quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Aniversário do blog...

Olá amigos!
Dia 15 de dezembro, meu blog completa um ano. Já que não é possivel nos encontrar para comer um pedaço de bolo, gostaria de comemorar de outra forma,  presenteando você que passa poraqui todos os dias. Deixe neste post seu recadinho com nome, cidade, a quanto tempo é catequista,  qual  etapa em que atua e se  o fato de ser um catequista, uma catequista te faz uma pessoa mais feliz.   Se você não for catequista também  pode participar. Caso não consiga  colocar seu comentário, envie um email para iccintra@hotmail.com.  Não sei ainda qual será o prêmio e nem quantos serão, só sei que quero presentear alguém. Vou estudar com carinho a maneira de sortear.
Desde já, muito obrigada pelo carinho, pelo incentivo, pelas orações, pela colaboração...
Não sei  dos planos de Deus para mim em 2011, mas se for de sua vontade,  continuarei ajudando através desse meio de comunicação.
Nas férias,  não conseguirei ser  fiel às postagens diárias. Posso sumir por uns dias, mas volto... A catequese, os encontros, o contato com os catequizandos, catequistas,  são em grande parte fonte de minha inspiração. 
Beijo carinhoso e um abraço fraterno à todos! Boas férias! Aguardo seu recadinho!
Imaculada Cintra

22 comentários:

  1. IMACULA FICO MUITO FELIZ EM PARTICIPAR DESTA COMEMORAÇÃO.DEIXO AQUI A MINHA HISTÓRINHA: FUI CONVIDADA A SER CATEQUISTA EM JULHO DE 2009 ,POR UMA PESSOA MARAVILHOSA QUE ME AJUDOU MUITO NAQUELE DIA.EU SOFRI COM UMA DEPRESSÃO POR MAIS DE OITO ANOS SEM MELHORA E TOMANDO MEDICAMENTOS FORTISSÍMOS QUE NÃO ME DAVAM NEM DISPOSIÇAÕ PRA NADA .NESTE ANO DE 2010 QUANDO ASSUMI A CLASSE DA PRÉ-CATEQUESE AINDA EM DÚVIDA SE CONSEGUIRIA ,MAS DEUS ME CAPACITOU,E EU ME DEIXEI LEVAR.EM ABRIL DESTE ANO FUI PELA ÚLTIMA VEZ AO MÉDICO ,POIS ACREDITE QUE POR UM MILAGRE EM MINHA VIDA EU ESTOU CURADA E DEVO ISTO AOS MEUS CATEQUIZANDO ( MEUS ANJINHOS ) QUE ATRAVÉS DELES, DEUS PREPAROU ESTE PROPÓSITO EM MINHA VIDA, SERVIR E SER CURADA.HOJE SOU UMA PESSOA MUITO FELIZ E AGRADECIDA A DEUS POR ESSE MILAGRE NA MINHA VIDA.SOU DA CIDADE DE AVARÉ, DA PARÓQUIA DE SÃO JOSÉ.

    ResponderExcluir
  2. Cristiane...
    Linda sua história menina... Deus é mesmo lindo e se encontra uma abertura, mesmo que pequena em nossos corações, ele faz um arraso! Bom celebrar contigo!! Força e perseverança, sempre! Não eixe que nada, nem ninguém tire essa alegria em catequisar...
    Beijus
    Imaculada

    ResponderExcluir
  3. oi
    Imaculada parabens pelo blog.
    ele é muito util para mim ,eu vejo todos os dias .
    sou catequista ha 24 anos . gosto muito desta missão .Fiz a primeira eucaristia, crisma e me casei na paroquia capelinha e logo me tornei catequista.Hoje participo da área Pastoral Sagrado coração de Jesus na comunidade São Francisco de Assis. Que Deus abencoe todos os catequistas. Feliz Natal e um próspero Ano Novo a todos bjs.
    Elisete - Franca-SP

    ResponderExcluir
  4. Oi Elisete...
    puxa, 24 anos de caminhada...que lindo!! Ainda chego lá!! Me aguarde!
    Espero que contiuemos juntas nessa missão, mesmo depois da divisão da Paróquia...
    Beijos, obrigada por caminhar comigo!
    Imaculada

