sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Priorizar sem desprezar...


Olá amados leitores e amigos de caminhada!

Tem um tempão que não partilho nada por aqui. E olha que não é por falta de assunto, mas por falta de criar uma disciplina com minhas atividades. Espero que tenham tempo para um dedinho de prosa. O assunto em pauta é: A PREFERÊNCIA PELOS ADULTOS.

Não me considero retrógrada, entendo perfeitamente a preferência da Igreja que nos últimos anos nos instiga à Iniciação Cristã, priorizando os adultos e sei também o porquê  do pedido (devemos cuidar para não fazermos a leitura ao pé da letra e não priorizar um, desprezando o outro). Não sou  alienada, faço parte dessa sociedade de adultos batizados, não iniciados, católicos nada comprometidos. A missão da Igreja é evangelizar, fazer discípulos missionários... E quando dizemos "Igreja", nos referimos a todos: Bispos, padres, ministros, catequistas, todas as pastorais (todas!!!) e movimentos.  Temos já grandes progressos, iniciativas lindas em se tratando da Iniciação à Vida Cristã.

Porém, em muitos lugares, ainda se tem a idéia de que a missão de evangelizar, cabe aos catequistas e que se existem "católicos" inconstantes, incrédulos, nada comprometidos, isso se deve unicamente a "essa" catequese falha. É chegado a hora de nos unirmos e mostrarmos que de fato ‘somos um’ em Cristo e que devemos assumir nosso compromisso de batizados, que é evangelizar, anunciar Cristo vivo e presente. Não seria essa a pastoral de conjunto que muitos documentos pedem? Por isso dizemos que Iniciação Cristã é papel de toda Igreja. Infelizmente ainda fazemos parte de uma Igreja que cada pastoral está no seu quadrado.

Não gosto quando ouço da boca de palestrantes, formadores, um certo desprezo com relação à catequese com crianças, adolescentes. Precisamos sim, ter consciência que a Iniciação à Vida Cristã, acontece num processo de catequese continuada, rumo ao amadurecimento na fé, que em muitos casos, inicia-se na idade infantil. A questão é iniciar  na fé, todos os que nos são confiados.  Se inicia os pequeninos,  deixe de lado a catequese infantilizada, sacramentalista,  os forme de maneira adulta, na certeza de que essa remessa serão os adultos cristãos de amanhã. Se tivermos essa preocupação, alguém lá na frente não vai precisar "retocar" nosso trabalho, se ocupando em evangelizar os adultos que outrora foram nossos catequizandos. Depois, quem trabalha com crianças, adolescentes, jovens, tem em suas mãos uma grande oportunidade de evangelizar e tocar os corações da família. Pois, não seria na catequese com crianças, o lugar onde se concentra o maior número de adultos? Quantos desses foram de fato iniciados na fé? O que não se concebe é não ter um trabalho de evangelização paralelo com essas famílias no período da catequese.

Por outro lado, devemos sim, correr atrás do prejuízo, evangelizando os  demais adultos de nossa comunidade, através de uma eficaz catequese de Iniciação com adultos. A propósito, em sua paróquia existe um trabalho organizado para acolher os adultos que querem se tornar cristãos? E melhor, existe um trabalho missionário, que vá em busca desses adultos? Se não! Está na hora de elaborar um plano de ação.
  
Termino essa minha fala com as palavras de Pe Boris: "Acredito muito na força dos catequistas, ministros da Palavra, não porque sejamos fortes, mas porque servimos aquele que é a força da vida, que é o nosso Deus que se manifesta, se revela não só nas Escrituras, mas de diversas formas, e nós somos servidores da Palavra, portanto, portamos um tesouro valioso dentro de nós e que habita no nosso meio." (Pe Boris Agustin Nef Ulloa- 1º Simpósio Animação Biblica da Pastoral - regional sul 1- CNBB)

E é esse tesouro valioso que precisamos fazer conhecido e amado por todos, não se detendo nessa ou naquela faixa etária. Sabe qual foi a fonte de inspiração para esse meu texto? Foi quando na noite de ontem, uma catequista,  partilhava comigo  sobre como teria sido seu encontro com os pais de sua turma, uma turma de pré catequese, crianças de 07, 08 anos. Uma mãe, emocionada dá seu testemunho, ela dizia que sua filhinha de 07 anos tinha duas coisas que sonhava, uma delas, era que a mãe participasse da missa com ela, pois até então, ia à missa com a avó. Essa mãe, resolve atender ao pedido da filha. Agora, se essa mãe não tivesse sido tocada por Deus, através da filha, ela teria dado esse testemunho? Por isso, insisto, essa etapa é a oportunidade de evangelizar um monte de adultos. Cabe ao catequista, perceber o momento de agir e não ficado acomodado esperando a hora da graça passar.

