domingo, 25 de agosto de 2013

Comprometer-se é entrar pela porta estreita!

Entrar pela porta estreita. O evangelho desse domingo vem fechar a nossa reflexão sobre o envolver-se e o comprometer-se. Quando ouvi na homilia, o sacerdote dizendo: Entrar pela porta estreita é comprometer-se, lembrei-me de imediato das palavras partilhadas nos comentários, sobre o que seria esse COMPROMETER-SE com a catequese. (Caso, vc não tenha lido os comentários, veja clicando aqui...http://www.imaculadacintra.blogspot.com.br/2013/08/de-sua-opiniao-e-concorra-um-livro.html#links

De fato, por experiência própria, assumo que não é nada fácil entrar por esse porta estreita, o comprometimento é exigente demais. 

O que seria essa porta estreita no chamado de um catequista?

- O Catequista que trabalha fora, cuida dos afazeres domésticos, dos filhos, quando é convocado para uma formação ou uma atividade diferente,  vai precisar de algo mais que envolvimento. Renunciar ao tempo de descanso,  que se dedicaria à família, arrumação da casa, lazer... Muitos catequistas não participam de nenhuma formação, nem por reza...E vai empurrando com a barriga por anos a fio...Eita portinha difícil de passar. 

- Quantos catequistas, até tem  o desejo de se comprometer, mas esbarra naquele marido chato,  criador de casos... Quando a esposa precisa se ausentar um pouco mais do que o de costume, o bicho pega... Essa é a causa da desistência de muitos catequistas. Agora cá entre nós e não querendo fazer 'inferninho', alguém tem o direito de brecar um dom que foi dado por Deus? Alguém tem o direito de decidir se o cônjuge deve dizer SIM, comprometer-se ou não? Você acha que Deus nos faria um chamado, sabendo que isso traria problemas para nosso casamento? Não neh! Então, em muitos casos, essa porta estreita é enfrentar esse marido machista e possessivo. Mas, o que percebemos na realidade é que muitas mulheres usam desse argumento, como desculpa para não participar disso ou daquilo. Será??? OLha, a porta estreita! (Aqui, cito os maridos, pois somos a maioria catequistas mulheres, mas, homens catequistas também passam por esse perrengue com suas mulheres.)

Ah! são tantas as portas estreitas que precisam enfrentar neh. Quem já não pensou em dar um tempo da catequese por conta  de  doença na família. Eu já e por mais de uma vez. 

Desavenças familiares... problemas particulares...crises... queda. Sim, queda, pois catequista erra também.

De fato, é muito mais fácil, ENVOLVER-SE, porque quando a porca torce o rabo, saímos pela tangente. Agora, quando conseguimos enfrentar os problemas nossos de cada dia, podemos dizer que passamos pela porta estreita, que somos catequistas comprometidos...

Sem sombras de dúvida!! A porta é estreita demais!! Poucos conseguem passar! Eu, estou tentando!


O catequista Deve ser como a cana de açúcar, que, mesmo posta na moenda, esmagada de todo, reduzida a bagaço, só sabe dar doçura...”


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!