segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Missa não é opereta

OLá! Um ano novo cheio de PAZ, saúde e SUPERAÇÃO para  todos nós...

Não trago nada de novo nessa minha primeira postagem de 2012. 
Insistimos que a missa/liturgia é uma das principais fontes de catequese e que catequese e liturgia deveriam ser um casamento perfeito. Portanto, quando lemos ou estudamos um pouquinho sobre normas litúrgicas, constatamos que a maioria de nossas paróquias/comunidades pecam em muitos quesitos, não oferecendo uma catequese eficaz/correta.

A carência de formação é geral, englobando todas as pastorais. Muitos leigos se engajam nas mais diversas pastorais, na maioria das vezes, não recebendo a formação adequada para bem exercê-la, ao contrário, entram numa bola de neve,  levando pra frente um monte de coisas erradas.
Podemos observar que quando chega um padre na paróquia com  uma bagagen litúrgica consideravelmente relevante e esse tenta catequisar a equipe de liturgia/corais/leitores, ministros, acólitos, catequistas, muitos criam o maior atrito com o "coitado",   até dizendo atrás dos bastidores: "Mas quem "ele" acha que é, para chegar aqui mudando tudo, ditando normas?"  Perde a oportunidade de aprender/rever o que fazem. Já viveram alguma situação assim na sua paróquia? Eu já!
Aprendi muito e vejo que tenho muito a aprender.

Vamos ao que interessa, ao texto de Padre Zezinho que recebi por email. Gostei, repasso... Que essa postagem seja a primeira de muitas que virão ao longo de 2012. Espero contar com sua companhia,  seu carinho e amizade e também com suas críticas construtivas. Até o momento não tenho nenhum projeto diferente para o blog. Pretendo continuar repassando tudo aquilo que aprendi, li e vivi com vocês. Beijussss! Imaculada

Missa não é opereta

Opera é um teatro todo cantado. Opereta, um teatro declamado, falado e cantado. Pode haver danças no meio. É mais ou menos isso! Os detalhes eu deixo para os especialistas em artes cênicas. Missa é culto católico, com séculos de história, que não depende de lugar para acontecer, mas, em geral, acontece num templo. Não é nem nunca foi ópera ou opereta. Quem dela participa não é ator e nem o presidente da assembléia nem os cantores podem ser sua principal atração.

Mas são! E o são por conta de um fato: a maioria não estudou ou não respeita as orientações dos especialistas de uma ciência chamada "liturgia". Liturgia deve ser o que impede que o altar vire palco, e o lado direito ou esquerdo dele vire coxia! Regula o culto de maneira que transpareça a catequese e a teologia daquele momento. Na hora em que o presidente daquele culto, ofuscado pelas luzes e pela fama local ou nacional, e algum cantor ou cantora deslumbrado com a sua chance de mostrar seu talento roubam a cena, temos mais uma exibição de opereta, num templo católico. Gestos, corridinhas, roupas lindas, música que estoura os ouvidos, o padre onipresente, inserções aqui e ali no script do que tratam como peça de arte, vinte músicas para uma missa, as canções duram 50 minutos e as palavras da missa 12 ou 15, o sermão do padre 25... E o povo que não pagou para assistir, é convidado a deixar sua contribuição no ofertório. Na semana que vem haverá outra exibição... Isto, nos cultos em que o altar vira palco e o celebrante que poderia, sim, ser alegre, comunicativo, acolhedor, resolve se o ator principal com alguns coadjuvantes chamados banda católica.

Nos outros cultos chamados de eucaristia e tratados como eucaristia a coisa é bem outra! Tem decoro, tem lógica, obedece-se ao conteúdo e aos textos daquele dia, as canções são verdadeiramente litúrgicas, os leitores sabem ler e não engasgam, os microfones não estouram, ninguém toca nem fala para ensurdecer, músicos não entram em competição, nenhum solista canta demais, cantores apenas lideram o povo, ninguém fica dedilhando cançõezinhas durante a consagração, como fundo para Jesus que faz o seu debut, as canções são ensaiadas e escolhidas de acordo com o tema da missa daquele dia, não se canta na hora da saudação de paz porque ninguém diz bom dia, ou como vai cantando...Tais coisas só acontecem nas operetas...

Nas missas sérias e com unção ninguém fica passando à frente ou atrás do altar, ministro não fica mexendo no altar enquanto o padre prega, padre não exagera nas vestes, não berra, não grita, não dá show de presença, tudo é feito com muita seriedade e decoro. O padre até se destaca pela seriedade. Celebra-se, dentro das nuances permitidas, o mesmo ato teológico com implicações sociais que se celebra no mundo inteiro. Todos aparecem e ninguém se destaca.

