quarta-feira, 9 de maio de 2012

Hipérbole...

HIPÉRBOLE,  são expressões que  exageram a verdade que a gente quer dizer, aumentando-a ou diminuindo-a. Uma maneira de impressionar o interlocutor, enfim é,
EXPRESSAR UMA IDEIA DE FORMA EXAGERADA.

"É mais fácil um camelo passar pelo buraco da agulha do que um rico entrar no reino de Deus"  (Mt 19,24) (essa passagem sempre me intrigouquando eu era criança e até na minha juventude, eu ficava imaginando um camelo, passando pelo fundo de uma agulha, mas de costura...ia lá eu saber que Jesus se referia a uma  porta... e também não sabia dessa tal hipérbole, aliás só agora conheci essa palavra...)

E nós usamos de hipérboles sempre. Por exemplo: "Vou comer alguma coisa, pois estou morrendo de fome" ou "estou morrendo de sede"... é uma expressão exagerada, pois  não conseguimos imaginar o tamanho do sofrimento, da agonia de  uma pessoa que morre de fome ou sede... 
Qual mãe já não usou dessa hipérbole: "menino, já lhe disse mil vezes pra não fazer isso..." 

À saber... 
Havia em Jerusalém uma porta, tão estreita e tão baixa, que os camelos não podiam passar por ela, sem que  lhes fosse retirada toda a carga, e, ainda assim, lhes era preciso abaixar-se e passar quase de rastos. Por isso chamavam-na - Porta da agulha  - e daí vem o provérbio de que se serve Jesus. Assim o rico, para entrar no céu, deve despojar-se  da carga  das afeições desregradas, e depois humilhar-se como cristão que é. Este é o  milagre que Deus tantas vezes tem operado, sempre que dá a um rico o espírito de pobreza e desapego.(extraído do livro "concordâncias dos Santos Evangelhos - de Pe Duarte  Leopoldo e Silva)



14 comentários:

  1. Que lindo post também sou hiporbólica, rssss...
    Vim fazer um convite:
    Como estamos no Mês de maio...
    Dedicado a nossa Mãezinha
    a Mãe de Jesus.
    Para homenageá-lA fiz um Blog...
    "Ave Maria!" http://maezinhadejesus.blogspot.com.br/
    Todinho dedicado a Mãezinha de Jesus e nossa!!!
    Esperamos sua visitinha por lá.
    Que Maria e Seu filho Jesus os abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Olá imaculada,como sempre, muito esclarecedor seu blog. Gostei da explicação para Igreja Católica, mas fica-me uma pergunta: Se todos os cristãos são seguidores de Jesus, então porque tantas denominações religiosas? A tão sonhada unidade de cristãos parece longe de ser alcançada. Bjs. Apareça por lá tb.

    ResponderExcluir
  3. Já conhecia a explicação, a qual deixa muita gente em dúvida de interpretação. Mas não conhecia o termo "hiperbole". Mais uma palavra para meu vocabulário...(rsss)

    ResponderExcluir
  4. BELA EXPLICAÇÃO, COMO SEMPRE VC RESPONDENDO AS NOSSAS DÚVIDAS.ESTOU COM UM LIVRO PARA TE MANDAR , ACHO QUE IRÁ GOSTAR, SÓ FALTA SEU ENDEREÇO VIU? ME MANDA?BEIJUS E DURMA COM OS ANJINHOS.

    ResponderExcluir
  5. Oi Cristiane, falou que é livro, eu vou gostar sim..rsrsr obrigada, envio por email meu endereço...

    ResponderExcluir
  6. Edite, nem todos era seguidores...eu me faço essa mesma pergunta, porque é tudo tão claro essa herança apostólica, pentecostes, a instituição da Eucaristia...Tu és Pedro, e sobre essa rocha edificarei a minha Igreja... mas, enfim, onde há cristãos, Cristo ali está...

    ResponderExcluir
  7. Oi, Imaculada! Que interessante isto. Puxa, vida. Nunca entendi direito esta expressão... Muito bom. Obrigada por partilhar. abçs

    ResponderExcluir
  8. Tentava imaginar o camelo passando pelo buraco da agulha!!! kkkkk Que bom agora saber do significado. Não tinha nem noção disto. Obrigada por partilhar. abçs

    ResponderExcluir
  9. OI! Imaculada Cintra, como vai? as vezes olho seu blog e me chamou atenção esse livro do p. Duate, Concordancia dos Santos Evangelhos, como posso conseguir, pode me dar alguma dica?

    ResponderExcluir
  10. Olá! Esse livro é maravilhoso... ganhei de presente de meu irmão que é padre... precisa ver se vc consegue numa livraria... CONCORDÂNCIAS DOS SANTOS EVANGELHOS - D.DUARTE LEOPOLDO E SILVA - LTr editora ltda
    espero que encontre...
    Obrigada pela visita!
    Não deixou seu nome!!

    ResponderExcluir
  11. Pois é Imaculada, eu agradeço seu carinho em me responder. Eu já tentei nas livrarias mas está indisponível, pelo menos aqui onde moro. Sou catequista também e gosto muito de ler. Saúde e paz para vc!!!

    ResponderExcluir
  12. Oi Mariel, esse meu é sétima edição de 1998... vou ver se consigo aqui na livraria da minha cidade...ok
    que rápida vc pra responder..srrs legal!

    ResponderExcluir
  13. Oi mariel, eu de novo...liguei na livraria, ela conhece a editora, vai ver se consegue pra vc...Pedi pra me passar o valor...na semana que vem, te dou um retorno...fique de olho!! Abraços...qual sua cidade?

    ResponderExcluir
  14. Valeu! Espero que não custe muito caro.rsrsrs
    obrigado pela atenção, eu passo para vc minha cidade por e-mail.
    Vou tentar mais uma vez por aqui também....abraços e aproveito para desejar um feliz dia de Maria Mãe de todas as mães e de todos os filhos.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!