domingo, 28 de fevereiro de 2010

Falar em público - Missão cristã


IDE E ANUNCIAI!

Quantas e quantas vezes  ouvimos essas poucas palavras, mas como elas são exigentes, difíceis de serem obedecidas. "Ide", ir  não é  difícil, mas ANUNCIAR, falar, isso não é nada fácil. Ouvimos que o Catequista tem o dom da palavra, é especialista da palavra. Mas, colocá-las para fora, fazer com que cheguem aos ouvidos dos outros é uma arte. A arte de saber comunicar, como lidar com o medo, com a insegurança de se colocar em público. Fácil para muitos,  pra outros é a morte. Pra mim já foi a morte, brigava mas não ia na frente nem morta, mas aos poucos, depois que comecei na catequese, fui perdendo esse medo apavorante, mobilizante,  nunca me acostumo, sempre tremo, gelo, dá dor na barriga, as mãos transpiram, mas vou. Podemos melhorar,   participando de cursos, palestras que nos orientem, nos auxiliem, sempre estamos nos comunicando e a preocupação em falar em público é algo que está sempre presente. O frio e a dor na barriga vem dias antes das palavras, mas isso é positivo, pois quem não sente, é porque está muito seguro de si.
Tivemos um curso de oratória, ministrado por Paulo Borges, na verdade Doutor Paulo Borges, Promotor Público; cresceu aqui na comunidade, foi catequizando,  atuou em algumas pastorais e ainda atua, está sempre contribuindo naquilo que sabe fazer, nunca perdeu sua humildade. Nos deu várias dicas que vou usar sempre.  Enfrentamos desafios o tempo todo, superar os medos não é coisa fácil, alguns conseguimos, outros nos acompanham por toda uma vida. Por exemplo, Quem sabe andar de bicicleta, precisou aprender, cair, ralar, tentar novamente, até adquirir o equilíbrio necessário para ficar em cima da bicicleta sem cair. E como é gostoso, quando conseguimos, nos sentimos importantes, alegres, realizados e sempre estamos em busca de novos desafios, se já conseguimos o equilíbrio, vamos tentar andar soltando as mãos, e é assim em tudo, também na arte de falar.
Temos um problema sempre presente, os nossos pensamentos são mais rápidos do que as palavras, e isso pode causar atropelo das palavras. O medo, a ansiedade libera a adrenalina, provocando os famosos "brancos", não sabemos onde estamos, como retomamos o assunto, pra isso temos duas soluções, ou tomamos um copo d'água enquanto pensamos onde estávamos ou temos a humildade de perguntar ao público onde paramos. É bom usar de bom humor, para descontrair os ouvintes em determinados momentos. Importante! falamos melhor, quando lemos mais, nunca devemos aceitar falar de um assunto que não dominamos, a menos que se prepare, estude, se informe sobre o assunto. Como catequistas, falamos da Palavra de Deus, e ela é sempre nova, muda de acordo com as situações em que vivemos. Isso vale para o catequista que não se prepara, achando que já conhece determinado tema, ainda que você fale somente aos catequizandos, é preciso sempre se atualizar, ler e escutar o que DEUS tem pra  falar ao seu grupo em cada encontro, através de você. FELIZ  É VOCÊ QUE APRENDE QUANDO ENSINA...
"NÓS NOS TRANFORMAMOS NAQUILO QUE PRATICAMOS COM FREQUÊNCIA" (Aristótoles). Quer ser um bom catequista, pratique, que ser um bom orador, pratique!
Doutor pra muitos, pra nós o sempre Paulo Borges, obrigada pela manhã de formação do dia 20 último.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!