quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Novidades! Novidades!




Eis que vos trago uma boa notícia!
Ganhei dois livros para sortear aos catequistas que estão participando da promoção pelo dia do Catequista.
Conversando ao telefone, com Pe Antonio Francisco Lelo, da Paulinas, acertando os últimos detalhes de sua vinda à diocese de Franca em Novembro, ousei pedir a ele o livro recentemente lançado: MISTAGOGIA, do visível ao Invisível. Ih num é que ganhei, não só o que pedi, mas também o da Thaís Rufatto, que vem falar sobre Catequese Inclusiva.
Então, teremos até o momento três livros.
Feliz por poder presentear mais catequistas e feliz também pelas coisas lindas que vocês tem escrito.

Obrigada Padre Lelo, pelo carinho de sempre e pelos livros!! Amei

Não participou?? Dá tempo ainda, até sexta feira...
Clique aqui...http://www.imaculadacintra.blogspot.com.br/2013/08/de-sua-opiniao-e-concorra-um-livro.html#links

* Se escolher a opção anônimo, não se esqueça de colocar seu nome e cidade no final do seu texto... Os comentários sem identificação não terá como entrar no sorteio...

A mistagogia é a arte da iniciação no mistério da Páscoa de Cristo, do qual todos os atos salvadores de nossas vidas, que são atualizados na celebração litúrgica, ganham sentido. A mistagogia promove a unidade entre o anúncio da Palavra, a celebração do Sacramento e a vivência da fé. Considera o batizado como experiência dos símbolos e gestos celebrados não apenas como elementos pertencentes a este mundo, mas como realidades divinas.

É necessário conduzir o catequizando a este mundo de sinais para descobrir o universo simbólico em que se move a liturgia. O método parte do sentido cotidiano do símbolo, depois, aponta como ele aparece na Bíblia para, em seguida, mostrar como é empregado na celebração. Assim, chega-se ao quarto nível: o compromisso cristão que o rito suscita na vida.


Não se trata de explicar, mas de experienciar o símbolo. Por isso o livro propõe a celebração de vivências que facilitam uma melhor assimilação do acontecimento de graça que se dá na liturgia.


O NÚCLEO DE CATEQUESE PAULINAS (NUCAP) encarregou o Pe. Antonio Francisco Lelo de elaborar esta obra, que é licenciado em Pedagogia e Filosofia, doutor em Liturgia pelo Instituto Superior de Liturgia da Catalunha (Espanha), e editor assistente na área de Liturgia e Catequese de Paulinas Editora



O livro tem a proposta de incluir os catequizandos com deficiência nos grupos paroquiais, sem isolá-los. O catequista inclusivo, nos passos de Jesus, assume atitudes de: ir ao encontro; fazer-se um com os catequizandos; torná-los sujeitos; superar os diferentes níveis e formas de marginalização. 

A inclusão do catequizando com deficiência coincide com a vocação do catequista que se coloca de prontidão para acolher a missão inclusiva, independentemente da deficiência que se lhe apresenta, rumo a uma sociedade com acesso, qualidade e lugar para todos.

A pedagogia inclusiva considera importante que a pessoa com deficiência se valorize e seja valorizada e também coloque suas capacidades a serviço de todos. 

Para uma paróquia ser inclusiva significa primeiramente acreditar no princípio de que todas as pessoas podem aprender e ser evangelizadas, cada uma ao seu tempo e ao seu limite, mesmo com comprometimento cognitivo.




Neste livro, reunimos as suas homilias e alguns dos seus ensinamentos dirigidos especialmente aos catequistas; a eles, diz o Cardeal Bergoglio, a «Igreja reconhece uma forma de ministério que, ao longo da história, permitiu que Jesus fosse conhecido de geração em geração. Não de forma excludente, mas

de forma privilegiada; a Igreja reconhece nessa porção do Povo de Deus a cadeia de testemunhos de que nos fala o Catecismo da Igreja Católica: ‘Cada crente é como um elo na grande corrente dos crentes. Não posso crer sem ser carregado pela fé dos outros, e pela minha fé contribuo para carregar a fé dos outros’».

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!