terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Realidades diferentes, dificuldades comuns...



Pais ausentes - sem consciência do papel da catequese - pais que não foram iniciados na fé, batizados não evangelizados... É cômodo para o catequista jogar a culpa de uma catequese ineficaz nos pais, porém, se isso está claro pra nós, resta-nos elaborarmos um trabalho junto aos pais, com encontros catequéticos, pois que eles fazem parte dessa bola de neve que vem crescendo de batizados que não foram evangelizados, não iniciados na fé. Como exigir, sem oferecer?? O resultado disso, são os catequizandos que temos...

Falta de formação/capacitação do catequista - o catequista desempenhando um papel de tamanha importância, sem antes ter recebido uma formação adequada... (Jesus chamava, formava e depois enviava...) A paróquia se preocupa em disponibilizar, investir na formação de seus catequistas, trazendo assessores, palestrantes?? Os catequistas participam quando são oferecidas tais formações? Eles procuram outras fontes para se formar, como a leitura de bons livros/revistas/sites confiáveis? 

Falta de apoio/presença do sacerdote - Muitas vezes todo trabalho de evangelização é delegado unicamente aos catequistas. Entendemos as várias responsabilidade de um padre dentro de uma paróquia, principalmente sendo pároco. Porém na nossa vida tudo é questão de prioridade e a catequese deveria ser a prioridade em toda paróquia. Um pai, uma mãe de família, tantos e tantos catequistas que trabalham o dia todo, a semana inteira, alguns trabalham até aos sábados e mesmo assim encontram tempo para dedicar-se à catequese... e chegando lá, não encontra apoio! Isso é frustrante, inaceitável!

Insisto, queridos catequetas, assessores diocesanos, regionais, nacional, não adianta tantos estudos, se isso não chega no coração de nossos sacerdotes... Um padre consciente, formará seus catequistas para a verdadeira IVC, esses por sua vez formados, terão condições de iniciar na fé seus catequizandos e as famílias desses catequizandos... 

Sou uma voz que clama no deserto,  só queria que alguém ouvisse a voz de uma simples catequista, aqui do interiorrrrr de São Paulo, que não só lê ou escreve sobre catequese,  mas que faz a experiência, que vive na prática, que escuta aqui e ali as angustias de tantos catequistas... As deficiências estão claras, resta-nos querer enxergá-las e AGIR. 

Padres catequetas/formadores
Catequistas comprometidos/receptivos
Catequizandos/Famílias sedentas - evangelizadas

Utopia?
Pra mim, sonho!!



"A CATEQUESE É UMA URGÊNCIA. SÓ POSSO ADMIRAR OS PASTORES ZELOSOS QUE EM SUAS IGREJAS PROCURAM RESPONDER CONCRETAMENTE A ESSA URGÊNCIA, FAZENDO DA CATEQUESE UMA PRIORIDADE" (PAPA JOÃO PAULO II)"





2 comentários:

  1. Hoje postei no face:
    "A CATEQUESE É UMA URGÊNCIA. SÓ POSSO ADMIRAR OS PASTORES ZELOSOS QUE EM SUAS IGREJAS PROCURAM RESPONDER CONCRETAMENTE A ESSA URGÊNCIA, FAZENDO DA CATEQUESE UMA PRIORIDADE" (PAPA JOÃO PAULO II)"
    Sabe, Imaculada, penso que os catequista unidos, independente da situação (boa ou ruim) da catequese em suas paróquias, devem abraçar esta causa e fazer ecoar, ressoar em cada comunidade "esta voz" que clama no deserto, que nos conclama a todos, clero e leigos, a sermos realmente fiéis em nosso chamado. Que o Espírito Santo, companheiro inseparável de nossa missão, nos dê direção, força e coragem para levarmos com amor o Evangelho de Nosso Amado Mestre ao profundo dos corações humanos, assim seja.
    bjos no coração e força sempre! Cátia

    ResponderExcluir
  2. ... e eu acrescentei essa citação na postagem, pois já usei dela várias vezes... Amo João Paulo II, porque ele tinha um carinho todo especial pela catequese.... isso tudo que estamos vivendo, essa sede de mudança, essa necessidade de ver adesão de todos é ainda um eco desse grito que ele deu a tanto tempo... Quando passo pelas paróquias e vejo a luta, a perseverança de tantos catequistas que fazem com amor, me encho de ânimo... Estamos vivendo um tempo de mudança, não podemos é deixar tudo isso cair no esquecimento... a Hora é agora!! Força sempre minha querida!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!