quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Até quando??????????????????????




“Mãe a professora disse que ia dar prova , mas ninguém estudou , daí ela deu prova de consulta.. Disse que não preciso ir mais na catequese , que já passei, só é pra ir agora aqueles que estão de recuperação" 

Acreditem se quiser, isso está acontecendo em algum lugar desse Brasil e  não é na escola, é na catequese! Pode??? Isso é fato. As palavras estão supitando aqui, mas vou ficar só nisso, só pra gente refletir mesmo. Porque tantos estudos, tantos documentos, tantos simpósios, assembléias, congressos, sínodos, se isso não chega na maioria das dioceses/paróquias. Revoltante!!! Desanimador!!E pensar que essa coisa de professor, aula, avaliação são vícios que estamos lutando pra tirar, eu diria até que são detalhes pequenos dentro de tantas outras necessidades. Que formação nossos catequistas estão recebendo em suas paróquias, em suas dioceses para desenvolver seu trabalho. Culpar o catequista? Não! O buraco é mais profundo! Como posso entender/saber, se ninguém me explica???????????????????????????

10 comentários:

  1. Olha eu aqui falando o que escutei por ai, mas temos que falar, pois desta forma pode chegar ao ouvido de todas as "profequistas" que existem neste imenso Brasil. Estava eu em um salão de beleza , quando uma Tia de uma criança comenta que a "profequista" falou que tinha que ir a missa se não perdia ponto e a criança ficou com raiva por que a "profequista" não foi a "dita" ( palavras da tia) missa. Então passar e ficar de recuperação e mais facil ainda , agora ir ou não ir a missa se ganha ponto?!! Fiquei horrorizada com a conversa e fiquei brava ao falar com as catequistas e "profequistas" da minha Paroquia e algumas ficaram com raiva de mim por isto. Mas acredito que muitas das catequistas não prestaram muita atenção no momento em que em nossos encontros conversamos, o padre falou , o convidado falou , o palestrante disse que CATEQUESE não e aula , são encontros onde chegamos mais perto de Deus que nossa "aprovação" será dentro e individual do nosso coração, que ela será feita atraves de nossos gestos , atitudes e nosso amor ao proximo e não porque no final de 2012 irei fazer a 1ª comunhão ou irei passar para a proxima etapa dentro da minha Paroquia. Queridas catequistas e "profequistas" aproveitamos nossas ferias para fazermos um exame de nossa consciencia para que em 2013 possamos esquecer o quadro negro , os cadernos, os Para Casa , as notas em nossos Encontros, que eles possam ser realmente nossos Encontros com Jesus Cristo. Desculpe não vou falar o meu nome , pois isto tudo aconteceu na minha Paroquia e como falei eu fiquei brava e tem gente ainda (acreditem) dentro da Paroquia que está com muita raiva de mim por isto, não vou colocar mais lenha na fogueira, mas vou xingar quando precisar kkkk. Mas a Imaculada sabe quem eu sou. Que Santos Anjos da Guarda guie a todos.

    ResponderExcluir
  2. Sei não uai! me mande um email, porque você não é quem eu pensei que fosse...kkkk toqui curiosa sÔ!!

    ResponderExcluir
  3. Revoltante... Gritante... Absurdo total... Até quando??????? Bispos do Brasil, vamos olhar, vamos cuidar pra que esses absurdos não aconteçam mais. Muitas vezes, se vê apenas o que "aparenta" ser. Não se vê de fato, a realidade que se encontra as paróquias. O que vejo, o que posso perceber, é que infelizmente, cada diocese faz apenas o que lhe convém... Quantos estudos e documentos, como citou a Imaculada Cintra, horas de pesquisa para publicar um documento e pra que?? As paróquias não estão seguindo. Gostaria muito de ver uma pesquisa entre os catequistas, quantos já leram o Documento de Aparecida por exemplo...Quantos já leram DNC?? Tantos documentos maravilhosos que se colocados em prática, mudaria a realidade da catequese no Brasil, mas infelizmente, muitos nem os conhece... Me lembro que uma vez falei num grupo de catequistas sobre Catequese Catecumenal e me perguntaram o que é isso... O que respondi?? "Não sei. Nunca me falaram sobre isso.. Tudo o que sei é o que leio na internet". Eles riram... Acreditem.... Agora que estou afastada da catequese parei de "fuxicar" um pouco sobre as novidades na internet, mas quando estava na ativa, tinha sede insaciável... Mas sempre busquei porque quis, nunca fui motivada a isso através da coordenação, apenas algumas dicas aqui e ali. Quantas paróquias motivam seus catequistas a buscarem MAIS???... Quantas paróquias proporcionam FORMAÇÃO para seus catequistas?? Gostaria muito de ver uma manifestação da cnbb a respeito...

