segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Estamos sabendo acolher nossos catequistas iniciantes?

"A inspiração é como uma força elétrica que corre invisível pelos fios de cobre embutidos nas paredes da vida e acende a lâmpada nas nossas casas" (Carlos Mesters)


O fio condutor, a força que me impulsiona, que me serve de inspiração, que me faz  partilhar por aqui, são coisas que vivo, que vejo acontecer debaixo do meu nariz e muitas vezes são resultados de conversas com outros catequistas. Ouço muitas partilhas positivas,  conquistas, projetos, alegrias, mas também, muitos desabafos, gritos pedindo uma luz, um socorro.

SER CATEQUISTA...

Estamos no mês de agosto, mês vocacional, tempo oportuno para refletirmos sobre nossa vocação, enquanto catequista. 
Achamos lindo e até nos sentimos envaidecidos por termos sido escolhidos por Deus para ser um/a catequista, porém, é bom lembrar que, ninguém se torna um/a catequista só pelo fato de ter sido chamado por Deus.  Ele quis precisar de nós e responder a esse chamado é muito mais que responder o primeiro SIM. Nossa resposta indica: RENÚNCIA, SEGUIMENTO, COMPROMETIMENTO...
Ele nos ENVIA dizendo: VAI! eu estou contigo! Aliás, essa é nossa única certeza: Ele é Deus conosco!

CHAMADO, RESPOSTA, RENÚNCIA, SEGUIMENTO, RESPONSABILIDADE, COMPROMETIMENTO...Eu li que, o chamado é um tesouro escondido, uma pedra preciosa. Por causa dele, a pessoa abandona tudo, segue Jesus (Mt 13, 44-46) e entra na nova família, na nova comunidade (Mc 3,31-35) "Seguir" era o termo que se usava naquele tempo para indicar o relacionamento entre discípulo e seu mestre.

Se respondemos SIM, temos que renunciar/abandonar  muita coisa para nos dedicar ao  ministério. 

Se fôssemos elencar aqui as partes espinhosas da catequese, o muro das lamentações ficaria alto,  mas eu queria tocar na questão daquele  catequista que está chegando, aquele que chamamos de catequista iniciante ou auxiliar.... Porque muitos desses CATEQUISTAS não perseveram? Qual o motivo? Será que se confundiram, pensando ter escutado o chamado de Deus?


Será que não foi devidamente acolhido pelo grupo ou pelo companheiro de turma? Será que não foi dado a ele oportunidade de expor suas ideias? Será que o catequista atuante não dá abertura, se achando o dono da turma?


SERÁ QUE O CATEQUISTA INICIANTE DEVERIA SER UM POUQUINHO MAIS TEIMOSO, JÁ QUE OUVIU NO CORAÇÃO O CHAMADO DE DEUS?

ESTÁ CERTO, DESISTIR NA PRIMEIRA DIFICULDADE?

IH! Será que não encontraram a pedra preciosa a ponto de passar por cima das pequenas decepções que aparecem?


É bom lembrar que o chamado a ser catequista e em todos os chamados, teremos sempre as duas realidades: o lado divino daquele que chama, envia e é presença na caminhada e o lado humano. Como catequista, sou chamada/o a viver em comunidade  e nessa comunidade somos todos humanos, imperfeitos... Aqui está o X do chamado, é quando me deparo com o lado humano... Muitos não sobrevivem a essa experiência. É preciso muita certeza do chamado, da vocação, muito amor, muita paciência, resignação, renúncia...


Por outro lado, é imperdoável a falta de acolhida de catequistas atuantes e coordenadores? às vezes o catequista iniciante entra, sai e ninguém vai até ele pra saber o que aconteceu, o porque está desistindo?
Esse por sua vez, fica lá, se sentindo frustrado, achando que não dá pra coisa! Com isso corremos o risco de perder grandes catequistas! Somos catequistas, batemos no peito, mas não sabemos acolher os que estão chegando...

Perguntas, perguntas, perguntas... muitas sem respostas ou temos e não queremos nos envolver. O certo seria colocar em pauta todas essas problemáticas numa reunião com coordenadores, com o grupo de catequistas... Seria oportuno preparar os novos para esse chamado.  Pois quem disse QUE SERIA FÁCIL?


Quantas provações não passou um catequista que tem 10, 15, 20 anos de caminhada? Quantos sapos teve que engolir? Quantas lágrimas rolaram? Então, pra se ter 20, 30 anos de caminhada, foi preciso se ter um mês, um ano... É pelo poder de superação que vamos descobrindo os verdadeiros vocacionados!


Mas, que nós podemos contribuir, ajudar os que estão chegando, isso podemos!!! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!