quinta-feira, 10 de maio de 2012

Catequista também chora!

Ontem no meu encontro de catequese, algo saiu do meu controle... Uma das qualidades do catequista é ter equilíbrio. No momento do encontro, não é momento pra colocar sua raiva, decepções, enfim não podemos fazer do encontro um momento de terapia, desabafos,  despejando tudo nos pobres dos catequizandos...

Falava sobre Maria e seus diversos títulos, explicava que todas são a mesma nossa Senhora, a mãe de Jesus... Mas, as crianças,  não estavam muito interessadas no assunto...  Não gosto de chamar a atenção e ter que ficar implorando  silêncio... Quando vejo que o grupo não está em sintonia, ou que não foram contagiados, prefiro me calar, esperando que se acalmem...

Ontem, até calei, mas não consegui embargar minhas lágrimas, que rolavam teimosamente... Por mais que eu me desculpasse com eles, mais elas rolavam... O silêncio foi geral e devem ter ficado com o coração na mão de ver que a catequista chorava e de pensarem serem eles os culpados... O problema não estavam neles, mas em mim...

Respirei fundo, e fui dizendo...
" Me desculpem, não estou fazendo drama,  só estou um pouco sensível hoje e Maria sabe disso,  pois ela está presente na minha vida em todos os momentos e naturalmente já me emociono ao falar dela, e queria que vocês a amassem, assim como eu a amo,  quero que saibam que essa grande mulher só entendeu o grande plano de amor que Deus tinha pra ela, porque soube fazer silêncio, foi obediente, fiel, orante, simples... E Deus tem um lindo plano de amor pra cada um de vocês, porque os ama muito... E na medida em que forem conhecendo Jesus, amadurecendo na fé, vão conseguindo enxergar qual é esse plano... Nossos jovens, muitos dos que estão nas drogas, na prostituição estão buscando refugio, porque não tiveram seu encontro com Cristo, esse que supre todas nossas carências, tristezas... Maria, quando vê que vocês estão aqui na catequese pra conhecer seu filho, ela fica muito feliz...  "Quem está perto de Jesus, nunca está longe de Maria..."

Depois disso, partimos para terminar nosso cartão do dias das mães...Ficaram lindos!

E é assim, a vida de um catequista, ele o é em todos os momentos, bons, ruins... Nessa minha caminhada catequética, vários foram os momentos em que precisei respirar fundo, secar as lágrimas para só depois desenvolver o encontro. Às vezes, dá vontade de dar um tempo, mas a responsabilidade que temos com o grupo é muito maior que nossos "piripaques" diários...

Rindo ou chorando, vamos em frente!
Maria, Rainha da evangelização e primeira catequista!
Rogai por nós!


Virgem Mãe de Deus e dos homens, MARIA. Pedimos-vos o dom do equilíbrio cristão, hoje tão necessário à Igreja e ao mundo. Livrai-nos de todo o mal; salvai-nos do egoísmo, do desânimo, do orgulho, da presunção e da dureza de coração. Dai-nos tenacidade no esforço, calma no insucesso, humildade no êxito feliz. Abri nossos corações à santidade. Fazei que pela pureza de coração, pela simplicidade e amor à verdade, possamos conhecer nossas limitações.



20 comentários:

  1. Oi Imaculada!!
    Parabéns pelo encontro e pelas lagrimas, que foi a manifestação de Maria em vc no momento em que eles estavam desatentos, percebeu eles mudaram de postura ao ver vc chorando.

    As vezes preparamos um encontro e achamos que vamos passar tudo que planejamos, e nem sempre sai ou nunca sai igual, pois quando estamos em sala o Espírito Santo age em nós e o encontro sai da maneira que Deus preparou e vou te dizer que sai milhões de vezes melhor do que a nossa preparação!

    Somos instrumentos na mão do Oleiro, e como é bom e gratificante!!