    ResponderExcluir
  5. Olá minha querida Imaculada, felizes somos nós que fomos presenteados durante todo esse ano com as "sementes-pérolas" que você cultivou nessa sua caminhada e também na nossa. Tenho certeza de que nesse balanço vc viu quye valeu a pena conservar esse seu blog, ainda que muitas vezes a custa de lágrimas. Mas a caminhada se faz caminhando. Obrigada pela sua dedicação e pela sua perseverança e continuemos a nossa caminhada certos e conscientes de que a nossa missão irá sempre além de nós....irá até Deus!!! PARABÉNS e que esse seja o primeiro ano d e muitos!!! Shalom!!

    ResponderExcluir
  6. Olá Imaculada!! Sou catequista há 3 anos,com a catequese do Crisma, em uma das capelas da paróquia N. S. Aparecida em Pedregulho. Sinto que ser catequista é se dispor de muitas coisas em nome de Jesus, isto só é feito com muito amor! e é este amor que nos move na caminhada, nas dificuldades levando em frente nossa missão de anunciar! Sou feliz por ser catequista!! Grande abraço! Siga em frente com o pensamento firme em Jesus! Parabénss pelo seu blog... Fonte de inspiração!

    ResponderExcluir
  7. Imaculada, parabéns por um ano de blog e por um ano que somos presenteados todos os dias por momentos formativos. Lembro-me quando você enviava e-mails com dicas, isto era muito bom; pois não tinha muito tempo para pequisar e nem internet na minha casa, me ajuda na catequese e também todos os catequista de minha comunidade desfrutavam daquelas reflexões pois imprimia para eles.
    Tenho 23 anos de catequese, sou apaixonada; pois a catequese não me deixa parada, tenho sempre que buscar novas coisas. Quando comecei os catequistas tinham que conhecer as histórias da Biblia; e eu li muito e participei do Cebi. Depois Frei Sergio Bonadiman nos deu a oportunidade de conhecer a catequese renovada, aprendi um novo método ver-julgar-agir-celebrar, hoje estamos aprendendo a catequese catecumenal com Frei Jesus e estou gostando muito e cada dia me surpreendo com este novo jeito de catequisar.
    Muitos beijos e muitos abraços. Continue nos presentando todos os dias com suas reflexões e dicas.
    Renata Daniel - Crisma - Capelinha

    ResponderExcluir
  8. Parabéns querida Imaculada pelo espaço virtual abençoado! Ele é muito significativo para nós catequistas e cristãos empenhados em anunciar a Boa Nova.O melhor prêmio que poderíamos receber: mais e mais anos deste blog maravilhoso......ah e um belo pedaço deste bolo....de chocolate certo?! bjs e parabéns.

    ResponderExcluir
  9. só para as catequistas e as foturas catequistas?madrinha bjs te amo muito!!!!

    ResponderExcluir
  10. Paz e Bem!!
    Tudo bem???
    Imaculada eu me chamo Thabatha Ferreira dos Santos sou catequista a 6 anos na Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Tangará da Serra - MT. Sou catequista de turmas que se preparam para a primeira Eucaristia.
    Já estou torcendo para ganhar essa medalha!!!
    Tenha um abençoado final de semana!!!

    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  11. bom dia meu anjo....

    Me chamo Simone, sou catequista na paróquia de Restinga/SP, atuo com turma crisma a 2 anos.
    ó logo teremos formação.... srrsrsrs

    Abraço

    Simone

    ResponderExcluir
  12. Nome:Joyce de Souza Ribeiro
    Cidade:Passa Quatro MG
    Catequisanda...
    Eu não sou catequista,então não vou fazer um relato da minha história como catequista,né? rsrsrsrsrs...
    Mas como catequisanda posso dizer que gosto de ir a catequese,acho que não sou comportada como deveria ser,mas em vista dos meus colegas até que sou,rsrsrsrsrs... Eu gosto de todos os catequistas da minha comunidade... Aqui na minha paróquia a catequese não era elvada a sério,pois o paráco era muito irresponsável,agora graças a Deus ouve uma mudança,mudamos de páraco e vieram tambem as irmãs Imaculatinas que auxiliam na catequese,tudo mudou,as irmãs estão dando cursos e formação,etc...

