terça-feira, 29 de maio de 2012

Republicando...

 

Encontrei essa postagem, escrita em janeiro de 2010... Dois anos e quatro meses se passaram... Estou republicando, pois ela vem de encontro a postagem anterior, escrita para o  "Catequese e Bíblia!  Há tanta coisa pra se fazer e não vamos conseguir nada se não entrarmos na luta. ( cá entre nós, e quem ninguém me ouça, mas tem hora que tenho vontade de liderar uma grande manifestação, dar o  grito, um basta à falta de carinho, interesse, comprometimento com  a catequese em muitos lugares.) Sabe aquele velho ditado: "a esperança é a última que morre", então, confiando   nisso,  acredito que um dia a catequese será a pupila dos olhos numa paróquia... 

"Os tempos não são melhores ou piores; os tempos são outros".

Viver uma catequese de lamentações, buscando a nostalgia de um tempo que não existe mais - ou talvez nunca tenha existido - não resolve. "No meu tempo, os catequizandos respeitavam os catequistas, os professores, os filhos obedeciam aos pais", Na minha época, o mundo era bem melhor!" Eu cresci e você também escutando essas e outras afirmações ditas por nossos pais. Isso às vezes nos dá um certo desânimo, parece que esse mundão de meu Deus tem jeito não. E isso está encarnado na catequese, deixando prevalecer nossas falhas na maneira de catequisar, nos fazendo sentir  incapacitados, nos paralizando, parece que estamos engessados, muitos até desistem. 


Lendo o livro "Pedagogia da amizade", li uma frase que me inspirou a fazer essa reflexão: "Os tempos não são melhores ou piores; os tempos são outros". De fato, os tempos são outros, estamos em plena transformação todos os dias, não podemos parar no tempo no que diz respeito à catequese, muito menos retroceder, querendo voltar a uma catequese de perguntas e respostas prontas e decoradas. Repito, os tempos são outros, que bom seria se os catequistas que de fato amam a catequese, entrassem o ano de 2010 com garra de lutar por uma mudança na catequese, adequando aos tempos em que estamos vivendo.


Estou dizendo isso, porque até agora não conversei com nenhum catequista que me dissesse: "Olha, Imaculada, esse ano tenho um propósito de provocar ou sugerir algo para a catequese, ao contrário, tenho escutado  o desabafo de muitos, dizendo estar desanimados, porque não consegue mais ficar amassando barro, sem nenhuma perspectiva de mudança, que até já tentaram,mas não foram escutados. 


Mas, se você está se sentindo incomodado, será que não é pra você dar o pontapé inicial, arregaçar as mangas e ir à luta, procurar o pároco, se esse não resolver, procurar o bispo, sei lá quem mais! Se você que ama a catequese está sem gáz, então, esperar por quem? O espírito Santo está soprando aos quatro cantos o que precisa ser feito na nossa ação evangelizadora, só não vê e não ouve quem não quer, mas que ele tá gritando, ele tá! O que nos pediu o ANC? O que nos pediu o DA? O que nos pediu a III SBC? O que nos pediu a assembléia das Igrejas? Se você não sabe, busque no google.


 A hora é agora... Ei, vamos embora, que o esperar não é saber, quem sabe faz a hora, não espera acontecer... Eitá, quem canta mesmo essa música? Alegre seu coração, tire o bumbum dessa poltrona e vá a luta, Deus conta com Catequistas ardorosos, zelosos pela causa do Reino. No mínimo, promova, exija um estudo sobre o documento saído do forno sobre a INICIAÇÃO CRISTÃ. Fui chata neh! eu sei!  Com carinho!

2 comentários:

  1. Imaculada, estes seus posts dão um comichão na gente, dá vontade de ir atrás nessa manifestação gritando junto, hehehe!
    A música (linda!) é de Geraldo Vandré.
    Bjo,
    Xanda

    ResponderExcluir
  2. rsrsr.. vamos gritar...grita aí, que grito aqui.... Acordem povo de Deus, quando é que vão dar o valor que nossa catequese merece... quandooooooooooooooooooooooooo??? Chega de ser prioridade no papel...

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!