quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Todo dia é Natal!

Bom dia!!!
Estou lendo, "A POBREZA", de Pe Raniero Cantalamessa, pregador ca Casa Pontifícia desde 1980. Livro muito bom, assim como todos que ele escreveu. 
Li uma frase outro dia: "Natal é tempo e oferecermos ao outro o que temos de melhor". Sei que aqui não se trata só de ajuda material, mas se refere ao nosso SER. Mas, sabemos que a época onde as pessoas se tornam mais generosas é no Natal. Como se as pessoas tivessem fome e precisasse de se vestir só nessa época. Mas não deixa de ser um tempo para nos despertar, para sairmos um pouco de nós e ir em direção ao outro.
 Coloco um pequeno texto para que possamos refletir um pouquinho, não só nessa época do Natal, mas em todos os meses do ano.
"Acumulai - diz- tesouros no céu, onde nem as traças nem os vermes arruínam" (Mt6,20)
Jesus aconselha os ricos a transferir seus capitais para o exterior! Não para a Suíça, porém, mas para o céu. Muitos - diz Agostinho -  se empenham em enterrar o próprio dinheiro debaixo da terra, privando-se até do prazer de vê-lo, às vezes a vida inteira, contanto que o saibam posto em lugar seguro. Por que não sepultá-lo de vez no céu, onde estaria muito mais seguro e onde tornaria a ser encontrado um dia definitivamente? Como fazer? É simples, continua o santo. Deus põe à sua disposição, nos pobres, depositários seguros. Estes o aguardam ali onde você espera chegar um dia. Neste mundo, Deus é indigente no pobre, e lhe retribuirá quando você lá chegar. Não só: enquanto proíbe praticar a usura aqui na terra entre os homens, permite que você pratique com ele. "Deste-me pouco - diz Deus - , levas muito; deste-me objetos terrenos, levas coisas eternas; deste-me coisas minhas, levas-me a mim mesmo."
Hoje, como já notamos alhures, a esmola não é a única solução. Existem muitos outros modos de fazer os próprios bens servirem aos pobres.
Um dia, um rico industrial foi pedir conselho a uma religiosa de clausura. Estava resolvido a fazer de seus bens o que Nosso Senhor lhe indicasse, inclusive vender tudo e dá-lo aos pobres se Deus assim dispusesse. A irmã pediu tempo para orar e, quando o rico voltou, disse-lhe: "O senhor dispõe de dinheiro presentemente?" "SIM", respondeu. "Então vá, abra mais uma fábrica e dê trabalho a outros operários." Foi o que ele fez.
(Raniero Cantalamessa)

Esta questão do "pobre", sabemos que é coisa complicada dentro de uma Igreja, a equipe da "PROMOÇÃO HUMANA" que o diga, como é difícil deixar de praticar o assistencialismo, onde a pessoa é assistida mensalmente, mas nada ou quase nada é feito para que essa pessoa se promova, para que consiga se sustentar. É o velho ditado: "Damos o peixe, mas não ensinamos a pescar..."
Mas, a dificuldade consiste naquele pobre que se acostumou a receber e não está nem um pouco interessado em colocar a mão no arado. Vejo que esse é um dos trabalhos mais complicados dentro de uma Igreja. Assim como existem ricos e ricos, existem pobres e pobres... 
Com certeza se temos disponibilidade de ajudar, Deus colocará em nosso caminho as pessoas certas para serem ajudadas... Reforçando, existem vários modos de fazer os próprios bens servirem aos pobres! (Imaculada)

2 comentários:

  1. Imaculada, gostei muito do que você escreveu hoje. E que possamos fazer todo dia o natal para alguém. Estou passando por aqui para te desejar um Feliz Natal, que o menino Jesus te abençoe você e a sua família e um próximo Ano cheio de Paz, Amor e Saúde.
    Beijos,
    Renata Daniel

    ResponderExcluir
  2. Oi querida, q sauadessss
    Estive sem pc, e na correria de fim de ano por conta da escola, mas as aulas so terminam dia 11-01 ainda rs
    Comprei um notbook, agora so preciso acertar a internet, mas mesmo ausente nao esqueço de ti.
    Um lindo Natal e um anno novo repleto de sabedoria e paz.
    Bjss cheio de saudades,
    Clécia

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!