sexta-feira, 10 de junho de 2011

"Não se pode ter paz evitando a vida.”

Existem "N" maneiras e propagar nosso amor pela evangelização, já disse isso poraqui recentemente, que existem catequistas que através de emails, repassam textos, reflexões que ajudam na formação e na espiritualidade do catequista. A Samya é uma dessas pessoas, todos os dias recebo coisas lindas dela e sempre uso alguma coisa no meu blog... Então Samya, meu blog tem muito de mim, mas tem muito de você e muito da querida Rosangela de Londrina... A reflexão de hoje nos faz um alerta: Todos nós passamos por dificuldades, catequistas ou não. Certo? Agora, como reagimos quando somos visitados pela doença, pela morte, pelas tribulações? Nos fechamos em nossos quartos?

Com vocês Ana Jácomo em: UM CORAÇÃO ABERTO
Às vezes, na estranha tentativa de nos defendermos da suposta visita da dor, soltamos os cães. Apagamos as luzes. Fechamos as cortinas. Trancamos as portas com chaves, cadeados e medos. Ficamos quietinhos, poucos movimentos, nesse lugar escuro e pouco arejado, pra vida não desconfiar que estamos em casa. A encrenca é que, ao nos protegermos tanto da possibilidade da dor, acabamos nos protegendo também da possibilidade de lindas alegrias. Impossível saber o que a vida pode nos trazer a qualquer instante, não há como adivinhar se fugirmos do contato com ela, se não abrirmos a porta. Não há como adivinhar e, se é isso que nos assusta tanto, é isso também que nos dá esperança.

É maravilhoso quando conseguimos soltar um pouco o nosso medo e passamos a desfrutar a preciosa oportunidade de viver com o coração aberto, capaz de sentir a textura de cada experiência, no tempo de cada uma. Sem estarmos enclausurados em nós mesmos, é certo que aumentamos as chances de sentir um monte de coisas, agradáveis ou não, mas o melhor de tudo, é que aumentamos as chances de sentir que estamos vivos. Podemos demorar bastante para perceber o óbvio: coração fechado já é dor, por natureza, e não garante nada, além de aperto e emoções mofadas. Como bem disse Virginia Woolf, “não se pode ter paz evitando a vida.”
Ana Jácomo

2 comentários:

  1. amei, amiga...
    e já copiei!
    conseguiu ver lá o blog?
    bjs e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  2. Querida Imaculada...também passo por aqui todos os dias...e adoro. bjs

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!