quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Partilhando...

Leiam esse comentário, queria discutir um pouquinho sobre ele...

Ainda sou estagiária como catequista, embora meu estagio foi muito curto, tive a oportunidade que muitos gostariam de ter...minha mestre foi a Imaculada, e pude aprender muito! 
Não sei o que me espera na minha jornada deste ano, mas estou com muita disposição e espero para 2012 poder passar o que aprendi; e uma das coisas que acho muito importante é a interação com as familias dos catequisandos, pois muitas vezes a catequese tem que começar pelos pais. Mas para melhorar minha catequese, sei que depende de mim, da minha perseverança, dinamismo, muita oração, humildade, buscar sempre novos conhecimentos. E uma coisa muito importante que aprendi na catequese da capelinha é a união e partilha dos catequistas, isso enriquece muito todos os catequistas.
 Enfim, tenho tudo para aprender e como já disse sou apenas estagiária, e agora vou continuar meu estágio a distância, né Imaculada!! Abraços!
Carina

Primeiro, quero deixar claro minha alegria ao receber esse comentário. Com ele podemos tirar várias lições para nossa caminhada catequética.
Superação... A Carina essa catequista que mesmo passando por uma das piores provações, que é a perda de um filho, nos passa essa força e disponibilidade em continuar com seu chamado. E depois, ela vem dizer que aprendeu muito comigo, eu quem aprendi muito com ela.

Só quero discordar de uma coisinha, na minha concepção, só Jesus deve ser chamado "Mestre"  
"Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou" ( Jo 13,13)
Esse EU O SOU, é forte...
Então quando ouço as pessoas chamando de Mestre pobres mortais, não acho correto, parece que estão ocupando o lugar de Jesus... Nós somos seguidores do Mestre, servos...
Carina, não veja isso como uma indelizadeza, mas entendi o que você quis dizer, apenas tenho uma caminhada maior, e você começou a sua com muita garra, determinação, superação... Você vai longe!

"Não sei o que me espera na minha jornada"... Aqui, mostra a disposição que todos devemos ter, lançar-se nos braços do Pai, sem mesmo saber pra onde estamos sendo conduzidos... Confiança!!

"Passar o que aprendi"... Só assim crescemos, quando partilhamos com os outros aquilo que aprendemos. Existem pessoas que infelizmente é uma enciclopédia ambulante, mas não tem essa sede de passar pra frente. De que serve isso?? Já falamos sobre isso, que a matemática nas coisas de Deus é o contrário, somamos quando dividimos e dividindo, multiplicamos...

"Para melhorar minha catequese, sei que depende de mim..." Quantas vezes escutamos as lamentações sobre a catequese e quantas vezes não movemos uma agulha para mudar essa situação caótica. Talvez, porque esperamos muito dos outros e nos esquecemos que fazemos parte desse todo... Cada um fazendo bem sua parte, podemos mudar muita coisa. Por isso coloquei que para participar da promoção do meu blog, o catequista deveria colocar algo que pudesse melhorar sua catequese, uma coisinha somente.
E já ouvi de vários catequistas que ainda não participou, porque não consegue pensar em algo, em um propósito...Tirem vocês mesmo as conclusões.

Eu, particularmente não coloquei meu projeto e posso fazê-lo aqui:
Tenho dois: "Ajudar e acompanhar as paróquias da minha diocese que queiram provocar uma mudança na catequese, já estou fazendo isso com algumas paróquias e pretendo me dedicar de corpo e alma nisso em 2012... A outra, é que preciso estudar, debulhar, ruminar com mais afinco os textos bíblicos de cada encontro... Enfim, me preparar melhor para meus encontros.

"uma coisa muito importante que aprendi na catequese da capelinha é a união e partilha dos catequistas..." Isso foi uma conquista e conseguimos isso pela necessidade. Quando mudamos o método da catequese, vimos que sozinhos não chegaríamos em lugar algum, então pelo medo, nos unimos. Nos reunimos às segundas-feiras para estudar o encontro, trocar idéias/atividades, dividir nossas angustias, incertezas, sorrir... E isso, além de fazer crescer o grupo, promoveu uma intimidade/proximidade incrível.
Não são todos os que participam, mas uma grande parte...