    Imaculada,um beijo e fique com Deus...

    Saudades...

    ResponderExcluir
  13. Nome:Darlene Crisitna de Souza Ribeiro
    Cidade:Passa Quatro MG
    Catequista de Pré-eucaristia I
    Sou catequista a 5 anos,passo pelas mesmas dificuldades que a maioria ou todos os catequistas passam,momentos de desânimo quando sinto que a maiotia das crianças não se interessam pelas coisas de Deus e ao mesmo tempo uma necessidade enorme de fazer com que Ele seja conhecido pelas crianças e por seus pais,por que tenho certeza que esta falta de interesse vem muitas vezes da falta de carinho e da presença de Deus nas famílias.Hoje posso agradecer a Deus por sua presença tão constante em minha vida e sinto que não posso desistir de transmitir aos outros este grande amor que Deus tem por nós e continuar na catequese,mesmo com tantas dificuldades é uma amneira de mostrar que Ele tem feito parte da minha história.Nossa catequese era muita defazada,hoje posso dizer que melhorou muito depois da chegada do novo páraco e das irmãs Imaculatinas que nos auxiliam,agora estamos tendo formação de catequistas,momento de adoração ao Santíssimo,missas,somente com os catequistas da paróquia,o que tem nos fortalecido na fé.Espero ganahr a medalha,rsrsrsrsrsrs..,

    Beijos e fique com Deus...
    Estou com saudades de você e estou aqui em São Paulo,mais perto de você!!!

    ResponderExcluir
  14. Ola Imaculada, bom dia!!

    Parabéns pelo seu blog!! que ele continue sempre trazendo para nós muitas novidades e nos fortalecendo na fé e na caminhada junto a catequese.
    Me chamo Marlene da Silva Mendes, sou da Paroquia Nossa Senhora de Fatima, em Foz do Iguaçu-Pr., vai fazer 5 anos que estou atuando como catequista, mas sinto que sempre fui catequista desde o tempo em que eu fazia catequese pois minha mãe sempre falava para eu dar catequese. Mas comecei mesmo porque fui matricular meu filho para a catequese e me convidaram para ser catequista pois estava em falta. Me apaixonei por essa missão, sinto que não consigo mais viver sem a catequese. Ano que vem serei a coordenadora da catequese, vou me lançar em aguas mais profundas, estou muito ansiosa e nervosa tambem pois é uma responsabilidade muito grande, mas tenho muita fé que o Espirito Santo vai me guiar.

