segunda-feira, 7 de maio de 2012

Respondendo... Qual era a religião de Jesus?



Pode-se dizer que Jesus cresceu e foi formado na cultura e religião judaica, era judeu, participava dos ritos e observâncias normais de um judeu, desde criança.

Na religião judaica, naquela época, eles aguardavam a vinda do Messias, do Salvador, Ungido enviado por Deus para libertar o povo de todo jugo e opressão. Jesus, dentro desta tradição, afirmava em sua pregação e em suas obras que ele era o enviado de Deus, o Messias que era esperado pelo Povo, (Jo 10,30 Mt 12, 41-42) Assim sendo, Jesus é aquele que o povo de Israel aguardava, o Messias. O Messias é tambem o Filho de Deus, Deus que se fez carne e habitou entre nós (Jo cap 1) que veio para nos Salvar.

Na religião judaica, na época, poucos foram os que acreditaram que Jesus era o Messias e o Filho de Deus, (Veio para os que eram seus, mas os seus não o receberam) (Jo cap 1).

Mas houve tambem aqueles que acreditaram, que tiveram fé em Jesus (Mas a todos que o receberam deu o poder de se tornarem filhos de Deus) (Jo cap 1). Assim, aqueles que acreditaram em Cristo, tanto judeus como não judeus, após a ressurreição e Pentecostes, formaram uma comunidade de seguidores de Jesus (At 2). Estas primeiras comunidades não davam para si mesmas um nome específico, eram seguidores de Cristo, na cidade de Antioquia, pela primeira vez, estes seguidores de Jesus foram chamados de "Cristãos" At 11,26. Nesta época, não havia divisões de religião entre os cristãos, eram um grupo de seguidores de Jesus que foram chamados de cristãos.

Com o tempo este grupo de seguidores de Jesus, chamados de Cristãos, foi se expandindo por diversos territórios, crescendo cada vez mais.

Quem criou a Igreja Católica?


A palavra "Católica" significa "Universal", lembra de totalidade, este grupo de seguidores de Jesus, que vem dos apóstolos, foi também chamado de Igreja, que significa "assembléia", com o tempo foram chamados de Igreja Católica, ou seja, assembléia de seguidores de Cristo onde "todo" o Cristo está presente, Jesus Cristo está presente em sua comunidade, com seus seguidores, por isso é "Católica" Totalidade, todo o Cristo esta aí. (Catecismo 830) E também foi chamada de Católica porque os seguidores de Jesus devem levar esta boa nova da Salvação a "todo" "totalidade" gênero humano, a todas as pessoas.
Uma das primeiras vezes que aparece o nome Igreja Católica para nomear seguidores de Jesus foi com santo Ignácio de Antioquia, que foi bispo de Antioquia entre os anos 68 e 100 depois de Cristo. Ignácio conheceu os apóstolos, foi por eles instruído, e governou a Igreja de Antioquia por mandato dos mesmos apóstolos. Ele disse em um de seus escritos: "Onde está a Cristo Jesus, está a Igreja Católica" (Catecismo 830).

Mas não foi ele quem criou a Igreja Católica, visto que o grupo ja existia antes dele, deste os apóstolos de Jesus, ele governava um grupo de seguidores de Jesus, nesta época, mas ou menos ano 100 depois de Cristo, estes seguidores ja eram chamados por alguns, como por Santo Ignácio, de Igreja Católica.


Então, Jesus era judeu, o Messias, enviado por Deus, Filho de Deus que por nós morreu e ressuscitou.

Os seguidores de Jesus foram chamados depois de Cristãos, e posteriormente de igreja Católica. Sendo assim, não foi alguém que criou a Igreja Católica em uma determinada data, Igreja católica é uma maneira de designar os seguidores de Jesus.


Quem criou os seguidores de Jesus? O Próprio Jesus criou seus seguidores, os apóstolos, que depois levaram adiante esta mensagem e foram chamados de Igreja Católica, como nos atesta Santo Ignácio entre os anos 60 e 100 depois de Cristo.


Respostas de Frei Helton Pimenta.


Frei Helton é gente nossa, criado em Franca, fez catequese numa de nossas comunidades. Foi ordenado sacerdote no dia 4 de julho de 2009 na Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Capelinha), em Franca - SP.

6 comentários:

  1. Que maravilha de resposta. No final é que agente entende tudo, tava quase me tornando Judeu, enfim era a religião de Jesus né? rsrsrsrs Mas no final entendi tudo. Parabéns pela postagem.

    PAZ E LUZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ

    ResponderExcluir
  2. Olá...

    A resposta está perfeita!
    Parabéns.

    Grande abraço

    Luciana Dias

    ResponderExcluir
  3. Muitio boa as respostas,deu pra entender bem,obrigada. Darlene.

    ResponderExcluir
  4. è necessário um estudo eclético do fato; a história tem os dois lados da moeda.

    ResponderExcluir
  5. Olá Elinael... eu amaria conhecer o outro lado a que se refere, fique á vontade pra se pronunciar...
    Abraço em Cristo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pela dedicação e muito obrigada por partilhar seus conhecimentos!!! Que Deus continue Te abençoando com muita sabedoria, discernimento e paz.
      Tatiane Ferreira de França - SP

      Excluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!