    Abraço Fraterno e Abençoado dia!
    Com Carinho,
    Sueli

    ResponderExcluir
  2. É assim mesmo entre lágrimas e sorriso não podemos deixar de fazer a evangelização, mas nós somos humanas e catequista também chora sim...ainda mais quando falamos de Nossa Mãezinha que tudo fez por amor de seu filho Jesus e faz por nós seus filhos...
    Que Maria encha sua vida de paz e alegria...abraços Cris Rover

    ResponderExcluir
  3. Eita, tempos atras eu com o meu coração triste pela minha turminha agitada, desligada rsrsrs, e hoje me parece que você passou pelo mesmo problema? Minha querida, o que aprendi até hoje na catequese, é que há dias que tudo dar certo na catequese, mas tem dias que Deus nos prova, e acaba nos testando. É igual eu falo, minha turma é bastante agita "mesmo", mas eu estou ali para evangeliza-los e a trabalho do "SENHOR", é uma responsabilidade, talvez a maior, e eu não posso jogar tudo para o alto e desistir da catequese. Jesus, sofreu, carregou a cruz até o final, e foi pregado nela ainda por cima. Nós, chorando ou sorrindo temos que ser firmes nessa caminhada, e as vezes é bem melhor chorar, e colocar tudo pra fora, sem falar que tem dias que acordamos sensíveis, frágeis, num é? Nós temos que ser fortes e ter equilíbrio, mas somos seres humanos também. Sabe de uma coisa, em muitos momentos meus olhos se encheram de lágrimas, fui firme na frente deles, mas o olhar triste não deixa de aparecer né? Minha querida, calme. Essa história toda tem um ponto positivo, com suas lágrimas você mostrou a eles que nelas existe o amor e devoção a Maria, e vamos torcer que pelo menos uma gotinha de lágrima de amor a Maria toque o coraçãozinho dessas crianças.

    Em todos meus encontros agora, eu inicio com uma música instrumental ou com uma letra bem bonita, sugiro eles para se acomodarem, abaixar a cabeça, e conversar com Jesus, depois todos abram os olhos lentamente, e daí damos inicio ao encontro. Foi essa a solução que encontrei para trabalhar com uma turma agitada como a minha rsrsrsrs.

    PAZ E LUZZZZZZZZ

    AHHHHH, no inicio do ano postei uma mensagem que fala bastante sobre a nossa caminhada, e o choro faz parte dela, leia pra você ver: http://catequesecomcriancas.blogspot.com.br/2012/02/mensagem-aos-catequistas-avisa-la-que.html

    ResponderExcluir
  4. Imaculada, eu também já chorei assim..."Catequista também chora". Gostei disto. Que lindo o seu testemunho. Bom saber que eu não choro sozinha! rs Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  5. Oie!
    Tudo bem?

    Hoje me lembrei de uma coisa sabe!!!

    Imaculada, algumas pessoas, tem um jeito de fazer com que a gente demonstre o que há de melhor em nós, pelo carisma e pela preocupação, por tudo que a gente faz. Algumas pessoas, nos fazem ficar a vontade desde o começo, porque seu sorriso e seu amor pela vida vem de um coração bom, carinhoso e generoso. Algumas pessoas são tão especiais e cada vez que estão por perto parece que o mundo está repleto de alegria esperando para serem descobertas, você é assim amiga.
    No dia de seu aniversário, quero dizer que você significa muito para mim, pois você tem aquele algo extra que raramente vejo em outras pessoas. É um calor, que aproxima os outros de você e faz com que você seja um alguém muito especial todos os dias, durante o ano inteiro. Por tudo que você é, por tudo que tem feito e realizado, os votos de um grande dia, repleto de saúde, paz, amor e muitas alegrias. Feliz aniversário amiga, continue distribuindo essa alegria contagiante que faz parte do seu ser.

    Sinta meu abraço apertado e um beijo grande pra você! Te adoro.

    ResponderExcluir
  6. "IMACULADA", BOA NOITE ...

    Uma das grandes bênçãos da vida é a experiência que os anos vividos nos concedem . Aniversariar é uma amostra das oportunidades que temos de aprender a contar os nossos dias.

    A vida é assim, nunca sabemos ao certo o que está por vir. Mas isso não nos impede de traçar novos planos e desejar um amanhã cada vez melhor.

    Nosso aniversario é o dia perfeito para refletirmos sobre tudo que já vivemos e desenharmos novos objetivos para o futuro.

    Parabéns pelo seu aniversário.e muitas felicidades.
    BEIJÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO.
    LU

    ResponderExcluir
  7. lá meu bem como está de idade nova, tá pesando, rsrsrsrsrsrsrs, brincadeirinha.


