segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Falta amadurecimento ou defasagem na aprendizagem?

Os dois vão refletir também na catequese... Temos que estar atentos, são duas situações bem diferentes...

Catequizandos que não acompanham a turma, não dominam totalmente a escrita e a leitura... O que fazer? Você já passou por essa experiência?

Tendo em vista que todo ponto de vista é vista de um ponto, vamos tentar descobrir qual seria esse ponto...

Falta  amadurecimento?
Defasagem na aprendizagem?

Como catequista, precisamos conhecer a realidade desse catequizando, quais são suas necessidades. Se após o contato com os pais, ficar constatado que existe  uma defasagem na aprendizagem,  isso vai refletir também na catequese.  Então, precisamos respeitar e trabalhar de acordo com o que ele pode nos oferecer. Muitos, mesmo apresentando  dificuldades na escrita e leitura, conseguem assimilar a mensagem transmitida. Em outros  casos, não se trata apenas de uma defasagem, mas catequizandos portadoras de necessidades especiais, que serão acolhidos, porém é preciso que se faça um trabalho diferenciado com ele, senão não estaremos promovendo uma catequese inclusiva. Aqui reside uma de nossas maiores carências, catequistas capacitados para trabalhar a inclusão.


Por outro lado, temos a questão da falta de amadurecimento, própria da idade. Bom seria se nossos pequenos amadurecessem como a jabuticaba, uniformemente. Porém, isso não acontece, cada um tem seu tempo. Aqui, temos que ter o cuidado para não pular fases, de repente 'aquele' catequizando não está apto ainda para subir mais um degrau em sua caminhada de fé. Talvez ele deva amadurecer numa pré-catequese  com catequizandos da sua idade. Existe aí a psicologia das idades que precisa ser respeitada. A catequese não deve ser algo feito às pressas, mas sim levar em conta o amadurecimento na fé da pessoa, também na idade infantil.

Catequizandos da mesma idade... falando nisso, lembrei-me de um fato, turmas mistas,  abordarei sobre isso em breve...

Beijuuusss!! Até!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!