quinta-feira, 29 de agosto de 2013

CATEQUISTA - PROTAGONISMO PROFÉTICO


Profeta!! 

Vê tudo com os olhos de Deus (óculos com os 

3 dedos levantados lembra a Santíssima Trindade), 
grandes ouvidos para a escuta, 
numa das mãos uma lupa para enxergar a realidade, 
na outra a espada que denuncia e anuncia,
 o avental do Servidor da Palavra. 
Essa é a missão que recebemos quando fomos batizados!!

CATEQUISTA - PROTAGONISMO PROFÉTICO
1-AVENTAL: O catequista está a serviço da Palavra, vestiu o avental no Batismo ( Múnus profético/sacerdotal/real ).O maior é aquele que serve (cf Mt 20,26 ).
2-ÓCULOS: Tem olhar profético, como H de Deus e H do povo ao mesmo tempo,sua vocação nasce quando confronta a situação REAL X IDEAL. Olhar o mundo com olhar de Deus Trindade.
3- LUPA: Catequista com protagonismo profético tem que capacitar a olhar além das aparências, olhar em profundidade a si mesmo, as pessoas, a vida.
4-ORELHAS: Profeta é aquele que fala em nome de Deus, mas antes de falar tem que OUVIR para poder discernir os desígnios de Deus. “ Fala, que teu servo ouve” ( 1 Sm 3,10) e atendendo a voz de Deus na transfiguração: “ Este é meu Filho,o eleito, OUVI-O”.
5- ESPADA: A Palavra é mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes (cf Hb 4,12). O catequista profeta DENUNCIA X ANUNCIA. Denuncia todo o mal, as injustiças e anuncia todo o bem e toda Boa Nova.
O CATEQUISTA assim vestido, está pronto a aceitar o desafio do papa Francisco na JMJ-2013:
“Sejam protagonistas, joguem no ataque. Somos parte da Igreja, protagonistas da história, construtores da Igreja de Cristo.” (Pronunciamentos do papa Francisco no Brasil-Paulus/Loyola,pg62



* roubei do face da minha querida Rosângela Tamaoki, de Londrina-PR
Formação com Helena Okano 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!