Sendo assim, trabalhemos com afinco, com crianças, adolescentes, jovens e adultos, tendo um carinho todo especial pelos adultos afastados(sem radicalismo), pois os adultos, cujos filhos estão na catequese, estão bem perto de nós e essa é a hora de evangelizá-los.

Com carinho!
Imaculada Cintra, catequista apaixonada pelos pequenos, mas, consciente de que sou catequista de “IVC”, com a missão de formar os futuros adultos cristãos e evangelizar hoje os adultos afastados, batizados não evangelizados...


17 comentários:

  1. Veja se entendi.... Podemos evangelizar os adultos através das crianças. Certo?
    Eu acho que esse assunto anda bem desconhecido em várias comunidades, e quanto a nós que possuímos blogs, podemos focar mais em ideias e assuntos voltados a Catequese de Adultos. É hora de mudar.
    Paz e luz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Jonathan,podemos evangelizar os adultos, cujo filhos estão na catequese, já que muito não foram iniciados na fé. Faça uma pesquisa com sua turma, veja com os pais quais receberam os três sacramentos da IC: Batismo, Crisma e Eucaristia... E mesmo que tenham recebido, se não se comprometem, se não vivem em comunitária, isso mostra que a iniciação não aconteceu, não estão vivendo os sacramentos no seu dia-a-dia, enfim, não foram evangelizados... Então, é preciso esse trabalho paralelo, para você ter a oportunidade de passar a eles, que estão passando aos filhos... Eu vejo que devemos cercar de todos os lados... Concordo...é hora de mudar!!

      Excluir
    2. AH minha querida Imaculada, as vezes é tanta luta, querer fazer tanta coisa bacana e muitos vetam. Temos coordenadores desanimados, a coordenadora da catequese da minha comunidade até que é animada, mais sinto algo que falta nela, não sei dizer ao certo. A coordenação geral da catequese de toda a cidade infelizmente esse praticamente nem existe, não apoia nada, não diferencia nada, aquela coisa morna que feita quase que obrigado. Tenho muito vontade de fazer uma reviravolta na catequese da minha cidade, mas não posso e sinto impossibilitado pra isso. O que me entristece é por que 80% das pessoas da minha cidade dizem ser católicos, ou seja, a igreja tem tudo para fazer um bom trabalho evangelizador. Mas que mesmo pequenos possamos ter forças para lutar.
      Minha turma mesmo, sou muito criticado e questionado. Dizem por que minha turma é presente, as famílias são presentes? Tento explicar mais não entendem. Eu por exemplo cerco de todos os lados (como vc disse). Eu ligo para os pais, vou nas casas, mando carta, passo sermão nos pais quando é preciso, nas crianças também, se doessem faço visita, se a família anda meio que brigadas faço visitas (quando fico sabendo), vou nas casas dos que me pedem rezar o terço, e não me inquieto. Quando dou a receita pelo motivo do sucesso do meu trabalho na catequese ainda sou criticado como sendo uma pessoa com tempo sobrando. Talvez por ser solteiro, e não ser "dono de casa" tenho tempo mesmo (rsrsrs). É triste Imaculada, mas a realidade ultimamente da catequese está sendo esta.
      Paz e luz!

      Excluir
    3. Na verdade Jonathan, quando o pároco não tem esse desejo de mudança, tudo se torna mais complicado... Rezemos e façamos a nossa parte...quem até dando o primeiro passo, indo atrás, propondo, questionando...

      Excluir
  2. Aqui em minha paróquia o objetivo da catequese é caminhar junto com a família. Temos até um mateial para os pais "estudarem" com os filhos. Mas o resultado deixa a desejar. Eu interpreto como falta de acompanhamento da catequese e mesmo da paróquia. Porque apenas "jogar" o material nas mãos dos pais não resolve em nada.Não há incentivo e muitas desculpas de "falta de tempo" para uma hora semanal de estudo bíblico. Dá prá contar nos dedos quem segue a orientação. Ao contrário, se houvesse pelo menos um encontro mensal com os pais onde se sanasse dúvidas e verificasse esse acompanhamento familiar, o resultado poderia ser melhor.
    Enfim, é uma tentativa. Nem tudo é perfeito e é através dos erros é que se faz as mudanças. Espero que essa mudança aconteça pra melhores frutos.