    Silvanety Martins

    ResponderExcluir
  4. Querida Imaculada, passei pra fazer uma visitinha e agradecer o seu carinho. Lendo esta postagem, é impossível não destacar a minha indignação também. Em alguns casos, acredito que não é falta de formação, é falta de vocação e mentalidade fechada mesmo. Vejo alguns cristãos insistirem em ser catequistas, muitas vezes pelo status, pra aparecer, e isso me machuca também, pois acaba comprometendo a formação cristã de muitas crianças que, as vezes, tem na catequese, a única oportunidade de conhecer melhor Jesus Cristo e se aproximar dEle. Que possamos refletir melhor sobre nossa vocação e ter mais zelo pela missão que o Senhor nos confiou. Um grande abraço e a paz de Jesus.

    ResponderExcluir
  5. Oi Imaculada, a paz esteja com você!
    Lendo a sua palavras, fiquei rezando comigo imaginando de quem seria a culpa? Na sua opinião não seria do catequista, na minha SIM, é do catequista SEM DÚVIDA, pois ser catequista é um CHAMADO de Deus, um DOM e infelizmente essa "profequista" como foi intitulada ela não tem o chamado em seu coração.
    Você mencionou: " Porque tantos estudos, tantos documentos, tantos simpósios, assembléias, congressos, sínodos, se isso não chega na maioria das dioceses/paróquias. Revoltante!!! Desanimador!!" Não chega??? Como não chega?? Com tantos livros, informativos, internet (tanta gente que entra na net pra ver bobagem) isso inclui nossos catequistas preguiçosos que não gostam de estudar nem de receber formação porque pensam que já sabem demais... mas repito esses não tem a vocação.
    Se você não sabe cantar não pegue no microfone...
    Se você não sabe ler não vá ao ambão...
    Se você não sabe passar a mensagem de Jesus Cristo não seja catequista...
    Se na sua paróquia só exista uma ou duas catequistas por vocação fique só com essas duas...
    Me desculpe as palavras, muitas vezes podem até ser fortes demais, mas eu vivo a radicalidade do evangelho na minha vida, e passo isso para as minhas crianças, pois foi o próprio Deus que me confiou a elas.
    Abraço fraterno e que nada perturbe o teu coração.

    Luciana Dias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciana Dias, infelizmente muitos catequistas não tem acesso à internet como eu, como você. E falo isso porque conheço muitos deles. Cabe à paróquia informá-los sobre tais documentos. Sei que existem muitos "catequistas preguiçosos que não gostam de estudar nem de receber formação porque pensam que já sabem demais..." como você citou, mas existem muitos outros e prefiro acreditar que são a maioria que querem MAIS, mas estão "limitados" às formações oferecidas pela paróquia que na verdade são muito mais encontros de animação do que de formação. Eu fui coordenadora em minha comunidade e também coordenadora setorial e posso garantir a você: muitos documentos, livros, informações importantes só tive acesso graças ao pessoal que tenho contado aqui na net. Sempre que alguém mencionava um determinado livro, eu procurava nas livrarias e as moças muitas vezes nem tinham ouvido falar deles. Aí pergunto: como esses catequistas vão conhecê-los? Não caberia aqui a presença do Pároco???
      Concordo com você quando diz: “Se você não sabe cantar não pegue no microfone...
      Se você não sabe ler não vá ao ambão...
      Se você não sabe passar a mensagem de Jesus Cristo não seja catequista...” Mas se tenho VOCAÇÃO para passar a mensagem de Jesus, mas não tenho INFORMAÇÃO sobre o que anseia a Igreja, o que faço com minha vocação? As duas devem caminhar juntas...
      Me desculpe se fui rude com as palavras mas estou vivendo uma realidade muito difícil se tratando de catequese...

      Abraço cheio do Amor de Deus por ti

      Silvanety Martins

      Excluir
  6. Eita "profequistas"! Quando acho que minha catequese anda devagar, é lendo postagens assim que percebo que a catequese daqui está dando passos lentos mas está evoluindo aos poucos, por que essa coisa de catequese sendo confundida com aula isso já é do passado, isso agora torna-se até caretice.
    Onde estão os padres para ver isso? E as irmãs de caridade?
    Vamos gente se importar mais com a alma da paróquia que é a catequese.
    Que coisa mais triste!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia meus irmãos...
    Lendo o comentário da irmã Silventy Martins, percebi que não estamos falando a mesma linguagem.
    Uma coisa é nossa formação, estudos para catequistas. Outra coisa é a formação para nossas crianças. Para mim são coisas distintas, apesar de caminharem juntas. Desde quando você vai apresentar, por exemplo, o Documento de Aparecida para as crianças?
    No roteiro de formação para elas (crianças), acredito que todos os catequistas tenham, até porque se não tiver, gostaria saber o que se está passando para estas crianças; a essência é Jesus Cristo. Se a catequista não sabe do básico sobre a pessoa de Jesus, onde ele nasceu, viveu, cresceu e o que fez em sua vida missionária,seus ensinamentos, suas parábolas, seus milagres... então minha irmã me desculpe, mas a Paraíba está dando um banho de informação em relação ao sul.
    Eu me lembro que quando comecei com o blog e a ler outros blog´s de catequese houve uma irmã, que pediu ajuda sobre qual era a religião de Jesus. Que é isso meu Deus????????????
    Pra que agente ficar pedindo informação sobre altos textos da Igreja se agente não busca o básico de formação para nossas crianças pelo menos conhecer um pouco de Jesus!!!!
    Me desculpe, mas não me convence demais catequistas culpar padres, bispos, arcebispos... sobre formação se o querer aprender depende do meu EU.
    Grande abraço a todos e vamos estudar minha gente!!!!