    Parabéns, muuuuuuuuuuuita saúde, felicidades, que Deus te abençoe muuuuuuuuito, continue te iluminando, para que vc também possa continuar iluminando a vida de muitas pessoas com seu jeito prestativo, animado e feliz, porque é assim que vc é, sempre pronta a ajudar, não coloca obstáculos, enfrenta e vai.
    Que Nossa Senhora também a cubra de bençãos e te dê muita força para vc continuar sua missão que ama tanto que é catequisar.
    Fica com Deus!!!
    um grande abraço dos amigos
    Aline e Paulinho

    ResponderExcluir
  8. OI.....PARABÉNS !!!!!! te liguei três vezes,e não consegui falar nenhuma veeeeeeeeeezz, rsrsrsrsr
    Meu bem, DEUS te proteja,te abençoe e lhe conceda muitas graças em sua vida !!!
    FELIZ ANIVERSÁRIO
    BJÃO
    ANGELA RITA

    ResponderExcluir
  9. IMACULADA, nada se compara a capacidade que nos é dada por DEUS de VIVER, de existirmos no mundo...
    O dom da VIDA, é um milagre que acontece a cada instante, em que temos consciência de que somos especiais;
    porque somos imagem e semelhança de um DEUS INFINITO e MISERICORDIOSO!
    Parabéns pelo seu aniversário e sinceros votos de constante felicidade. Abraços. EDNA E FAMILIA.

    ResponderExcluir
  10. Querida passei para te desejar tudo de bom ,que Deus ilumine sua vida sempre ,que sejas muito feliz e que seu aniversário seja pra lá de bom.
    Um abraço e um mega beijo.
    Com carinho,
    Darlene.

    Deus abençoe você e toda sua família!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Bom dia, Imaculada!

    Parabéns para você, seja muito feliz!

    Que Deus te dê muita paz, amor, saúde, harmonia e que seu coração esteja em festa constante, com Helinho e seus filhos lindos, sua mãe, irmãos e amigos.

    Desejo que seu dia seja especial e diferente!

    Um beijo grande, que gostaria de te dar pessoalmente...

    Vívian

    ResponderExcluir
  12. OLÁ BOM DIA IMACULADA!
    A SECRETARIA PAROQUIAL DESEJA UM FELIZ ANIVERSÁRIO, CHEIO DE PAZ E SAÚDE. E QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO SEUS PASSOS SEMPRE! FELICIDADES!!!!!!!
    UM FORTE ABRAÇO!
    TIAGO, REGINA E DAYANE.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Imaculada

    Parabéns,
    Deus te abençõe e Maria te cubra com seu manto sagrado.

    Beijos
    Renata Daniel

    ResponderExcluir
  14. Olá Imaculada!
    Tudo bem com você?
    O dia hoje amanheceu mais radiante, não é? Claro! rsrsrs... Passando por aqui para lhe desejar um FELIZ ANIVERSÁRIO! Que Deus a abençoe muito e que Maria cubra-a com seu manto sagrado! Muita saúde, muita paz, alegria e, tudo de bom que se possa desejar a alguém especial...
    Beijos!
    Abraço fraterno,
    Glícia

    ResponderExcluir
  15. Queridos e amados, fiquei muito feliz de terem lembrado do meu niver... Obrigada pelas orações e se não rezou por mim uma ave-maria, ainda é tempo... Esse é o presente que mais valorizo e preciso...beijo grande à todos!! E vamos pra frente!

    ResponderExcluir
  16. PARABÉNS MINHA AMIGA, QUE DEUS DERRAME SOBRE TI CHUVAS DE BENÇÃOS E QUE NOSSA MÃEZINHA QUERIDA ESTEJA SEMPRE AO TEU LADO TE PROTEGENDO EM SEUS BRAÇOS DE MÃE. BEIJUS

    ResponderExcluir
  17. Querida Imaculada, soube agora que é seu aniversário e acabei de rezar uma Ave Maria para você. Que Deus te dê muita saúde e perseverança para continuares nessa tua linda missão!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  18. Opa, que alegria!!!! é seu aniversário!!!! Parabéns, que nossa senhora te cubra de bençãos, saúde e paz....

    FELIZ ANIVERSÁRIO!!!!

    ResponderExcluir
  19. Cris, Xanda, Jonathan, meu niver foi ontem dia 10... é que fiquei caladinha... acho que é o peso da idade..rsrs mentira, to muito feliz com meus 45 anos...
    Obrigada pelo carinho e pela oração...

    ResponderExcluir
  20. Amiga virtual....aproveitando o gancho Feliz Aniversário!!!!Catequista chora...diverte...aprende.Que Nossa Senhora te cubra de bençãos, bjos Shenia.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!