quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Copie com criatividade!

Eu sei que copiar e colar não é nada CRIATIVO, mas tem textos que ao ler,   queremos deixar arquivado em nosso blog, porque depois meio a tantas informações e blogs, nunca sabemos onde está. Amei o texto abaixo, porque a criatividade é um elemento fundamental na prática catequética.

Eu me considero uma catequista criativa, e isso é resultado de toda uma busca, estudo, interesse e muiiiiiiito amor pela catequese. Não fico esperando  as coisas cairem do céu ou que me passem tudo prontinho. Saio de um encontro, já pensando o que vou fazer no próximo. Aqui vai um puxão de orelha, com carinho e de leve, pra muitos catequistas que reclamam não ter criatividade. Enquanto ficarmos pegando tudo pronto, só copiando, colando e imprimindo, dificilmente vamos crescer.

Outro dia li uma pequena frase que achei muito certa: "Quem ama é sempre criativo". Isso em todos os sentidos, também na catequese, quem é apaixonado pela arte de evangelizar, sempre vai querer surpreender. E os 'clics' aparecem quando estamos sonhando, pensando naquele determinado encontro.  Está lavando louça, caminhando, no trabalho, no carro, mas pensando naquele tema, como abordar, como ajeitar uma ambientação legal, quais os meios serão usados para melhor passar a mensagem: vídeo, fototeca, musimensagem, cartazes, dinâmica, trabalho em grupo... E isso não vai acontecer se você deixar tudo pra última hora. Num coração agitado, dificilmente vai surgir alguma inspiração.

Precisamos investir tempo pra pensar e só fazemos isso, se de fato a catequese for prioridade em nossa caminhada, do contrário ela ocupará o resto de tempo que nos sobra meio a tantas outras ofertas.  Por isso não engulo quando ouço: "não tenho tempo". Eu diria falta é AMOR, pois o tempo administramos.

O catequista pode sim pegar uma idéia de outro catequista, ele pode copiar uma atividade que encaixe em seu encontro, isso se chama partilha, porém, ele tem que dar um toque especial, porque nenhuma turma é igual a outra e o Espírito Santo sabendo disso, vai inspirar coisas diferentes... Se nos abrirmos a isso, é claro! Aqui, sempre ouço de minhas colegas catequistas: "A Imaculada, não dá pra confiar, combinamos uma coisa e ela sempre faz algo diferente... srrsr" Eu, sempre digo: 'Não é que eu queira ser diferente, mas sempre surgem idéias de última hora, toques finais, e isso não é culpa minha, mas do Espírito Santo".

Já fui criticada(por alguns) e orientada(por outros),  dizendo que passo coisas prontas aqui no blog,  que isso  inibe a criatividade do catequista. Eu discordo em parte, não dou receitas de encontros aqui, apenas partilho algumas coisinhas que fiz e que foi legal, isso não deveria inibir a criatividade de quem lê. Me recuso e não quero acreditar que exista catequista que não se prepara para o encontro e que fica somente naquela atividade copiada da internet. Não existe catequista assim neh gente???? 

Todo encontro tem que ter pouco de nós, muito do Espírito Santo, e depois sim, podemos usar algo copiado dos outros. Vejam, por exemplo, eu copiei esse texto, mas, fiz antes minha colocação e até troquei a imagem que a Cláudia do CATEQUESE NA NET usou e mudei o título...rsrssr Bela desculpa! Copie com criatividade!
Portanto,  dê um toque seu, enriqueça seu encontro, rezando, se preparando direito e copie sem culpa!! Precisamos deixar o comodismo de lado e  estimular nossa criatividade!


PASTORAL CRIATIVA

CRIATIVIDADE,
QUEM TEM, TEM! QUEM NÃO TEM, PODE CONSEGUIR!
Muitas pessoas me perguntam como sou tão criativo em minhas soluções e trabalhos, porque tenho sempre uma idéia, um questionamento ou um pensamento. Nunca obtive uma resposta cientifica para essas perguntas, mas sempre pensei nessa questão. Advindo desses pensamentos tenho algumas soluções, que são fruto do meu tanto pensar e questionar.
Em toda minha vida posso observar, e observar já é uma característica para quem quer ser criativo, e eu sempre fui uma criança, um adolescente e um jovem questionador.
Observar e Questionar são princípios para uma mente criativa. Quem questiona e observa, busca respostas, busca soluções para um problema, um trabalho ou simplesmente um conhecimento. “(...) quem procura, acha! Quem bate a porta, a porta abrir-se-vos-a (...)” Mt. 7,8
Existe a diferença entre Pessoa Criativa e Pessoa Metódica. Pessoa Criativa é a pessoa que tem sempre uma idéia nova, expressiva e interessante, chamada: “Insight”. Quem é criativo, busca fazer muito bem e com perfeição seus trabalhos e consegue dar cara nova para as coisas mais simples da vida. Agora uma pessoa Metódica é aquela que só consegue ver as coisas com olhos humanos, parece não ter imaginação, só enxerga o que é obvio, é uma ótima pessoa para trabalhos repetitivos, mas não se dá com trabalhos dinâmicos e criativos. 

