sexta-feira, 23 de novembro de 2012

O dom de cada um!

Comentários... Fico aqui lendo tudinho e é claro, amando. A riqueza de um blog está no espaço "comentários", um espaço onde permite catequistas de diversos estados se expressarem... Vamos colhendo e guardando aquilo que  serve para nosso crescimento, aquilo que podemos usar na nossa caminhada. Essa inquietação é positiva, isso mostra que estamos em busca. As alfinetadas que levamos serve para nos tirar do comodismo.

Obrigada Luciana Dias de PB, Silvanety de MS, Jonathan e anônima amada de MG, a Ju Fidélis que escreveram verdadeiros livros, nas duas últimas postagens... srsrrs Amei!
Ju, qual mesmo seu estado?

A verdade é que somos chamados por Deus a essa missão linda, contagiante, exigente, e assim como nossos catequizandos, a maturidade vai acontecendo com o tempo. Vamos ao longo dos anos, errando, aprendendo, corrigindo, crescendo... fazemos parte de uma comunidade, formamos um grupo de catequistas, cada um com uma história de vida diferente, maneira de pensar, de lidar com as situações. Alguns amamos como se fossem irmãos de sangue, outros convivemos. Enfim, somos um grupo diversificado e aí está a riqueza. Já pensou se fossemos um lote de 'pessoinhas'  todos iguais. Que coisa sem graça, sem novidade.

Como disse num dos textos anteriores, existem catequistas e catequistas, padres e padres, pais e pais, catequizandos e catequizandos... Nos resta ter discernimento, perceber nossa maior carência e lutar na medida de nossas possibilidades... De repente você precisa dar um xeque mate no pároco, ou no coordenador, nos catequistas... Não adianta visualizar a dificuldade, sentar numa sombra e esperar o bonde passar... Precisamos ser profetas, corajosos, audaciosos... Falamos disso em nossos encontros, da coragem de Moisés, da fé de Abraão, da fidelidade, confiança de Maria e tantos outros... E é claro que quando falamos deles não falamos historicamente, atualizamos, mostramos que devemos hoje ser esse profeta que anuncia e denuncia... Mas, na hora de ir na pessoa certa e chamar para uma conversa ao pé do ouvido, amarelamos, achamos sempre que isso é tarefa para o outro. E continuamos na mesma lamentação.

Eu to falando isso, porque vivemos isso aqui na minha paróquia e hoje estamos felizes porque fomos ouvidos, valorizados. Não somos modelo pra ninguém, erramos por demais da conta, mas a cada ano avaliamos, projetamos e seguimos adiante e essa caminhada de acertos e erros será para sempre, porque quando tudo parecer perfeito, podemos dependurar as chuteiras, porque a perfeição não nos compete.

A Ju fidelis colocou em seu comentário que meu dom é o da PALAVRA e olha que hoje, depois de muitas brigas comigo mesma, tenho essa certeza. Sou teimosa ao extremo, uma porrrrrrta( é assim que falamos aqui),  dou um trabalhão pra Deus, questiono seus chamados, argumento, tento negociar com Ele, desconfiada de tudo e de todos, sempre quero uma confirmação de tais chamados e Ele sempre me dá as respostas.

Há muitos anos, (não sou da renovação carismática, respeito quem é) fiz o enchei-vos - seminário de vida no Espírito e fui na intenção de descobrir meu dom, quer dizer, confirmar neh. No final, depois de uma longa caminhada, retiros, qual foi a resposta? Pregação!

Depois de mais alguns anos, a desconfiada aqui, passando por umas crises das brabas, queria de novo a confirmarão do dom, como se nosso dom tivesse prazo de validade,  e lá vai eu fazer o Cursilho. Quem conhece sabe, a profundidade e a seriedade desse movimento. Num determinado momento, ficou claro pra mim qual o meu dom. Adivinhem??? Confirmação pela Palavra de Deus em  Romanos 12,6 : Temos dons diferentes, conforme a graça que nos foi conferida. Aquele que tem o dom da profecia, exerça-o conforme a fé. Aquele que é chamado ao ministério, dedique-se ao ministério. Se tem o dom de ensinar, que ensine, o dom de exortar, que exorte...

Daí pra frente, parei de brigar com Deus.
A cada dia me convenço que só somos felizes quando descobrimos pra que viemos, quando colocamos nossos dons à serviço. E nessa busca é que muitas pessoas entram pra catequese como catequistas. Uns descobrem-se vocacionados, outros não. Por isso não temos que ficar implorando que catequistas continuem na catequese, porque se não forem vocacionados só vão tumultuar. Deixe que ele se encontre. Pois quem ama de fato a catequese, enfrenta os obstáculos, é criativo até pra lidar com os pepinos.

QUEM AMA O QUE FAZ, É SEMPRE CRIATIVO!


Beijussss
Já usei meu dom muito por hoje!
Agora é sua vez!

Um final de semana abençoado pra todos!

5 comentários:

  1. Amém! Amém! Aleluia!
    Deus abençoe a todos nós...
    Imagina se um dia fiquemos todos juntos pessoalmente para debater algo??
    Seria muito engraçado e engradecedor. Quem sabe um dia heim? Um encontro Nacional dos Catequistas Unidos.

    Grande abraço!
    Luciana Dias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vixe, não ficaria pedra sobre pedra,,,Pra falar, teríamos que usar senha... srsrsr Quem sabe um dia, se sonharmos, planejarmos, isso pode se concretizar... Eu ia amar abraçar todos, um por um!!! Obrigada pela partilha e continue assim, determinada, guerreira...

      Excluir
  2. Olá Imaculada. Com certeza vc é muito abençoada e ungida de Deus. Adoro o seu jeito leve e ao mesmo tempo franco de dizer o que pensa.
    De fato Deus nos deu muitos dons e saber empregá-los é outra dádiva de Deus. Continue a usar esse seu dom maravilhoso de profeta anunciadora perseverante, mas que também está atenta às dificuldades enfrentadas em nossos dias, principalmente pela catequese. A construção do reino de Deus passa por todos, mas sempre há aqueles que mais contribuem com seus dons. E vc é uma delas. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Imaculada! Sou o Rodrigo, do blog nº 83 dos Catequistas Unidos, e hoje estou aqui para te convidar a ver e participar do meu novo espaço de evangelização o www.catequizarcomjesus.blogspot.com que já foi inscrito no grupo!

    Sou duplamente feliz, pois te sigo com o perfil do blog da Missa com Crianças PSBJ (nº 83) e já te seguia antes com meu perfil pessoal, mesmo não tendo o blog!

    E queria dizer que seu blog está muito bom e é muito bom poder evangelizar sabendo que existem blogs tão legais como o seu!

    Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  4. Oi Rodrigo...obrigada pelas palavras...Pode passar um café quentinho que estou chegando para um visitinha no seu novo espaço... Vou add o novo blog em minha lista, com muito prazer!! Beijão!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!