sexta-feira, 9 de novembro de 2012

A quanto anda sua autoestima???

Lendo um texto de Therezinha Cruz, escrito para o "CATEQUESE E BÍBLIA" sobre a autoestima, achei importante a reflexão para nós catequistas. É dificil neh, conviver com alguém com autoestima baixa. Gente, somos filhos e filhas amadas, queridas, pensadas por Deus e só isso já é motivo de ter uma autoestima altíssima. Não esperem que as pessoas te valorizem, em primeiro lugar, VALORIZE-SE, se ame, se ache linda(o), interessante, sorria, mesmo que o mundo esteja desabando... Se arrume, realce seus traços com uma maguiagem leve, suave e não faça isso pra ninguém, faça pra você mesma. Dê um corte novo no cabelo, arrume as unhas, faça a barba (para os homens), se olhe no espelho e diga: 'EI GAROTA(O), VOCÊ É LINDA(O), UMA VERDADEIRA OBRA PRIMA DE DEUS...'
Conforme Therezinha Cruz nos diz, isso não é vaidade é consciência do que somos filhos amados, e  quer saber, um pouquinho de vaidade não faz mal a ninguém.
Estou aqui falando de nós adultos, mas é impressionante o número de crianças, adolescentes, jovens que tem problemas com sua autoestima e isso é um assunto a observado, tratado com carinho, cautela em nossos encontros. Quantos pais às vezes são os grandes colaboradores pra isso, basta que o filho(a) esteja um pouco acima do peso, para começar aquel pressão psicológica. Cuidado! Porque pequenas coisas que escapam aos nossos olhos, podem  se transformar num grande problema futuramente. Vale a pena, a leitura do texto na íntegra. Clique no link abaixo é vá até a postagem original. Beijo grande lindos e lindas de Deus !
Imaculada Cintra




"Uma vez, um colégio estava tendo problemas com a prática de bullying e a orientadora me pediu que conversasse com os professores sobre isso. Disse então a ela que prepararia um trabalho sobre autoestima. Ela perguntou: Você acha que devemos trabalhar a autoestima das vítimas, não é? Respondi que tínhamos que trabalhar em primeiro lugar  a autoestima dos agressores. Quem está bem consigo mesmo não tem necessidade de bancar o valentão para se fazer notar. Na verdade, só podemos ouvir o outro sem receio e entrar em diálogo sincero com o diferente se estivermos firmes em nossa própria identidade. Os próprios catequistas precisam se valorizar para ter condições de fazer bem o seu trabalho. Autoestima não é arrogância nem vaidade, é simplesmente a consciência dos dons de cada um, do valor que todos nós temos diante do Criador. Esse Criador não é um artista medíocre, só é capaz de obras maravilhosas. Autoestima bem entendida é valorização de Deus e leva também à valorização do outro." 


http://catequeseebiblia.blogspot.com.br/2012/11/25-autoestima-indispensavel-para-o.html#links 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!