    Luciana Dias

    ResponderExcluir
  8. Minha irmã Luciana Dias, concordo com você em número, gênero e grau quando diz :“a essência é Jesus Cristo”, saber o básico sobre Jesus.
    Mas veja. Quando eu Citei como exemplo o DA eu não disse que as crianças deveriam conhecê-los. Eu o citei para enfatizar a Formação que os catequistas devem receber para SABER o que anseia a Igreja nos tempos atuais. Não só o DA como tantos outros.
    Citando como exemplo o número 6.2.2.3 Uma formação respeitosa dos processos que não vou escrever aqui, nos deixa muito clara sobre a necessidade de formação para os catequistas.
    No n° 6.3 tem uma frase muito interessante: “ Temos alta porcentagem de católicos sem a consciência de sua missão de ser sal e fermento no mundo, com identidade cristã fraca e vulnerável.” E logo a frente cita a urgência de desenvolver nas comunidades um processo de iniciação na vida cristã que comece pelo querigma.
    Todos os catequistas sabem o que quer dizer querigma?
    E ainda citando mais um trecho do DA n° 296: “ No entanto, apesar da boa vontade, a formação teológica e pedagógica dos catequistas não costuma ser a desejável.”
    Então penso que só posso dar aquilo que tenho. Se tenho uma boa formação também terei condições de “formar” cristãos verdadeiros, conscientes de sua missão. Por mais subsídios maravilhosos que posso ter em mãos, se não sei o que a Igreja anseia para os tempos atuais corro o risco de ser sim uma “profequista” . Os tempos exigem isso de nós: uma catequese dinâmica, atual, sem deixar de lado a essência que é Jesus Cristo. Pelo menos é isso que quero para os meus filhos. Que eles sejam Discípulos verdadeiros de Jesus e não Católicos de IBGE. Que seja convictos e autênticos. E graças a Deus transmito esses valores para eles em casa.
    A quanto tempo foi lançado o DNC? Pra que foi ele foi lançado?
    No nº 252: “ O momento histórico em que vivemos, com seus valores e contravalores, desafios e mudanças, exige dos evangelizadores preparo, qualificação e atualização.” Então minha irmã, nós temos sim que gritar, desejar, reivindicar por formações sem agredir aqui a pessoa do pároco. Também não os culpo ( de forma generalizada), mas cabe a eles fazer chegar aos ouvidos e corações dos catequistas essa formação adequada de que tanto fala os documentos da Igreja.
    Eitá que a coisa tá ficando quente rsrsrsrs
    Peço mil desculpas mais uma vez se pareci rude, não foi essa a minha intenção. Pelo contrário. Discussões quando são para nos ajudarem a crescer como Discípulos verdadeiros, são sempre bem vindas.
    Abraço com cheirinho de Deus minha irmã

    Silvanety Martins

    ResponderExcluir
  9. Oi Silvanety Martins (meu marido tem Martins no sobrenome) rs rs
    Não se desculpe, suas palavras para mim de forma nenhuma me soam rude, pelo contrário me soa como uma pessoa mansa e muito segura em todas as coisas que fala.
    Quando falo, sobre os catequistas, falo de experiência própria, pois coordeno há dois anos uma paróquia inteira com mais de 200 catequistas, onde a maioria das vezes tem preguiça realmente quando se fala em formação, em estudo.
    Graças a Deus na nossa paróquia não faltam livros, formações, viagens para encontros fora da nossa paróquia... tudo que eu preciso o padre faz, tudo que eu peço o padre faz (graças a Deus), tudo o que precisamos a nível de formação ele compra, e detalhe, não compra só para a coordenação e sim mas para todos os catequistas. A última que ele fez conosco foi comprar o catecismo da Igreja Católica para mais de 100 catequistas, quase morro quando vi tantos livros para nós, mas sabe porque?? O padre vê todas as obras que a catequese daqui faz,
    aqui nós trabalhamos mesmo!!!! Sem dó nem piedade, kkkk tadinha das meninas (as vezes pego pesado mesmo), por isso fico danada quando tem gente que fica com "mais... mais...", por isso minha irmã se você precisa de algum livro, anote e leve para o seu padre e peça, simples assim, se ele não der valor o que importa? Siga você a Jesus Cristo, faça você a missão que Deus te confiou, mas fique ligando de vez em quando para o padre perguntando se ele comprou o livro... kkkkk ele vai comprar só pra você não ficar perturbando ele kkkk.

    Grande abraço fraterno.
    Luciana Dias

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!