domingo, 20 de maio de 2012

Reencantar-se!

Nessa semana, fomos numa paróquia de nossa diocese para conversar com os catequistas( eu e a Renata). Eles estão tentando dar uma guinada na catequese, e nós,  tentando orientar. Não foi um encontro de formação, mas um encontro para trocas de experiências .
No decorrer da conversa, o coordenador, uma pessoa dedicadíssima, me fez uma pergunta: "O que a gente faz quando nos deparamos com tantos catequistas desmotivados, que não querem nada com nada..."

Infelizmente, esse problema não é só dessa paróquia, acho que isso acontece em todo lugar. Nem todos caminham no mesmo ritmo, muitos ainda não se descobriram CATEQUISTAS VOCACIONADOS. Nessa vida agitada, atribulada,  as coisas acabam caindo na rotina, inclusive a catequese. Não encontramos tempo para o"sagrado", nossa espiritualidade vai minguando, vamos esfriando e quando percebemos estamos empurrando nossa missão com a barriga. Foi-se o encantamento!

Em muitos casos, nossos catequistas e agentes de pastorais precisam mesmo é de uma evangelização, de um anuncio querigmático, de uma conversão pastoral, de um encantamento ou reencantamento pela pessoa de Jesus

Quando estamos encantados por alguma coisa, nosso olhar brilha, nosso corpo fala, nossa voz vibra... Assim sendo, quando estamos encantados por Jesus, aquilo que fazemos, que falamos, ECOA com vibração.

Nossos catequistas precisam sim de muita formação, mas também de encontros motivacionais, de encontros para reavivar a chama do Espírito Santo. A festa de pentecostes está chegando, aproveitemos a oportunidade para nos reabastecer.


Nossa catequese, nossos catequizandos, merecem catequistas encantados e motivados!




 

Um comentário:

  1. Oi, esses encontros para diálogo, formação, trocas de experiencias é verdadeiramente uma delicia. Querida te enviei um email, depois leia tá?

    Boa semana, PAZ E LUZZZZZZZZZZZZZZ

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!