domingo, 12 de junho de 2011

Quem nunca errou, que atire a primeira pedra...

...e cuidado para que ela não caia na sua cabeça!

Li muita coisa sobre Santo Antônio, sua vida desde criança foi acompanhada por atos miraculosos, muita fé, oração,  intimidade com Deus, sua vocação, o fervor em suas pregações (quando não queriam ouvi-lo, pregava aos peixes) o dom de bilocação, o amor pela Eucaristia, por Maria... Todos deveriam conhecer a vida desse Santo, um dos mais populares. Muitas vezes, ficamos presos aos milagres, mas preferi postar sobre o valor da confissão, como ele insistia em suas pregações sobre a importância desse sacramento... sacramento que nos devolve a vida, sim devolve a vida, porque a pior morte não é a física, mas é a morte da alma, através do pecado. A remissão dos pecados é um dos principais artigos da nossa fé cristã. E que bom que a confissão publica ficou a muito tempo atrás. Felizes os que conseguem chorar lágrimas de arrependimento e tem a graça de ser consolado pela presença do amor misericordioso de Deus.

Neste post eu peço pela intercessão de  Santo Antônio que me faça uma pessoa forte, capaz de resistir ao pecado grave, livrando-me das ciladas do INIMIGO. Que olhe por minha vocação, colocando em minha boca, em meus textos, em minhas catequeses coisas  edificantes.

Peço a Santo Antônio, esse grande "ministro da reconciliação", que olhe por cada Catequista espalhado pelo mundo inteiro, para que sejamos sempre testemunhas do AMOR DE DEUS, principalmente nos momentos de perseguições, desânimos, frustrações, decepções...


 DOS ESCRITOS DE SANTO ANTÔNIO

" O sacramento da penitência é denominado 'casa de Deus', porque nele os pecadores se reconciliam com ele, assim como o filho pródigo se reconciliou com o pai, que o aceita de novo em sua casa. Também é denominado 'porta do céu', porque graças à confissão, o penitente é aceito em casa para beijar os pés, as mãos e a face do Pai celeste. Oh, casa de Deus! Oh confissão, porta do céu! Feliz aquele que mora na tua casa, que é admitido da tua casa! inclinai-vos humildemente, meus irmãos, e entrai por esta porta sagrada!" (Sermones I, pp.77-78)
"A confissão, quando nascida da contrição, pode ser denominada 'regeneração': a alma é purificada dos pecados manifestados integralmente ao sacerdote e a consciência se ilumina ao serem derramadas as lágrimas do arrependimento.
Na confissão acompanhada de arrependimento e satisfação obtêm-se o perdão dos pecados, a infusão da graça e a remuneração da vida eterna. A confissão eleva a alma a Deus..." (Sermones I, p.65)
"Muitos limitam-se a confessar-se uma vez por ano ou muito raramente. Entretanto, se fosse possível, seria bom fazê-lo todos os dias. É que, como somos fracos e inclinados ao mal, cada dia caímos em alguma culpa; além do mais, temos uma memória tão fraca que com dificuldade, lembramos à noite o que fizemos de manhã. Por que, então, diferir de regular a nossa consciência junto ao senhor? Hoje ainda existes, amanhã já não mais: nada mais incerto do que a hora da morte, embora não haja nada mais certo do que ela mesma. Tu, portanto, que diariamente absorves o veneno da culpa, deverias recorrer cada dia a este remédio" (Sermones I, p.467)

2 comentários:

  1. Oi Imaculada é o Jonathan, tudo bem? Vi seu recado no meu blog, meus catequizandos tem 08 e 09 anos é pré-eucaristia. E preciso de ajudas de idéias novas, sem ser desenhos, dinâmicas, teatro, história. pORQUE JÁ FIZ DE TUDO ISSO. QUERO UMA IDÉIA DIFERENTE QUE CHAME BASTANTE ATENÇÃO. qUE SEJA MELHOR QUE O FUTEBOL DELES, PASSEIOS,OU SEJA, QUE SEJA ENCONTROS PRAZEROSOS E ALEGRES.

    ResponderExcluir
  2. Oii Imaculada! Que Santo Antônio inteceda por todos nós catequistas!

    Beijos,
    Layse

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!