sexta-feira, 25 de maio de 2012

Visita às famílias dos catequizandos!


Encontramos uma grande resistência por parte dos catequistas, quando falamos do trabalho de visitação às famílias dos catequizandos. Uma das causas principais é o medo. Esse, muitas vezes nos paralisa.  E de fato, a primeira visita a gente nunca esquece, nem a segunda, nem a terceira, aliás, nenhuma, pois a cada visita é uma  manifestação do amor de Deus que não conseguimos explicar. É ver pra crer!

Lembro-me que quando começamos as visitas aqui, os catequistas,  aqueles que tinham dito "SIM(na época, nem todos aderiram), assumiam uma quantidade de catequizandos(famílias) pra visitar, isso aleatoriamente, ninguém sabia quem seria catequista de quem. (Hoje,  mudamos isso, cada catequista visita sua turma. Nenhum catequista coloca resistência).

Uma visita especial...
Na época, estava eu com minhas fichas, aquelas famílias que Deus havia me confiado. Fiz as visitas, sem grandes problemas, com exceção de uma menina.  Não conseguia agendar de jeito nenhum a visita, a cada ligação era uma desculpa que a mãe arrumava.

Na primeira vez que liguei, quando me identifiquei e falei da inscrição da filha na catequese e que precisava marcar a visita,  ouvi da mãe: " Eu não coloquei ninguém na catequese, isso é coisa dela e do pai..." Ela foi dizendo que era evangélica, que isso, que aquilo... Enfim, foi curta e grossa! Se eu tivesse um pouquinho de vergonha na cara, não teria prosseguido, mas como sou teimosa, depois daquele impacto desconcertante,  insisti.

A cada sugestão de data, ela dizia que tinha  um compromisso e me dispensava. Não consegui, aquilo  ficou me cutucando, até que tive coragem de ligar novamente e torcendo pra que ela não atendesse aquele telefone. Por sorte, o pai atendeu, expliquei novamente e tentei agendar, sem sucesso, pois mãe e filha não estariam em casa. O pai disse: "Você pode vir que conversamos..." Não concordei, pois que a visita deveria acontecer com a família reunida. Marcamos a bendita data.

Como  sofri até  colocar os pés pra dentro daquela casa,  não sabia o que me esperava, ou melhor, sabia sim.  Rezei como nunca havia rezado antes de uma visita, entreguei, mesmo receosa, fui. Chegando lá, nos sentamos, menos a mãe, que ficou encostada no sofá, só espiando e com uma cara amarrada... O fato dela não ter se sentado conosco, me incomodou, isso demonstrou que estava fora da conversa, e que  não tinha nada a ver com "aquilo". Logo no começo,  do nada diz: "Espero que vocês não queiram que eu me case na Igreja..."

Pensei comigo: "poxa mulher, desarme, sou da paz! Só quero anunciar Jesus" (Socorro Jesus, a coisa aqui  não vai ser mole!)

Fiz o querigma com todo meu amor, aquela criança começou a conversar comigo de uma maneira tão próxima, que parecia que já  nos conhecíamos. Falante, extrovertida, comunicativa! Me apaixonei por ela e ela por mim. O meu dia de catequese era o único que ela não podia, por conta de outros compromissos, mas fez o pai garantir que ajeitaria para que ela fizesse catequese comigo.

A mãe, ainda atrás do sofá disse: "Duvido que você vai conseguir dar catequese, vocês vão só conversar..." Disse a ela: "Espere e verá..."

Acabou a visita, graças a Deus! Sobrevivi!

Que nada! Tava apenas começando, uma linda história de amizade. Aos poucos fui me aproximando dessa mãe, descobri nela uma pessoa linda. Acredita, que nos tornamos até comadres, pois a "menina" não era batizada na católica e sim na evangélica. Fui escolhida pra madrinha, com consentimento da mãe (e do pai também).

Hoje somos bem próximas e sempre brinco com ela ( Oh encrenca, porque Deus foi colocar você na minha vida, nem consigo te converter ...rsrsr...) E não to preocupada com isso, pois quem converte é Deus. Fiz e faço a minha a parte, sempre que posso conversamos sobre "algumas coisinhas".

