sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Qual é a etapa em que você se identifica??

Olá!
Ando ausente neh!
É tudo culpa das férias de Janeiro, mas logo, logo, tudo volta ao seu curso...
Mas, sabe de uma coisa, esse afastamento tem sido positivo, porque andava bem viciadinha nesse meio virtual e isso não é bom, assim como qualquer vício. Fiquei feliz de ficar uma semana fora e não ter sentido falta do blog. E isso não é abandono. É férias mesmo!


Passando por aqui, claro que fui visitar meus amigos virtuais e vi que ganhei um selinho do Jonathan com os seguintes dizeres: CATEQUESE COM CRIANÇAS, É BOM DEMAIS!
Bom! sou suspeita a falar desse assunto, porque amo de paixão trabalhar com crianças, gosto de começar pelo BEABA,  de falar a linguagem deles, de me sentar no chão, rolar se for preciso, gosto de contar histórias, de entrar no universo deles...Quando estou com eles, é difícil descobrir quem é mais criança.
Mas, afirmo que sou catequista de IVC, isso mostra que não posso me deter apenas nessa etapa, devo servir onde Deus me chamar... Masss, com  a experiência de alguns anos de catequese, vejo que algumas coisinhas devem ser consideradas... O catequista deve estar aberto, disponível... 
Mas na hora da divisão dos trabalhos, se possível, é legal considerar em qual grupo/etapa o catequista  se identifica. Não adianta você jogar um catequista para trabalhar com crianças, se ele não tem a menor paciência e jeito para lidar com essa idade
Vai me desculpar, mas me irrito profundamente quando vejo crianças sendo tratadas como adultos, quando o catequista mais parece um "sargento" ditando regras... Faça-me!!!
Engano quem pensa que trabalhar com crianças é moleza, eu diria que é uma das fases mais complicadas e exigentes, pois somos os responsáveis pela iniciação da fé dessas crianças, é como se fosse o alicerce. E sabemos que todo alicerce tem que ser bem feito, para que a construção não apresente problemas futuramente. Portanto a catequese que fazemos nessa etapa,  será refletida nas outras etapas.
Se um dia, eu precisar trabalhar com adolescentes e até mesmo com jovens, vou numa boa e sei que vou saber lidar com eles, mas isso se um dia precisar, pois amo meus pequenos... Adultos, é meu sonho de consumo também. Amaria fazer um trabalho com adultos, mas procuro não me envolver, pois a catequese é muito exigente, não adiantaria cobrir um santo, descobrindo outro.
*Voltando ao selinho.  Jonathan, amei seu selinho, ele mostra todo seu carinho com os pequeninos. Não vou colocá-lo na lateral do blog, pois me dispus a não colocar nenhum, para não congestionar a visualização do blog.
Tenho certeza você será luz em sua paróquia, no seu grupo, pois  você faz com amor... 

*******

SORTEIO - participem, CLICANDO AQUI
INSCRIÇÕES ATÉ O DIA 18, COM SORTEIO NO DIA 24 DE FEVEREIRO






11 comentários:

  1. QUE BOM QUE ESTA DE VOLTA, ESTAVÁMOS SENTINDO TUA AUSÊNCIA, OS DIAS NÃO SÃO OS MESMOS SEM SUAS POSTAGENS.IMACULADA ESTE SERÁ MEU TERCEIRO ANO COM MEUS PEQUENOS, TODOS OS ANOS, É A MESMA COISA, AS OUTRAS CATEQUISTAS JÁ FALAM ,A PRÉ CATEQUESE TEM QUE SER DA CRIS,AÍ NÃO TEM JEITO TENHO QUE ASSUMIR.GOSTARIA DE MUDAR DE ETAPA, MAS ME SINTO PRIVILEGIADA EM PODER COLOCAR OS PRIMEIROS TIJOLINHOS NESTE ALICERCE.BEIJUS CARINHOSOS

