terça-feira, 28 de junho de 2011

Respondendo a uma leitora...

"Estou muito curiosa para saber como é a sua catequese. Eles farão a Primeira Eucaristia no meio do ano? Que visitas são essas? Existe um pré-cadastro? Paz e Bem juliana"
Ju Fidelis

É juliana, é mesmo meio estranho terminar uma etapa numa data dessa e começar outra em agosto, muito mais estranho ainda...

Nossos catequizandos fazem a Primeira Eucaristia na Páscoa, mas continuamos  com os encontros mistagógicos, encontros com a finalidade de aprofundar, colocá-los dentro do mistério, momento para entenderem o que de fato receberam, o que significa os sacramentos. Esses encontros se prologam até final de junho.
 Mesmo  tentando desescolarizar a catequese, paramos em julho, porque muitos viajam, vão pra sítios, casa dos avós, padrinhos e a catequese não acontece nem com reza braba nesse período de férias... Em agosto, eles voltam para a catequese, agora na etapa da perseverança, dependendo da idade para a etapa da Crisma.

Enquanto isso  acontece, nos meses de março, abril, maio e junho estão sendo colhidas as novas inscrições, os pais deixam o nome e endereço na secretaria paroquial, as turmas são montadas e distribuídas aos catequistas. Cada catequista é responsável por visitar todos os catequizandos no mês de julho. Essa visita é agendada num horário onde toda família esteja reunida. ( Isso precisa mudar, as inscrições deveriam acontecer até final de maio, para que pudêssemos ter mais tempo para as visitas, massssssssss é assim, o tempo engole a gente...)
Chegando lá, depois do catequista tremer bastante (srsrsr), ele anuncia Jesus para a família, olhando nos olhos de cada um, usando os passos do querigma... Depois do anuncio e do bate papo que acaba rolando, preenchemos a ficha com todos os dados do catequizando, dos pais e padrinhos.
Deixamos com os pais um texto de acolhida com as informações necessárias , inclusive o dia e horário do encontro com os pais, que acontece para conscientização de todo processo catequético em nossa paróquia, só depois acolhemos as crianças.
Quando o catequista começa os encontros, ele já conhece a realidade da família de cada catequizando, o que facilitará uma catequese mais eficaz.
Essas visitas geram uma proximidade muito grande com pais e catequistas e com catequistas e catequizandos.

** Agora, quero deixar claro uma coisinha, muitos lendo isso, podem pensar: "PUxa, mas a catequese na paróquia da Imaculada é perfeita!"
Vou adiantando que não é,  aqui acontecem coisas que até Deus duvida, mesmo estando numa luta cerrada, muitos não entenderam ainda o processo... Somos uma paróquia muito grande, sendo assim precisamos de muitos catequistas e muitos acabam assumindo turmas sem a devida preparação. Mas é assim mesmo, nem todos caminham na mesma velocidade e os que vão adiantados, tem que ter a paciência e a bondade de esperar os que estão chegando...

Juliana, não sei se te respondi, ou se compliquei ainda mais, porque sou uma negação em resumir, mas estou disponível para maiores esclarecimentos...
Beijo grande e obrigado pela visita... se gostou, volte sempre!
Imaculada Cintra

5 comentários:

  1. Oi,Imaculada!

    Há tempos venho visitando seu blog e enrriquecendo muito a nossa catequese.
    Pelo que percebi, aí na sua comunidade vocês trabalham com o processo da iniciação cristã. Estamos implantando, só agora, em toda a Arquidiocese de Niterói,a qual pertenço. Confesso que estou muito enrolada com tudo. Se puder nos ajudar!
    Essas visitas que você faz as familias antes de inicar os encontros com as crianças é bem interessante. Vc poderia me passar o modelo das fichas e o texto de acolhida?
    Quanto a sua paróquia ser ou não perfeita, o importante é tentarmos fazer com que seja. Vamos fazendo a nossa parte.
    Bjos
    Ainda em tempo... muito obrigada por partilhar suas experiências conosco.
    Fique com Deus
    marcia.dinis@superig.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Sheila! Parabéns pelo belo trabalho na catequese. Grande abraço com as Bençãos de Deus e a proteção de São Pedro Apóstolo.

    Reinaldo

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por partilhar com tanta riqueza o processo de catequese da sua paróquia. Com uma explicação dessas, com certeza vieram a mim outras perguntas :).
    Também fiquei muito interessada nessas visitas... Elas não seriam de responsabilidade da Pastoral Familiar? Indo às famílias, não estaríamos invadindo o espaço dessa pastoral? Se puder e quiser compartilhar mais sobre isso, ficarei muito agradecida.
    Outra coisa que me fez pensar, foi na parte prática: aqui nós usamos 2 livros e a criança deve ter, no mínimo, 8 anos para entrar no 1ºano, então seguimos o calendário como uma escola normal. No final do segundo ano, acontece a primeira comunhão (daqueles considerados “preparados”) e a festa de encerramento das atividades de catequese com distribuição de presentes, bolo e etc. Como vocês seguem o conteúdo adotado? Livro? Apostila? Calendário litúrgico?
    Mais uma coisa, :) quando os encontros se iniciam, vocês aceitam que entre mais catequizandos? Já agradeço a ajuda a uma catequista muito curiosa. Paz e Bem. Ju Fidélis

    ResponderExcluir
  4. Oi Reinaldo, devo ficar com o abraço ou passar pra Sheila!rrssrsrs
    Abraços pra vc!
    Imaculada

    ResponderExcluir
  5. Olá Imaculada, paz e bem.
    Em primeiro lugar quero parabenizá-la pelo trabalho maravilhoso que está sendo realizado em sua paróquia. Estava lendo suas postagens e pensando: como seria bom se em todas as paróquias a catequese se iniciasse no segundo semestre. Primeiramente, distanciaríamos do calendário escolar e seguiríamos mais o calendário litúrgico. Outro ponto positivo é fugirmos daquelas épocas tão conturbadas que são o início e o final do ano letivo.
    Se pensarmos bem só temos a ganhar com essa atitude.
    Fique com Deus e com a proteção de Maria!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!