Só sei meus amigos, que  isso tudo só aconteceu porque consegui romper com o medo. Eu poderia ter devolvido a ficha pra coordenadora. Mas, tinha forte no meu coração, se Deus havia confiado a mim aquela  família, não poderia desistir. Foi pra mim a visita mais difícil, porém a que mais me marcou. 

Então, quando eu vejo o medo nos olhos dos catequistas com relação as visitas, eu entendo, mas testemunho que é possível, que  cada visita é um presente que ganhamos de Deus. É uma paz inacreditável. Paz, fruto do Espírito Santo... Portanto, amados meus, permitam essa experiência. 

Beijo grande pra você que está sempre por aqui, um final de semana abençoado e aquecido pelo fogo do Espírito Santo.

7 comentários:

  1. Oi Imaculada!!! Amei seu testemunho!
    Sabe... isso realmente acontece. Na minha comunidade, por exemplo, este ano ainda não fizemos nenhuma visita ás famílias. É uma ação que nosso coordenador não quer deixar de lado, mas muitos catequistas não entendem... acham que não serão bem recebidos, dentre outras coisas.
    Talvez depois que eles saibam da graça que você recebeu numa visita, possam pensar diferente e ver que muitas coisas são possíveis quando a gente dá um pequeno passo a frente!

    Que o Espírito Santo ilumine você, sua família, suas crianças!
    Beijocas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cynthia... sempre muito bom receber vc aqui...
      Cada um tem que fazer a experiência pra saber do que falo... assim, como nos sacramentos e tb sobre a ação do Espírito Santo, não adianta eu falar que é bom, pois cada um tem que experimentar... Com relação as visitas, mesmo que os catequistas não estejam preparados para fazer o querigma, ele poderá fazer uma leitura bíblica, fazer com que todos se sintam amados por esse Deus... Tentar passar que é esse Deus, esse Jesus que morreu e ressuscitou por amor a cada um de nós que queremos apresentar na catequese...
      É preciso que um catequista tome frente e depois com o testemunho desse, os outros vão querer também... Beijo grande e que O Espírito conduza toda boa iniciativa e encoraje cada um de vcs...

      Excluir
  2. Olá Imaculada! É sempre uma alegria visitar seu Blog..
    No dia de Pentecostes, as pessoas falavam a mesma linguagem: o Amor.
    O amor deve continuar sendo a linguagem dos cristãos do mundo inteiro. Através do amor, o sopro do Espírito Santo continuará presente.
    Bom domingo pra vc na Paz e no Amor de Cristo,

    Reinaldo

    Aguardo sua visitinha!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Imaculada, tudo bem?
    Me identifiquei muito com seu testemunho.
    Aqui os "medos" são os mesmos.
    Gostaria de saber como é feito o querigma com os pais dos catequizandos aí na sua camunidade? Valeu?

    ResponderExcluir
  4. OI mariel... aqui é feito nas casas, por ocasião da visita... essas visitas fazemos antes de iniciar a catequese com os filhos. Cada catequista visita sua turma, para fazer o querigma...
    Veja na lateral direita do meu blog, em MARCADORES- QUERIGMA... tem algumas dicas lá... qualqauer coi9sa nos falamos...ok
    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. POIS é não estou conseguindo entrar nos conteúdos dos marcadores, não sei o que é,vou tentar de novo mais tarde.
      Aqui em minha comunidade vamos iniciar nova turma em agosto.
      A qual faço parte como catequista. Tem uma turma em andamento utilizando o novo método,IVC, e para nós é tudo feito com muito cuidado e atenção. Já faz quatro anos que estamos estudando a catequese de inic. a vida Cristã com inspiração catecumenal junto com a Diocese.
      Estamos aminadas.... TUDO DE BOM.... VALEU....

      Excluir
  5. Fico muito feliz, caso queira me add no msn, podemos falar mais e quem sabe ajudar por aqui...iccintra@hotmail.com

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!