sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Partilhando...

Domingo próximo será a Celebração da  Entrada na Catequese e Entrega da Palavra de Deus para os catequizandos que iniciaram em agosto(primeiro ano da Iniciação Eucarística - Iniciação Cristã I).
Celebra-se esse Rito de admissão entre os catequizandos que desejam tornar-se cristãos, tendo acolhido o primeiro anúncio, através do querigma, que chamamos de pré catecumentato. Acreditando que já possuam a fé no Cristo Salvador e  tenha acontecido a primeira evangelização através dos primeiros encontros, deduzimos que  estejam prontos para passar para outra fase, o catecumenato, a catequese em si.
No  caso do  trabalho com  crianças, envolvemos  os pais, sendo eles os responsáveis. Foram realizadas as visitas/querigma nas famílias antes de iniciar os encontros. Segundo passo,  um encontrão com todos os pais, para uma conscientização de como funciona o itinerário catequético na nossa paróquia, deixando bem claro qual é o papel dos pais nesse processo, do catequista e do catequizando. 
Iniciamos os encontros com os pequenos ainda trabalhando o querigma, mostrando o quanto Deus o ama, o quanto ele é importante dentro de nossa comunidade, qual sua identidade e o que é essa comunidade que os acolhe.

Depois desses encontros, cada catequista realizou com sua turma um encontro com os pais, explicando no que consiste essa celebração de entrada, o rito da assinalação e entrega da Palavra,   reforçando mais uma vez a importância da Palavra de Deus em nossa vida, na catequese. E se é importante, celebramos. È uma celebração  linda, rica, envolvente, mas se não explicamos, corremos o risco de fazer por fazer. No caso da catequese com adultos, se torna mais fácil, porque eles respondem por si, mas com os pequenos o trabalho é dobrado, pois temos que catequisar os pais, para que esses entendendo, creiam e crendo, transmitam aos filhos.

Nesse encontro com os pais reforçamos que as coisas de Deus é uma proposta e somos livres para aceitar ou não e se aceitamos, precisamos ser responsáveis. Perguntamos aos pais: "Vocês querem que seus filhos se tornem cristãos? É desejo de vocês que eles frequentem os encontros de catequese para conhecer um pouco mais sobre a história do povo de Deus, sobre nossa Igreja,  sobre a pessoa de Jesus? Se comprometem como pais cristãos com a Educação da fé de seus filhos? Concordam que nós os catequistas sejamos seus ajudantes nessa tarefa?
* Se concordam, eles continuam na catequese, caso contrário, não precisam trazê-los semana que vem.

Na minha turma todos querem que seus filhos se tornem cristãos. Vamos ver com o tempo, qual foi o comprometimento das famílias, começando por essa celebração, que foi antecipadamente agendada.

Depois conto e faço uma avaliação de como foi!

Caso queira saber do conteúdo dessa celebração do RICA, CLIQUE AQUI

Estas celebrações são adaptadas para a realidade da paróquia. Existem paróquias que fazem a celebração de Entrada da Catequese separado da celebração de ENTREGA da Palavra. Aqui fazemos juntas.




4 comentários:

  1. Oi Imaculada,aqui na minha Paróquia ainda estamos com o modelo antigo de catequese.Nosso Paróco é novo aqui e demos sorte porque ele ama a catequese e é Assessor Eclesiástico da Pastoral Catequética da Diocese de Santo Andre.Ele passou um dia de formação para nós explicando este novo projeto de catequese, da minha parte estou muito empolgada não vendo a hora de colocar em pratica, visito e leio suas postagem e fico encantada.Mas percebo que são poucos os catequistas que tem interesse em aprender o que é novo, não procuram ler os documentos e até ficam a pensar que o projeto vem da cabeça do padre.Sou catequista a quatro anos apenas e tenho muito a aprender,então vou visitando seu blog e colhendo suas experiências. Parabéns pela sua dedicação isso nos motiva a dar o melhor de nós. Paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Imaculada!

    Também vamos fazer esse Rito no próximo domingo. Não podia ser melhor: Dia da Bíblia!
    Estou anciosa, pois será a primeira vez aqui em nossa comunidade. Mais fiquei muito surpresa com a empolgação de algumas mães. Pedi que as crianças vestissem uma camisa branca no dia, e logo surgiu a ideia de fazer uma camisa para eles. Falei que estava muito próximo e daria tempo para mandar fazer. Foi aí que usei um pouco do que sei de artesanato e coloquei as crianças para pintar suas próprias camisas. Foi muito Bom!
    Eles se dedicaram e pintaram muito bem. Vou depois postar no blog a experiência com eles. Pena que não tirei fotos dos meus artistas mirim.
    Vou rezar por vocês e peço que rezem por nós tbm.
    bjos
    Fiquem com DEus
    Marcia

    ResponderExcluir
  3. Oi Imaculada, seu blog tem sido para mim um subsidio importante, assim como suas experiencias dentro de uma catequese com estilo catecumenal.
    O ano que vem, se Deus quiser seremos nós aqui de minha Paróquia.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Que Deus ajude que todas essas crianças se tornem relamente verdadeiros (as) Cristãos. É de suma importância que os Pais eduquem seus filhos na fé trazendo-os para o seio da Igreja.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!