    ResponderExcluir
  3. é minha querida, na verdade falta essa sede por Deus...O manual que usamos tb tem o livro da família, com encontros a cada término de unidade, onde os pais numa linguagem adulta recebe o que foi passado aos filhos...Aqui já tentamos fazer os encontros em plenário, mas o jeito que mais tem dado certo, é cada catequista fazer com seus pais... Isso acontece desde a pré catequese, até o Crisma... Em cada etapa que tem uma duração de dois anos cada, são mais ou menos 06 a 07 encontros... São Poucos, mas temos visto resultado...Alguns pais tem até manifestado o desejo de receber uma formação bíblica...Essa proximidade com a família, vai despertando em alguns, mais em algumas, o desejo de ajudar na catequese... Qualquer mudança, por menor que seja já é um começo...Béjos Edite e obrigada por sua participação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mestra, qual é o material que vocês usam por aí?
      Bjs

      Excluir
    2. uuiuiuiuiu Mestra??? Socorro!! rsrsrs
      Olha, trabalhamos com a coleção água e espírito da Paulinas... muito bom... Aqui trabalhamos a iniciação aos pequeninos, depois dois ano de eucaristia, dois perseverança e dois de crisma... cada etapa com o material deles... o da Eucaristia foi revisto e fica pronto em novembro... vai ficar melhor ainda... veja no google e peça um pra vc conhecer...ele tem tb o livro para trabalhar com a família em todas as etapas...

      Excluir
    3. Vou se meter na conversa rsrsrsrs.
      Você disse Imaculada que suas crianças se preparam de 2 em 2, certo?
      Mas como é a separação das idades?
      Aqui se faz um ano iniciação 8 anos, e eucaristia no ano seguinte...

      Excluir
    4. 08 anos - Iniciação aos pequeninos
      09 anos - Iniciação I - dois anos até Eucaristia
      Iniciação II-perseverança/projeto jovem
      Iniciação III - Crisma
      Se a criança entra com 08, o itinerário tem duração de sete anos seguidos... Crisma com 15 anos completos...
      Aqueles que entram mais tarde, com 10, 11 anos, sempre temos alguns casos, eles não fazem a etapa da perseverança,indo direto para a Crisma...

      Excluir
    5. Anotei aqui a sequência que vocês realizam.
      Aqui começa 8 logo no outro ano com 09 anos eles já estão na turma de eucaristia.
      Muitos vão para a perseverança com 10 anos, mas a maioria sai e volta só depois para a crisma.
      Queria fazer algo que eles ficassem frequentes diretamente até a crisma, e depois quem sabe poderiam se tornar novos catequistas.
      Comigo foi assim, fiz primeira comunhão com 11 anos e fiquei na perseverança até os 13, crismei com 14 e no mesmo ano comecei ajudando na catequese, com 17 anos tive minha primeira turma.
      Poderia ser assim com nossos catequizandos também né?...

      Excluir
    6. Jonathan, porque vc não continua com essa sua turma?? Faça um teste... Envio pra vc o material do projeto jovem... que tal?? Assim, vc poderia ser o começo de uma mudança... o que acha? Topas???

      Excluir
    7. Imaculada, é uma boa ideia, mas já estou com esse turma atual à 2 anos, e o que me parece que eles andam até cansados de mim rsrsrs imagina só eu grudar neles até aos 15 anos? Será uma boa ideia?
      Mas se você quiser enviar o material para meu email ficarei agradecido, pois posso repassar para os demais catequistas, caso eu não continue com essa turma jovem, por que esta ideia é um caso a se pensar né?

      Excluir
    8. Imaculada estou aguardando o projeto jovem que ficou de me enviar. Rsrsrss

      Excluir
    9. amore, esse material é um livro, do catequista, do catequizando e o da família...é da Paulinas, da coleção água e espírito... Sabe o que eu acho que vc deveria pedir esse material, o da eucaristia, da perseverança e o da crisma, pra vcs conhecerem... peça pra paróquia pedir na paulinas...

      Excluir
  4. Imaculada, mestra, venho aqui pedir um help.
    Estou aqui pensando no domingo que vem, como é dia das crianças e dia de N.S.Aparecida, estou pensando em fazer uma tarde de artes.
    Primeiro passar um vídeo, depois fazer um artesanato com: "o que representa Jesus pra você?" (cada um vai fazer um desenho bem bonito usando sementes de feijão, arroz, milho e outras coisas como farinha e etc) e depois um lanchão com muuuuitas gostosuras.
    Aí que queria a sua ajuda com o filme. Estava pensando em "Marcelino, Pão e Vinho" em desenho, mas não o tenho. Você tem ele? Pode me mandar? Socorrooooo Um beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju... ai menina, aqui por ser a padroeira Nossa Senhora Aparecida, acaba que o tem "crianças" fica em segundo plano....porque a festa nos dá a maior trabalheira... mas, olha, eu não tenho esse filme, mas tem um amigo que tem, o nosso querido google, coloque lá "baixar filme marcelino pão e vinho", que vc vai conseguir... inclusive tem no youtube...agora, não sei se vai encontrar em desenho, mas se não, passe o filme mesmo...
      Eu passei semana passada do de Nossa Senhora Aparecida, eles amaram...
      beijussss

      Excluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!