sábado, 5 de maio de 2012

"Restaurem-se o catecumenato e os sagrados Ritos!

Já faz quase 50 anos que, pelo maravilhoso sopro renovador do Espírito Santo, o Concílio Vaticano II decretou:
"Restaure-se o catecumenato de adultos, dividido em diversas etapas. O tempo do catecumenato, estabelecido para conveniente instrução, será santificado com os sagrados ritos a serem celebrados em tempos sucessivos"
(Constituição Sacrosanctum concilium, 1963)
A partir desse pedido do Concílio Vaticano II e por solicitação do papa Paulo VI, foi elaborado o RITUAL DA INICIAÇÃO CRISTÃ DE ADULTOS, denominado RICA, aprovado e promulgado em 1972. No Brasil, o RICA foi editado em 1974, mas não foi devidamente assumido.
Felizmente em 2001, a Igreja Católica no Brasil relançou o RICA e, na 2ª Semana Brasileira de catequese, realizada em Itaici, SP, sob o lema Com adultos, catequese adulta, deu novo impulso à catequese com adultos, ao catecumenato e ao uso do RICA nas comunidades. Em 2004, atenta aos sinais dos tempos, lançou um novo projeto de Evangelização (2004-2007) - Queremos ver Jesus, Caminho, Verdade e Vida -, no qual, entre as pistas de ação, recomenda-se "intensificar a catequese de adultos, com especial atenção à iniciação cristã".


Catecumenato é uma palavra de origem grega que significa "lugar onde ressoa a mensagem"
* do livro: Uma proposta de catecumenato com o RICA simplificado, de Pe Lúcio Zorzi - Paulinas


3 comentários:

  1. Olá querida, estou sumida sim, mas não por vontade própria, é que estou com uma série de compromissos na comunidade e não estou dando conta do recado rerererere. Estou com saudades, espero poder voltar logo para o blog. Beijossss

    ResponderExcluir
  2. Ola!
    Obrigado pela visita, que bom que você gostou das flores ,essa forminha eu consegui com a avon, ficou bem bonitinho mesmo.beijos, uma boa semana pra você. Nena

    ResponderExcluir
  3. Olá,amiga Imaculada!
    Estou realizando um sorteio especial em meu blog "Sonhos de Papel". Venha participar também.Ficarei muito feliz com sua presença.
    Deus a abençoe sempre!
    Com carinho,
    Angela

    docessonhosdepapel.blogspot.com

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!