quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Na nossa catequese, como abordamos os mandamentos?


Deixo pra vocês, esse material de Inês Broshuis, retirado do Livro: A Bíblia na Catequese-editora Paulinas. Muito bom! Recomendo!!

Filhos meus,
Eu sou seu Deus que criou vocês por amor, que quer ver vocês livres e felizes.
Sou a fonte da vida e chamo vocês para virem e beberem desta fonte. Encontrarão esta fonte observando os meus mandamentos.

1. Lembrem-se de que meu amor vale mais que dinheiro, poder e prazer. Estes são ídolos que enganam. Não se curvem diante deles. Se corresponderem ao meu amor, a minha benção acompanhará vocês, seus filhos, seus netos e bisnetos.

2. Usem o meu nome somente para promover a vida e defender a justiça, e vocês recolherão os seus frutos.

3. Criei vocês para a vida plena. Colaborem com minha obra de criação. Guardem dias e momentos para celebrar o meu amor por vocês,para lembrar meus benefícios e minhas palavras. Colaborem com minha obra de criação por meio de seu trabalho e criatividade. Mas guardem também dias e momentos para o descanso, o lazer, a festa e a convivência. Garantam estes direitos a todos.

4. Filhos, respeitem seus pais, também quando forem idosos. Pais, respeitem seus filhos. Esposos, respeitem-se mutuamente. Assim viverão felizes e a vida se prolongará e se tornará plena.

5. Respeitem e promovam a vida. Sejam agentes de transformação diante das ameaças à vida: fome, drogas, aborto,guerra, pena de morte, violência, injustiça... Promovam a verdadeira vida pela vivência do amor, do perdão, da misericórdia. Preservem a natureza, geradora de vida para todos os seres.

6 e 9. Respeitem-se mutuamente, vivendo o amor e a sexualidade com responsabilidade. respeitem os laços matrimoniais. O amor de uns para com os outros é o maior por vocês. Vivam esse amor como dom divino e força criadora de vida nova.

7 e 10. Sejam solidários. Saibam partilhar dons e bens. Evitem acumulação de bens materiais. Todos têm direito à propriedade. Por isso, este direito deve ser garantido a todos, e deve ser respeitado. os bens públicos sejam usados em benefício do povo que é seu legítimo dono. Assim se evitará que alguns cheguem a cobiçar o que não lhes pertence.

8. Sejam um povo honesto. Evitem: julgamento leviano, calúnias e maldição, mentira e falsidade, corrupção,manipulação, juramento falso, impunidade diante da injustiça.

Eu lhes dou estes mandamentos para que todos tenham vida, e a tenham em abundância!

4 comentários:

  1. Oi amiga, estou vendo os mandamentos com meus catequizandos, no primeiro encontro eles fizeram cartazes retratando com figuras os tres primeiros mandamentos. No segundo encontro levei jornais e revistas da semana para que eles lessem e identificassem quais mandamentos estavam sendo cumpridos ou não. Agora levaram como tarefa que devem filmar/fotografar, quando e como os mandamentos estão sendo respeitados ou não. È fé e vida lado a lado!!! Reproduzirei esse texto e vou discutir com eles em sala. Obrigada pela partilha. Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieee..quem é tu??? srsrsr mas, se me chamas de amiga, é gente conhecida e gente boa .. Que legal sua partilha... É isso mesmo, amo trabalhar com imagens, eles fixam melhor e não ficamos naquela coisa decorativa... Pra mim não interessa se eles sabem de cor e por ordem os mandamentos, mas que os saibam distinguir no dia a dia... Beijo grande!!

      Excluir
  2. Com qual autoridade a Igreja Catolica mundou os mandamentos de DEUS de Exodo 20?????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro ou minha cara( porque do anonimato, estou aberta à críticas construtivas)... Minha postagem não mostra em momento algum que houve alguma mudança nos mandamentos,mesmo porque passe o tempo que passar nem uma vírgula se muda... Mas, o que foi mostrado é uma maneira de passá-los, de colocá-los em prática...
      Entendestes???
      Grande abraço!

      Excluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!