    ResponderExcluir
  15. Olá, Imaculada, bom dia!!! Nossos parabéns à você pelo aniversário de 1 ano de seu blog. Parabéns....Quanto a minha história, vai aí alguns lances dos meus quase 40 anos de catequista. Meu nome - Maria Angela Zoldan Guenka, 66 anos, casada há 45 anos com meu querido e amado esposo, Eduardo Guenka. Somos com a graça de Deus, atualmente, casal coordenador arquidiocesano da Pastoral Familiar. Mas lideramos por 10 anos a coordenação Arquidiocesana de Catequese. Atuamente, sou catequista de uma turma de Catequese Eucaristíca, que conta com 13 adolescentes que caminham comigo já há 3 anos. Deverão fazer sua 1a. Eucaristia no tempo pascal do ano vindouro. Ao lado dessa missão, sou assessora da Equipe Arquidiocesana de Catequese e responsável pela Formação de Catequistas em minha paróquia de Santa Rosália. Amo tanto a Catequese que sempre busco me aperfeiçoar e atualizar. No ano passado terminei Pós Graduação em Catequese pela UNISAL - Universidade Salesia na em S. Paulo. Em 2005 fiz um Curso de Extensão pela PUC - Paraná em Pedagogia e Metodologia Catequética. Cursei entre os anos de 1997 a 2000 Curso Superior de Teologia no Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese de Sorocaba. Em 2008 participei do Grupo de Estudos que elaborou o documento no.97 da CNBB - Iniciação à Vida Cristã. O tema de minha monografia na Pós graduação foi o mesmo e meu orientador foi o brilhante catequeta Dr. Pe. Luiz Lima. Tive a alegria e bênção de Deus em participar da 2a. e 3a. Semana Brasileira de Catequese. Trabalhei junto de grandes catequetas como Frei Bernardo Cansi, Ir. Nery, Ir. Zélia, e Cecília atuais assessoras nacionais da Catequese, além é lógico do Bispo responsável pela Catequese Nacional D. Eugênio Rixen. Foi muito gratificante trabalhar junto a D. Manuel João Francisco - bispo de Chapecó. Fui catequista de Crisma por vários anos e também tive a felicidade de ser catequista de meus 7 netos. Penso que rel atei os momentos mais importantes de minha caminhada. É lógico que teria muito mais coisas para relatar, além dos momentos alegres tive muitos de angústias, tristezas , incertezas e desânimo, pois a missão de ser catequista é desafiante. Nunca me esqueço da frase dita várias vezes pelo Frei Bernardo Cansi, - SER CATEQUISTA É SER PROFETA. E O PROFETA É AQUELE QUE ANUNCIA E DENUNCIA. Mensagem a todos catequistas que cheguem a ler minha pequena experiência como catequista - NÃO DESISTAM NUNCA APESAR DOS DESAFIOS, DAS HORAS DE DESÂNIMOS QUE NOS ABATEM, CONTINUEM SEMPRE EM FRENTE. Lembrem-se das palavras de S.Paulo Rm 4,18 - Abraão esperando contra toda a esperança, creu e tornou-se pari de muitos povos, conforme lhe fora dito. Assim também,nós catequistas, devemos esperar contra toda a esperança, devemos crer como Abraaão, nosso pai na fé que conseguiremos realizar nossa missão desde que acreditemos que DEUS PODE TUDO. DEUS E EU MAIORIA ABSOLUTA!!! Abraço s fraternos , FELIZ NATAL E UM ANO NOVO REPLETO DE BÊNÇÃOS DE DEUS. M. Angela Guenka.

    ResponderExcluir
  16. Eu sou catequista Eunice; nasci numa pqna cidadezinha do interior da Paraiba.
    O nome da minha pqna cidade é passagem.Desde menina eu sempe fui dedicada, a palavra de Deus. Morava na fazenda com os meus pais e os meus avòs. A minha vó materna sempre gostava de fazer festa, no Natal, reunia a familia.
    E, a noite tds participavam da missa na Igreja. O meu vô era um homem de muitos amigos.
    A casa dele sempre frequentavam bons amigos,a noite sempre sentávamos tds na calçada
    para ouvir as histórias,que cada um deles contavam.Tinha um Casal que era muito simpático,
    e ele me convidou para um encontro desses que hoj nós fazemos com as crianças,ele tinha um violão ele cantava, e nos ensinava tmbm a rezar, é claro que eu sabia rezar, mas ele tinha sede de falar de Jesus p/ as crianças, e ali eu, meu tio e uma prima, e a filhinha, dele, participavamos da alegria do encontro. Então eu fui agraciada, de ganhar um presente de Deus, na minha fazenda. Eu convidei tds as crianças daquela época e ensinei o que eu sabia, que era, rezar, falar de Jesus p/elas.
    Alfabetizei, eu fazia comida no fogão a lenha, eles comiam comigo, engraçado era que eles me ajudavam a pegar os gravetos de lenha p/ fazer a comida!Hoje eu quero agradecer a Deus por Ele ter me dado um belo e maravilhoso presente, meu marido e os meus filhos e uma neta. E aqui em São Paulo ele me convidou para eu ser catequista. Eu tenho uma turminha. Obrigada Deus. Sempre quando eu era criança eu achava tão lindo falar Dos Jesuitas e a sua catequese. Hoje em dia eu faço parte da catequese em são Paulo. Felicidades!Feliz Natal amiga!catequista Imaculada!

