dúvida, gera crise em todas as esferas da atividade humana. Acha-se que a nova família pode viver sem a figura masculina que, sociologicamente, representa a autoridade, a segurança física e a garantia de bem-estar.
É imperativo entender que o papel de um pai na família foi dado por Deus e, à medida que a sociedade se torna mais ateísta, o papel do pai é entendido como desnecessário. Estudos científicos diversos mostram as consequências disto e revelam a importância de um pai na família. Por exemplo: rapazes criados sem um pai são mais susceptíveis a ter problemas com as autoridades. Isto seja na América, na África ou na Europa. Nos EUA, o suicídio juvenil, que tem uma taxa mais elevada num lar sem um pai, triplicou desde 1960.
Em toda literatura infantil encontramos que desde a gestação o pai tem um papel fundamental no desenvolvimento do filho. Esta referência sempre estará presente, até a vida adulta, entretanto, nos anos iniciais, os valores discursados e praticados têm um peso significativo. O pai precisa dispor daquele tempinho para contar uma história e rolar no chão com a criança. É preciso exercitar tais atitudes para que, efetivamente, este momento seja rico.
Dias atrás, no Rio de Janeiro, o mundo ficou deslumbrado com os gestos do Papa - termo que quer dizer “pai”-, Francisco. Ele foi o pai que todos queríamos ter: atencioso, amoroso, dedicado, sensível aos mais fracos, dadivoso com todos. Não foi sem motivos que um garoto, na favela de Varginha, pediu para chamar-lhe de pai. Pai das periferias, dos pobres, dos esquecidos, dos desconhecidos. Um pai atento a tudo que seus filhos vivem.
Papa Francisco nos ajudou a enxergar que ser pai significa sentir-se capaz de arcar com a responsabilidade de formar outro homem. É ter vivido de tal modo sua própria vida, enriquecendo-a com tantas virtudes, que os filhos sintam o orgulho de tê-lo como exemplo de vida.
Ronaldo da Silva é missionário da Comunidade Canção Nova, jornalista e foi correspondente da Rádio e TV Canção Nova nos últimos dois Conclaves. Apresenta diariamente o programa Tarde Especial na Rede Canção Nova de Rádio.

Um comentário:

  1. Olá querida amiga Imaculada, Paz & Bem!!!
    Sei que estava sumido, por diversos problemas e atividades, mas estou retornando com a Graça de Deus... estava sentindo muita falta do convívio com os Catequistas Unidos. O meu blog está cara nova: Biblioteca Virtual, Mensagens, Álbum de Fotos, Filmes Católicos... O blog estará sempre em constante construção para servir cada vez melhor a todos que o visitarem!
    Para comemorar o meu retorno e também o Dia do Catequista deixei lá no blog um cartão feito com muito carinho para você! Acesse este endereço para pegá-lo: http://www.catequistaroberto.com.br/2013/08/feliz-dia-dos-catequistas.html

    Que Deus lhe abençoe sempre e que possamos nos unir cada vez mais no projeto de Evangelização pelas ondas da Web!

    Fraterno Abraço!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!