sexta-feira, 23 de novembro de 2012

CATEQUESE, PRIORIDADE? Queremos ação, conversão pastoral...

"Olha eu aqui falando o que escutei por ai, mas temos que falar, pois desta forma pode chegar ao ouvido de todas as "profequistas" que existem neste imenso Brasil. Estava eu em um salão de beleza , quando uma Tia de uma criança comenta que a "profequista" falou que tinha que ir a missa se não perdia ponto e a criança ficou com raiva por que a "profequista" não foi a "dita" ( palavras da tia) missa. Então passar e ficar de recuperação e mais facil ainda , agora ir ou não ir a missa se ganha ponto?!! "... Continue lendo a história da profequista na parte "comentários" na postagem anterior - "Até Quando????"...

Nunca Tinha escutado dessa forma: PROFEQUISTA! (até que ficou legal neh)
Eu não sei quem deixou esse comentário, embora você diga que eu sei, se puder identificar-se, fico feliz, porque sou um tanto quanto curiosa. (iccintra@hotmail.com). Prometo que sua identidade será preservada.
Gostei  da maneira como você inicia seu comentário..."mas temos que falar, pois desta forma pode chegar ao ouvido de todas as "profequistas" "

Quando coloco algo do tipo, não coloco para criar polêmicas, muito menos para falar mal de ninguém, pois tenho o maior respeito pelo trabalho de tantos catequetas que se dispõe de tempo para pensar a catequese. A questão levantada foi: "Será que todo esse trabalho, tantos estudos estão tendo retorno? Será que estão chegando nos ouvidos daquele catequista de base, daquele catequista que não tem acesso à internet, formações diferentes, daquele catequista que não pode tirar ao pão de sua mesa, para adquirir livros, documentos? Esse é o meu grito e  reconheço que sou um pouco tempestiva, que em muitos casos deveria deixar a raiva secar para depois agir. Mas, em se tratando de catequese, que é minha paixão, não consigo me calar diante de coisas que vejo e acabo atropelando um pouco, parece que tenho a obrigação de lutar pelos direitos de tantos catequistas, direito à formação/apoio/orientação/acompanhamento... Sei que isso até me prejudica, queima minha imagem... Mas, quer saber, isso não me preocupa...
* Uma boa pedida, seria uma biblioteca catequética paroquial, assim o catequista teria um lugar pra ter acesso aos estudos e tudo mais... O dízimo que pagamos é também pra isso!!

"Essa coisa de tomar as dores, me acompanha desde sempre, foi assim na minha infância nas minhas amizades, no meu trabalho... Tem um fato que me marcou, quando eu trabalhava numa grande empresa na minha cidade, trabalhava na área de comunicação e era encarregada do meu setor. Certo dia, um dos diretores me chamou em sua sala e foi direto: "Imaculada, quero que você demita "aquela" telefonista", porque onde já se viu uma telefonista com esse nome ( e disse o nome dela)"... Aquilo, meu sangue subiu, eu não acreditava que estava escutando algo do tipo... Fiquei por uns minutos em silêncio diante daquele "mostro" de nome bonito. Engoli seco, e disse: "Vou te fazer uma única pergunta, dependendo dela, eu dispenso essa telefonista, o senhor por acaso tem um nome até que bonito (PAULO), mas o senhor pôde escolher seu nome? Se não fosse esse nome e fosse um outro daqueles horrendos, o que faria? Aceitaria ser eliminado da equipe de direção dessa empresa por causa de um nome? Me responda... E mais uma coisinha, se ela for demitida por causa do nome dela, mesmo ela sendo uma das melhores funcionárias, eu me demito junto... Certo? Ele conversou, desconversou e não disse nada... Eu, imediatamente fui ao departamento pessoal e coloquei meu cargo à disposição, caso essa funcionária fosse demitida... Essa funcionária nunca soube disso e não foi demitida, nem eu...srrsr"

Saindo desse parêntese, quando escrevo algo assim, escrevo para despertar, para que como minha amiga disse, para que isso chegue à quem precisa. E meu grito tem fundamento, sei e reconheço que tem muitos sacerdotes que tem a catequese como prioridade, mas no geral, pelo que escuto, leio e até mesmo em lugares que tenho ido, dá dó de ver a falta de apoio, lugares onde o padre não passa num encontro de catequistas nem pra dizer um oi, quanto mais pra escutar o que vai ser abordado ali. Como tenho ido também em lugares, chamada pelo próprio pároco , porque ele quer mudar  a catequese em sua paróquia, de novo, insisto, não generalizemos.  Um pároco tem por obrigação encontrar um tempinho para ter com seus catequistas, para no mínimo conhecer o itinerário catequético, qual material é usado, como fazem. Falta de tempo? Isso é inaceitável, assim como é inaceitável um catequista dizer seu SIM e não assumi-lo de fato, só ficando no "venha a nós".