    Parabéns para vc e pelo seu talento, lindo e maravilhoso blog! bjos feliz natal!!

    ResponderExcluir
  17. meu nome: milene aparecida cintra soares
    sou catequista da capelinha- franca
    perseverança,
    Na verdade iniciei a catequese na paroquia nossa senhora das graças com a escolinha de jesus... para crianças bem pequenas, no momento nao me lembro a idade. Depois tive que parar, fiquei um bom tempo longe da catequese, mais sempre indo as missas na capelinha, ate que um dia o padre pediu voluntarios para catequese, estava eu e minha amiga vanessa , ai ela disse vamos? ai fui fazer minha inscriçao e ela nao, comecei junto com 2 pessoas e logo peguei uma turminha, hj estou com um catequista e muito feliz
    obrigada

    ResponderExcluir
  18. Oi................eu deixei meu comentário ontem, ele sumiu?
    Aliás sua sumida até hj eu ñ te vi de cabelo novo........bjs
    Angela Rita-Franca-SP

    ResponderExcluir
  19. Oi querida Imaculada, minha irmã catequista! Obrigada pelo convite para participar do sorteio.
    Sou a Juciane Verner França, catequista desde 1993 aqui na cidade de Palmeira - Paraná. Trabalhei por muitos anos na comunidade Nossa Senhora de Fátima e ao mudar de endereço comecei a 3 anos trabalhar numa nova comunidade que está nascendo ainda, pois não temos
    nem a capela, pretendemos começar a construçao ano que vem. Por enquanto temos apenas um barracão pre-moldado onde acontece nossas celebraçoes e evangelizações. Mas com a graça e ajuda de Deus em breve se iniciará a construçao da capela de Santa Rita de Cássia nossa padroeira.
    Que Deus abençoe a todas as comunidades e que nossa messe tenha cada vez mais operários trabalhando na obra de nosso amado Senhor.
    Feliz Natal e um ano novo cheio das graças de Deus a todos e em especial a voce querida amiga Imaculada que muito me ensina com sua partilha
    de experiencias e testemunhos.
    Beijoooooossss!!!! Shalom!
    Juciane

    ResponderExcluir
  20. OI IMACULADA, PARABENS POR ESTE ANO EM QUE VC PARTILHA COM OS CATEQUISTAS AS CONQUISTAS E AS TRISTEZAS DO DIA A DIA. MEU NOME É ROSANGELA ...................... ITUVERAVA......... 2 ANO CRISMA...................PAROQUIA NOSSA SENHORA DO CARMO. ESTOU NA CATEQUESE A 10 ANOS .................... TENHO PRAZER EM CATEQUIZAR .PORQUE TEM MUITOS DESAFIOS COM OS JOVENS................ E COMO É BOM FALAR DE JESUS PARA O PROXIMO. BEIJOS

    ResponderExcluir
  21. Parabéns, que Deus te abençoe... Obrigada pelo espaço que ocupa na minha vida e com certeza na vida de muitos catequistas, pois é muito difícil ligar o computador e não pensar: o que será que a Imaculada postou no dia de hoje... e quando você "some" é tão ruim, fica sem graça... Desejo que em 2011 você continue a nos evangelizar, dar dicas, fazer seus desabafos, para que possamos crescer juntos. Sou sua amiga que te admira e te ama muito, estou com uma turma de 1º ano da Perseverança e sou catequista fazem 25 anos em nossa paróquia Capelinha - Franca/SP ANGELA RITA.

    ResponderExcluir
  22. Olá amiga, quero agradecer a DEUS em primeiro lugar pela sua vida, e por você ser essa catequista tão apaixonada pela catequese,e sempre tem idéias maravilhosas para nos ajudar.´saiba que tenho uma admiração muito grande por você e toda sua familia,obrigado por tudo...Desejo à você e a toda sua familia um feliz e santo natal e um ano repleto de realizações. e que DEUS abençõe todos vocês .sou catequista a17 ano e estou com uma turminha de iniciação a vida critã - FRANCA -SP - ANA MARIA bjos.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!