 "vou continuar meu estágio a distância, né Imaculada"... Bom, isso se eu fosse escrever, daria um livro... Quando decidimos criar um blog, parece que assumimos uma responsabilidade com os leitores. Isso acontece comigo, mesmo tendo 1000 motivos para largar o blog, tenho 1001 para continuar. Pra mim seria cômodo parar com a alimentação quase que diária de um blog e continuar minha missão na minha paróquia e diocese e isso já me daria muito trabalho. Agora, entendo aquele ditado: "Somos responsáveis por aquilo que cativamos".  Por isso, estou aqui, primeiro por que o blog não é um projeto meu, vejo que ele está nos planos de Deus. Enquanto tiver forças para lutar, estarei espalhando meu amor pela catequese nesse espaço.
É isso meus caros, espero ter acrescentado alguma coisinha com essa partilha...

Até breve!
Imaculada


5 comentários:

  1. Olá Imaculada, que depoimento bonito o da Carina. Mostra mesmo muita garra e amor pelas coisas do Reino. Admira-me vcs se reunirem toda 2ª feira. Aq em minha cidade a reunião é uma vez por mês e muitas não comparecem.Que maravilha que existem pessoas assim como vc e outras catequistas que trabalham com esse ardor missionário tão edificante.
    Continue firme aí com seu blog, pq tenho certeza muitos, inclusive eu se reabastecem espiritualmente de suas palavras enriquecedoras. Vim aq tb para dizer que já montei o blog que te falei sobre "evangelização". Dê uma passadinha lá . Ele não é específico para catequese, trata da evangelização de forma geral. Quem sabe vc goste e possa divulgá-lo no seu blog? Ficarei muito agradecida. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ah, esqueci de colocar o endereço do blog:
    kantinhodafé.blogspot.com (evangelizar é preciso)

    ResponderExcluir
  3. Lindo depoimento, e vejo que a Carina é um grande exemplo para nós neste ano. Ela mostrou ter fé, e mostrou ser perseverante. Tenho uma prima, meio maluca, que era catequista e ela tentou ter filhos umas 3 vezes e os três não aguentaram e faleceram, daí ela enlouqueceu de vez, entrou para igreja evangélica achando que ia sair dos problemas, brigou com o pastor quando ele cobrou uma boa quantia em dinheiro pra ela para pagar o dizimo rsrsrs, ficou estranha com todo mundo, e ficou um pouco largada com a aparência, muito triste a história, hoje ela com muito custo tem um filho lindo, mas ela poderia seguir o exemplo da Carina se ela realmente acreditasse em Deus. A vida é assim, cheio de tribulações, e com Jesus no coração elas sempre passam... demora... mas passa.

    ResponderExcluir
  4. É nas adversidades que de fato somos provados... Deve ser por isso que dizemos: provações...
    Porque ter fé, permanecer de pé quando está tudo às mil maravilhas, é muito fácil, precisamos mostrar nossa Fé nesse Deus lindo, quando estamos passando por nossos vales de lágrimas... Muito tempo atrás, quando eu evangelizava nas casas eu sempre dizia isso, mas ao mesmo tempo me perguntava se eu tina essa fé... Até que fui provada e percebi que mina fé nesse Deus é inabalável... Isso fazendo com que nos tornemos pessoas fortes/amadurecidas...
    Beijo grande queridos e obrigada por interagirem... Amos essa partilha!

    ResponderExcluir
  5. Oi Imaculada,bom dia....muito forte o depoimento da Carina,mas lendo ele da pra gente perceber a vontade de catequizar de verdade que ela tem.Muitas vezes quando nos deparamos com algum problema , obstaculo a gente meio que desanima não é?E lendo esse comentário dela eu Patrícia me pergunto:Será que estou sendo perseverante nas vezes que encontro dificuldade?Umas das coisas que ela falo aqui que me chamou muita atenção,pois acho que a maioria de nós catequistas passamos por isso,foi quando ela menciona " interação com as familias dos catequisandos".Para mim essa uma das dificuldades mais sérias que nós catequistas enfrentamos.As vezes me sinto impotente quando me deparo com tanta falta de interesse dos pais da grande maioria de nossos catequizandos,mas como disse São Paulo em sua carta aos Romanos:"Sede alegres na esperança, pacientes na tribulação e perseverantes na oração"Rm,12,12.Grande abraço pra você,Deus te abençoe ,tava com saudade da minha amiga secreta que é danadinha de curiosa como eu rsrs.Beijo no teu core lindão.Paty

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!