Mas, enfim, nada como um dia tenebroso com uma noite no meio, onde a gente tem a oportunidade de acordar com as forças recobradas, com disposição para continuar lutando por uma catequese melhor. Lembrando que, os catequistas que tem acesso à internet, livros, formações, tem por obrigação de ser agentes multiplicadores, fazendo com que isso chegue aos desinformados.

Beijo grande à todos que passam por aqui. Sua presença, seu comentário é o que me faz ainda ser uma catequista blogueira e ficarei imensamente feliz se em algum lugar desse Brasil um dos meus gritos forem ouvidos...

CATEQUESE, PRIORIDADE??? Me mostre isso nas ações!
a Fé sem obras é morta! Palavras que são só palavras, também!


2 comentários:

  1. Que lindo esse fervor!
    Amo ler aqui tudo o que escreve. Como se dão as coisas pelos muitos cantos do Brasil e do mundo.
    Olha, eu faço tanta coisa por aqui na minha hora e meia de catequese que não dá tempo nem de postar nada no meu blog.
    Pra mim, catequese é prioridade por isso, entre divulgar e fazer. Prefiro fazer, sem sombra de dúvidas! Mão na massa ou "hands on", SEMPRE.
    E fico aqui pensando... quantas vezes sou impulsionada a fazer certas coisas fora da programação, fora do planejamento, sem dia e hora. Sinto-me tão bem por isso, pois confio que nada nessa terra acontece sem o conhecimento de Deus. Confio que todo o agir catequético tem direção total do Espírito Santo. Por isso, me abandono na total confiança de que Ele tem cuidado de nós.
    Queria me estender aqui e contar as tantas vezes que fui impelida a assistir um filme, ler um livro, preparar um encontro ou uma brincadeira e sentir que àquilo fazia parte de uma costura muito maior.
    Colocar os dons à disposição, isso é o que mais quero. Animar os desanimados mesmo quando meu coração está em pedaços, sendo capaz de passar por cima de mim pelos outros.
    Seu dom é esse, a PALAVRA, a dúvida, o ensino, o questionamento. O meu é a ANIMAção, o amor, a esperança, a paciência (em treinamento!).
    E assim vamos seguindo... Fazendo tudo o que o Mestre nos mandar, sem internet, sem acesso a bons livros, a formação e etc. Porque tenho certeza, Ele tem cuidado de nós (catequistas).
    Estamos, exatamente, aonde deveríamos estar!
    Beijo grande

    ResponderExcluir
  2. Olha eu aqui de novo para falar.Realmente não estou aqui para ficar como se diz por ai "lavando roupa suja", estou sim querendo abrir os corações de todos inclusive o meu. A continuação da Imaculada me fez pensar nossa Gente na minha paroquia tem biblioteca e eu li apenas alguns livros, fico só aqui na Internet , por ser mais pratico,por estar sempre conectada devido ao trabalho não sei. Mas será que tudo o que li e vi aqui na Internet eu realmente passei, para as demais. Algumas coisas eu tenho a certeza que passei , mas fui barrada pelas "profequistas" daqui que sempre usam o mesmo termo já fizemos não deu certo, tem que perguntar para o padre. Eu acho que se for fazer alguma coisa nova vai fugir do "plano de aula" delas e não vão dar conta.Mas estou aqui pensando será que também eu não estou sendo um pouco "acomodada" não em um "plano de aula", mas em receber um não como resposta e deixar para lá. Como no final de ano sempre ficamos pensando em o que fazer para 2013 eu já dei um passo, comprei uma agenda apenas para a Catequese uma agenda catequetica e já estou escrevendo nela que não devo aceitar um não sem uma boa justificativa de por que não. Outra coisa vou aproveitar as ferias e vou conhecer um pouco mais a nossa biblioteca, ler algum livro ver o que temos e colocar no meu planejamento para o proximo ano. Bem a Imaculada já sabe quem eu sou uai. Vamos continuar ainda com a minha identidade oculta, pois se não a coisa vai ficar feia para o meu lado e não e isto que eu quero , quero apenas ter uma Catequese alegre com as crianças ao final de cada ano já com saudades e fazendo planos para voltarem no proximo ano e não terminar ano como estamos terminando a missa da 1ª Eucaristia e daqui dois domingos e ainda não tivemos nenhum ensaio nenhuma reunião com os pais nada nada e as crianças e pais doidos para ficarem livres "disto" ( palavras que já escutei de pais) pais que precisam de Catequese. Beijos a todos que Santo Anjo da Guarda guie nossos caminhos neste final de 2012 e em todo o 2013 que está chegando

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!