    ResponderExcluir
  2. Imaculada, concordo com suas férias, acho que você deve renovar as energias e voltar com tudo, cheio de energia para nos contagiar. Sobre o assunto catequese com crianças, e outras etapas, eu adoraria ter uma experiência um dia com adolescentes numa perseverança ou numa crisma, e a catequese de adultos também eu toparia, e pelo o jeito que uma colega catequista minha me disse sobre catequese com adultos deu até vontade de dar catequese pra eles, os olhos dela até brilhava ao falar rsrs, aqui na minha paróquia trabalha muito com a catequese na zona rural, é uma delicia (dizem) eu não sei bem como funciona, mas acho que se eu receber um convite assim eu topo, por que talvez pode ser da vontade de Deus, ou melhor, talvez não, tudo é das providências Dele. Mas, minha paixão é os pequenos, não quero larga-los nunca estou preparando novos projetos para aplicar na catequese este ano, vamos ver se vai dar certo, mas as graças de Deus é maior né? Obrigado pelo carinho de sempre e descanse bastante e volte com a corda toda, e em relação ao vicio rsrsrs fique despreocupada, se for isso tem um batalhão de viciados levando evangelização ao mundo, e graças aos viciados néh? kkkkkkkkkkkkkkk

    paz e luzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

    ResponderExcluir
  3. Olá Imaculada, que bom que está de volta!!!Minha cidade é: Diadema SP
    Abraços Rosemary e Anisio

    ResponderExcluir
  4. Olá Imaculada, vim lhe desejar um feliz e abençoado 2012, que seu caminho seja repleto de luz.

    Ser catequista realmente é uma vocação, Deus nos escolhe e a cada dia vai nos capacitando e nos moldando conforme sua vontade, e isto é maravilhosooooo.

    Abraço Fraterno!!

    Sueli

    ResponderExcluir
  5. Olá, paz e bem! Estou visitando os catequistas unidos e aproveitando a oportunidade, convido você Imaculada, para conhecer meu novo blog, onde pretendo colocar somente atividades prontas para a catequese. O endereço é http://wwwcatequesigaratinga.blogspot.com.
    Abraços, bom final de semana e fique com Deus!
    Ivani Alves

    ResponderExcluir
  6. Oiee. Descansou? Ah! Fui semana passada pra um lugar e me lembrei de você na hora. Sabe onde????.............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................. No RANCHO! kkkkkkkkk... Grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. Olá, amiga!
    Férias ...tudo de bom mesmo!!!Precisamos renovar nossas forças para recomeçar com toda a energia...rs. Mas confesso que fiquei com saudade da sua presença em meu cantinho. Suas palavras são sempre cheias de alegria e paz!! Que Deus continue abençoando sempre os seus caminhos e fortalecendo a sua missão!
    Abraços, com carinho,
    Angela

    ResponderExcluir
  8. Olá Imaculada querida, estou organizando o cadastro dos integrantes dos Catequistas Unidos e peço que envie um e-mail para: catequesenanet@yahoo.com.br, com os seguintes dados.
    O link de seu blog:
    Nome Completo:
    Endereço para correspondência:
    Telefones:
    Paróquia / Cidade / Estado
    Estes dados serão para uso exclusivo da moderação do grupo.
    Conto com sua coolaboração!
    Paz de Cristo!

    ResponderExcluir
  9. Olá Imaculada1 Prazer em vê-la de volta.
    Férias é sempre bom . Renova a energia mental e física. Voltamos com novo vigor. Este ano minha turma será de Crisma I . É como vc disse, "o catequista deve estar sempre disponível" Eu tb tenho um sonho de trabalhar na catequese com adultos. Mas não foi possível. Nunca trabalhei com jovens e estou um pouco ansiosa. Mas pretendo me esforçar ao máximo para bem interagir com eles. Deus me guiará. Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Oi...

    Obrigada por divulgar o sorteio.

    Paz para ti.

    Ana Virgínia

    http://catequeseepartilha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá Imaculada,conheci seu blog por outra amiga,sou professora, e gostaria de fazer um pedido para que me ajude indo no link abaixo e deixando um recadinho.Estou concorrendo com o meu texto:"Transformando um Sonho em Realidade" no concurso Educação Nota 10 do Globo.
    A seleção acontecerá agora no dia 30/01/2012.
    Por favor, visite o link e deixe um comentário por lá.
    Será que vc pode me dar uma força?
    Conto com a sua ajuda!
    Qualquer problema, postei também o link no post do meu blog, é só ir lá e clicar (http://ler-com-prazer.blogspot.com).
    Obrigada!Paz e Luz!

    Esse é o link:
    http://www.educacao10.syncmobile.com.br/?p=576

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!