Por isso escrevo algumas dicas para que uma pessoa metódica possa se tornar um pouco mais criativa:

1- Os “Insights” surgem na mente, em momentos de distração ou quando os pensamentos não estão focados. Portanto atenção às idéias que surgem durante uma caminhada, no ônibus, ao ver TV e quando estamos em atividades de lazer. Esvazie a cabeça!
2- Como já sabemos, o Espírito Santo trabalha com criatividade, mas ele só irá usar daquilo que já temos guardado em nossa mente. Então para quem quer ser mais criativo, é preciso observar, pesquisar, ler e questionar as coisas. Buscar saber um pouco de cada coisa ajuda bastante na criação de novas idéias ou idéias reformuladas.
3- Acolher as idéias e sugestões de pessoas, principalmente das pessoas que portam características diferentes das suas. Trabalho em conjunto traz para a pessoa novos horizontes e pode ser essencial para exercitar sua criatividade. A diferença faz a diferença!
4- Nunca descarte idéias que de início parecem absurdas, pense em tudo. Nunca deixe de anotar ou executar uma idéia na hora que ela surge, pois você pode perdê-la.
5- Monte um banco de idéias (é claro, de acordo com o trabalho efetuado), faça pesquisa de campo, leia sobre o assunto, tome nota das “sacadas” que você achou interessante. Quanto mais amplo for seu banco de informações, mais inusitadas e inovadoras poderão ser suas combinações.
6- Peça a opinião dos outro, combine a suas propostas com outras. O desapego da idéia inicial pode te levar para uma solução muito melhor para seu trabalho.
7- Quando você estiver pensando na solução do trabalho ou projeto, que não vier a solução ou a idéia, não force a mente para sair uma idéia. Relaxe e saia do foco. Pense e faça outras coisas. Quando menos você esperar virá o “Insight” daí: Tchan! Tchan! Tchan! Tchan! A idéia será a melhor.

Para uma pastoral se tornar criativa é preciso o interesse e força de vontade, colocar mãos a obra. Não é ter somente boa vontade, mas conhecimento de causa. “(...) todos ficarão espantados, pois Jesus falava como quem tinha autoridade (...)”Mc. 1,22.
Ter autoridade é dominar o assunto, ser conhecedor de causa. 

Então você agente de pastoral, busque o melhor para servir a Deus.
Deus abençoe a todos.

Silvio Junior
SERCOM
Serviço de Comunicação
Com. Anunciadores da Misericórdia

8 comentários:

  1. Ai que bom!! Esse testo me deixou feliz, modesta parte tenho um pouco de insight! Penso catequese, quase que 24 horas por dia..rsrsr as vezes acho que passo da conta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga, vc tem muito de insight... tb sou assim, as vezes acho que exagero na questão catequese...beijusss e obrigada por seu recadinho... fico tão feliz quando os vejo!!!!

      Excluir
  2. Imaculada, sou uma pessoa quem as vezes faz força para parar de pensar e dar logo uma "pausa" na criatividade. Talvez eu não seja criativo e sim um sonhador, e as vezes por algum motivo isso me atrapalha, acabo se metendo em tudo e achando que minhas ideias são as melhores, e assim tenho que me segurar. rsrsrsrs
    Querida, quero agradecer pelas palavras amigas e lindas que deixou numa das postagens mais especiais do meu blog!
    PAZ E LUZ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vejo que a criatividade é o segundo passo do sonho... Se sonhamos, logo pensamos em algo para que esse sonho se torne realidade... daí surge a criatividade... Quem ama é sempre criativo!!! Continue sonhando, criando e contagiando... Beijão pra vc meu amigão, que tá sempre por aqui me abraçando com seus comentários...

      Excluir
    2. Queria conhecer o Jonathan Cruz, acredito que ele seja a Imaculada versão masculina, que bela dupla hein, imagina vocês dois numa paroquia, ninguem segura!! kkkkk

      Excluir
  3. HAHAHAHAHAHA
    Carina amei seu comentário!
    Imaculada na versão masculina foi ótimo!
    Querida, acredito eu, que ser um catequista tipo a grande Imaculada basta ter o grande amor que sentimos pela catequese.
    O "amor" nos fortalece, nos faz ser verdadeiros insight.
    E assim vamos seguindo nossa caminhada amando cada vez mais nossos catequizandos e nossa catequese.
    PAZ E LUZ!

    ResponderExcluir
  4. Oi Imaculada, eu peço ajuda, copio, colo, pego dali e daqui e no final dou o meu toque, e você não imagina como os blogs de catequese tem me ajudado, um grande abraço, PAZ E LUZ!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Aí, esqueci de por meu nome, bjs Shenia.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!