quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Alegrai-vos comigo!

Ao contrário do meu encontro de quarta passada,  liguei pra todos avisando da catequese, muitos ainda estão de férias, viajando, acho que também a catequese só começa de fato depois do carnaval, como tudo no Brasil...
O que vocês sabem sobre quaresma, já ouviram falar sobre esse assunto em casa, ou noutro lugar? depois de beijos e abraços, iniciamos assim nosso encontro de catequese. Depois de algum silêncio, começa o zun zun zun, a gente não pode comer carne, o outro diz, ah! Não pode beber coca...Tudo bem que foi só proibições, mas acho que  foi um bom começo, ninguém me perguntou se  "quaresma" era de comer. Ao menos sabem que a quaresma é um tempo, um período... Aproveitei pra falar sobre os dias que devemos  abster-se de carne. Até que ouvi de um garoto: "eu sei, não pode comer carne no ano novo!". 1,2, 3...Risos, e muita luta pra voltarmos ao clima do assunto. Gente, no ano novo vocês podem arregalar de tanto comer carne, mas os dias são quarta-feira de cinzas e sexta-feira da paixão. Mas  voltando à questão da quaresma ser um período, um tempo...
Mas tempo pra que? Ah! eu sei que tem alguma coisa a ver com a Páscoa, uma dizia. E assim foi desenrolando nossa conversa. É legal você partir de algo que eles saibam. Primeiro, escutamos, e seguimos a partir daquilo que já temos, que é o que eles sabem. Todo encontro procuro deixar  uma mensagem, algo que eles guardem no coração. E o encontro de hoje queria que a quaresma fosse um tempo, onde eles se aproximassem mais de Jesus, ficasse um poucquinho mais parecido com ele. Mas como, faço isso? Mudando  algumas atitudes(conversão), ter um propósito, mesmo que seja uma mudança pequenina, mas que ela aconteça.
Falamos também da CF, e como gesto concreto fizemos um cofre diferente, levei uma caixinha de papelão, daquelas que você compra pronta e monta, recortei coraçõezinhos de papel camurça, imprimi o símbolo da CF ,  na medida que iamos conversando, todos iam dando vida no seu cofre, cola aqui, cola alí, e a mensagem sendo passada. Eles ainda não sabiam do que se tratava aquela caixinha, foi então que disse, que o que eles iriam fazer com aquela caixinha seria algo que traria grande felicidade, muito mais do que receber um presente. Olhos arregalados, eles adoram ganhar qualquer coisinha, vocês vão colocar nessa caixinha sua oferta, vão deixar de comer alguma guloseima, vão pegar parte da mesada e vão colocar aí, e ela ficará assim aberta, ao contrário do cofre que fica trancado, ela ficará aberta e vocês vão ter que conter a tentação em  usar esse dinheiro, porque sabem onde ele será usado , saberão que estarão ajudando alguém que está precisando. No domingo de ramos, quero todas essas caixinhas aqui com suas doações. Nós catequistas, também teremos a nossa.
E sairam todos com suas caixinhas decoradas, mas vazias, quero ver o resultado. Queria que eles entendessem que quaresma não é só um tempo de se privar disso ou daquilo, de deixar de tomar coca e perder uns quilinhos, que isso é bom também, mas que isso sem caridade, sem doação, não passará de uma dieta oportuna, onde o beneficiado será unicamente você.  Pra terminar trabalhei a dinâmica da cruz e o lixo (ótima, obrigada Nísia). Pra quem tava bem perdida, até que rendeu bastante.
Presenciei um fato que fiquei feliz, às vezes levo algum agrado, bombons, bala, hoje comprei pirulitos, mas não usei, porque um deles levou um saco de bombons e chegou todo feliz no encontro dizendo: "Hoje, eu trouxe chocalate pra todo mundo." Escondi os pirulitos, deixei que ele fosse o doador do dia. Percebi que  fez isso, porque me ve fazendo isso,  imitou um gesto meu. Por essa e por outras, sai do meu encontro hoje muito mais catequista, feliz da vida.  E também porque tenho a graça de ter comigo o Rafael que ama estar alí me ajudando e entrou hoje a Natália para enriquecer mais ainda nosso grupo! Seja muito bem vinda! No que depender de mim, vocês serão eternos apaixonados pela catequese. Tenho ou não motivos pra celebrar?
É isso! Alegrai-vos comigo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!