Mas receio ser inútil escrever sobre estas coisas, porque pouquíssimas bandas e pouquíssimos sacerdotes admitem que isso acontece com eles...E ai de quem disser que acontece! Mandam consultar o ibope sobre as novas missas transformadas em operetas, nas quais se privilegia mais canção do que os textos do dia. Perguntem se, depois daquele "somzão" e daquelas inserções com exorcismo, oração em línguas e outros adendos não aumentou a freqüência aos templos! É! Pois é!


8 comentários:

  1. É amiga, essas missas são um caso sério, eu não sei o certo (litúrgico) mas por aqui tá mais pra opereta kkkkk. Estou aguardando as dicas de bons livros, espero continuar contando com sua ajuda, bjos Shenia.

    ResponderExcluir
  2. É amigona vejo que muitas comunidades não realizam esse casamento conforme você falou, e até hoje não conheço nenhuma paróquia que já fez esse casamento, se tiver alguma gostaria de conhecer. Para podermos acompanhar a liturgia tem que mudar coisas demais, nem vou citar aqui se não vou ficar 2012 todinho só nessa mesma postagem hehehe.Esse ano disse para alguem, e não me lembro, pois converso tanto, me comunico tanto que nem sei mais com quem eu disse tal fato, mas eu tinha dito que trabalharei este ano na catequese um pouco mais no silencio, tô cansado de debater com outros catequistas que não estão nem aí pra nada, catequistas que chegam com uma cara fechada, totalmente baixa-estima, não gostam de surpreender e não gostam que ninguém mais seja um bom catequista que sempre surpreende, ou seja, verdadeiros catequistas medusas. Mas, trabalharei em silencio e "com minha turma" e quero ter a liberdade de realizar os encontros da maneira que eu quiser (pode até parecer autoritarismo de minha parte) mas com os catequistas baixa-estima eu tenho que ser assim, firme como rocha. E com minha trabalharei e prepararei os encontros da melhor forma possível, e se tiver alguém com a AUDÁCIA O ESPIRITO DE PORCO de dar palpites maliciosos, tentar me travar, aí o circo vai pegar fogo. Então melhor deixar eu quietinho com minha turminha, realizando bastante encontros de gestos concretos, encontros surpreendentes, e no meu território (território do leão) eu cuidarei da minha turma (da ninhada do leão) hehehehehe Imaculada perdão pelo desabafo as vezes e deu pra você sentir como que está o Jonathan de 2012 néh? Um convite que faço a você... este ano minha turma será a mesma e os prepararei para receber Jesus lá para o mês de novembro, quem sabe você não venha e me faça "aquela" visita surpresa hehehehehe, daí você me coloca na sua mala e me leva a conhecer sua comunidade também rsrsrsrsr.

    Abraço e tenha uma semana cheio de paz e luz!!!

    ResponderExcluir
  3. Bom te ver, hehe.
    Beijão, e um 2012 cheio de vida!
    Clécia

    ResponderExcluir
  4. Olá, pois é, tudo o que é novo e vem para mudar as pessoas ficam com o pé atrás né :(
    Deixo aqui pra vc e sua família um grande abraço e que seu 2012 seja abençoado.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Contar sempre com a sua amizade,
    Durante o ano que passou, foi muito bom.
    Quero neste momento te desejar um feliz ano novo
    Para que você possa encontrar as realizações que sonhou,
    Desfrutando de toda felicidade deste mundo.
    O sentimento que tenho por você é muito especial,
    Por isso desejo muito Amor, Saúde, Paz e Sucesso
    Para você e sua família.
    Certamente este ano será para você, uma nova descoberta.
    Uma nova luz que trará alegria e muita esperança.
    Tenho o prazer em te desejar um…
    “FELIZ 2012!!“

    ResponderExcluir
  6. Tiago, obrigada, pode contar com minha amizade sim, tenho certeza que estaremos bem unidos em 2012... Também te sinto meu amigo, companheiro e parceiro... Saúde e paz pra e toda sua família... Decida-se por ser feliz nesse ano, tá!!!
    Beijsssssss

    ResponderExcluir
  7. Olá Imaculada. Estou passando por aq p/ te desejar um 2012 muito especial com todas as bênçãos de Deus. Que vc continue a nos brindar com esses textos inspiradores e reflexivos. Gosto de vir me reabastecer espiritualmente aq. Quero tb dizer que estou de "casa" nova. Visite meu novo Kantinho. Será sempre muito bem vinda. Faça uma pausa para uma leitura, tome um café comigo.Ainda sigo o mesmo estilo de textos. Mas estou pensando seriamente em montar um blog exclusivamente voltado paraevangelização. Estou sentindo essa necessidade. Que o Espírito santo me ilumine e eu realmente consiga colocar em prática esse desejo. Gosto muito dos escritos do Pe. Zezinho. Ele realmente ataca os problemas de frente. Esperemos que um dia as coisas mudem e possamos de verdade "missas" e não operetas.Bjs

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigado minha amiga. Grande bjoooo. Paz e Bem.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!