segunda-feira, 10 de março de 2014

Rito dos eleitos

Estamos aprimorando a cada ano e  acredito que estamos longe de fazer acontecer em nossa paróquia a catequese de inspiração catecumenal. Porém, o importante é começar, melhorar aquilo que é possível. Digo que estamos longe de fazer acontecer a catequese de inspiração catecumenal, porque somos permissivos/frouxos demais... Com medo de perder, preferimos deixar passar muitas coisinhas.  Mas, estamos atentos,  sempre avaliando o processo e creio que devagar vamos aparando as arestas.

Trago comigo algumas inquietações:
(Me refiro ao processo que inicia na idade infantil até a maturidade na fé(dos 08 aos 15 anos) pois quando o processo é realizado com adultos, ele é menos complicado)
* Os catecúmenos/catequizandos/pais foram devidamente conscientizados sobre o significado desse rito. Quando vc ouve de um catequizando o seguinte: "a catequista disse que temos que participar de uma missa hoje..."Percebemos que ele não tem noção do que vai acontecer naquela missa. !!!!!????

(abro aqui um parenteses, para partilhar o que ouvi sobre esse rito, de uma catequista de minha diocese. Ela me contava que no encontro para conscientizar os pais e os padrinhos, houve um padrinho que disse não estar preparado para ser padrinho e uma mãe que assumiu que o filho não está preparado para ser crismado).

É por aí. Não adianta sacramentos em massa, sem conscietização, sem compromisso. E é por isso que estamos investindo no processo catecumenal. Se não vigiarmos, vamos mudar só de nome, ainda fazendo propaganda enganosa: Nossa paróquia está no processo catecumenal! aiaiaiiaiaia

* O catecúmeno/catequizando que não participou do rito, nem ao menos deu uma satisfação de sua ausência, esse catequizando deve prosseguir, como se nada de importante tivesse acontecido?
Ou vai prevalecer em nós o medo de perder esse catequizando? Não vamos perder, porque ainda não o conquistamos pra Cristo. 
(No caso desse rito, uma ausência não justificada é mostra que não está preparado para ser eleito)

* Os padres, na celebração do rito, tem feito sua homilia, valorizando os catecúmenos/catequizandos? Estão aproveitando desse momento para despertar para toda assembleia no que consiste a IVC? Ou simplesmente faz o que está no script, e bem lá no finalzinho, diz umas palavrinhas que quase ninguém percebe, pois a homilia foi tão longa, que quando cita o rito, todos estão desatentos.

E assim, vamos caminhando, avaliando, fazendo acontecer da melhor forma possível e claro, vibrando com as conquistas e de olho nos desafios, nos obstáculos a serem superados.

* Esse rito se encontra no RICA- Ritual de Iniciação cristã de Adultos


CELEBRAÇÃO DA ELEIÇÃO OU INSCRIÇÃO DO NOME

Realiza-se o rito na Celebração do primeiro domingo da Quaresma, depois da homilia.

Apresentação dos Candidatos

Após a homilia, a pessoa encarregada da iniciação dos catecúmenos/catequizandos ou um diácono, catequista ou delegado da comunidade, apresenta os que vão ser eleitos, com estas palavras:


Frei...(diga o nome de quem preside a celebração)



Aproxima-se as solenidades pascais, os catecúmenos e catequizandos aqui presentes, confiantes na graça divina e ajudados pela oração e exemplo da comunidade, pedem humildemente que, depois da preparação necessária e da celebração dos escrutínios, lhes seja permitido participar dos sacramentos do Batismo, da Confirmação e da Eucaristia (omitir qual não seja).



Quem preside responde:



Aproximem-se com seus padrinhos e madrinhas, os que vão ser eleitos.
(todos os candidatos e seus padrinhos ficam de pé)

Quem preside prossegue:

A santa Igreja de Deus deseja certificar-se de que estes catecúmenos e catequizandos estão em condições de ser admitidos entre os eleitos para a celebração das próximas solenidades pascais.

E dirigindo-se aos padrinhos:

Peço, por isso, a vocês, padrinhos e madrinhas, darem testemunho a respeito da conduta desses catecúmenos: Ouviram eles fielmente a Palavra de Deus anunciada pela Igreja?

Os padrinhos: Sim, Ouviram.

Quem preside: Estão vivendo na presença de Deus, de acordo com o que lhes foi ensinado?

Os padrinhos: Estão.

Quem preside: Tem participado da vida e da oração da comunidade?

Os padrinhos: Têm participado.

Em seguida quem preside pergunta a assembléia se está de acordo.

Exame e petição dos candidatos

Quem preside exorta e interroga os catecúmenos com estas palavras ou outras semelhantes:

Agora me dirijo a vocês, prezados catecúmenos e catequizandos. Seus padrinhos e catequistas e muitos da comunidade deram testemunho favorável a respeito de vocês. Confiando em seu parecer, a Igreja, em nome de Cristo, chama vocês para os sacramentos pascais. Vocês, tendo ouvido a voz de Cristo, devem agora responder-lhe perante a Igreja, manifestando a sua intenção. Vocês querem ser iniciados na vida cristã pelos sacramentos do Batismo, da Confirmação e da Eucaristia?

Catecúmenos: Queremos.

Quem preside: Querem prosseguir fiéis à santa Igreja, continuando a freqüentar a catequese, participando da vida da comunidade?

Catecúmenos: Queremos.


Quem preside: Dêem, por favor, os seus nomes.
(nesse caso, cada catequizando entregava seu nome...)

Pode-se também entregar a lista de nomes a quem preside com estas palavras:

São estes os nomes.

(cântico apropriado; salmo 15)



Admissão ou Eleição

Terminada a inscrição dos nomes, quem preside dirige aos candidatos estas palavras:

(N), eu declaro vocês eleitos para serem iniciados nos sagrados mistérios na próxima Vigília Pascal.

Catecúmenos:Graças a Deus.

Quem Preside:Deus é sempre fiel ao seu chamado e nunca lhes negará a sua ajuda. Vocês devem se esforçar para serem fiéis a ele e realizar plenamente o significado desta eleição.

Dirigindo-se aos padrinhos, exorta-os com estas palavras:

Estes catecúmenos, de quem vocês deram testemunho, foram confiados a vocês pelo Senhor. Acompanhem-nos com o auxílio e o exemplo fraterno até os sacramentos da vida divina.

Quem preside convida os padrinhos a pôr a mão no ombro do candidato que recebem como afilhado.

Oração pelos Eleitos

A comunidade reza pelos eleitos com estas palavras ou outras semelhantes.

Quem Preside:

Queridos irmãos e irmãs, preparando-nos para celebrar os mistérios da paixão e ressurreição, iniciamos hoje os exercícios quaresmais. Os eleitos que conduzimos conosco aos sacramentos pascais esperam de nós um exemplo de conversão. Roguemos ao Senhor por eles e por nós, a fim de que nos animemos por nossa mútua renovação e sejamos dignos das graças pascais.

Leitor:
Nós vos rogamos, Senhor, que por vossa graça estes eleitos encontrem alegria na sua oração cotidiana e a vivam cada vez mais em união convosco. R: Nós vos rogamos, Senhor!

Reconheçam humildemente seus defeitos e comecem a corrigi-los com firmeza. R: Nós vos rogamos, Senhor!

Transformem o trabalho cotidiano em oferenda que vos seja agradável. R: Nós vos rogamos, Senhor!

Tenham sempre alguma coisa a oferecer-vos em cada dia da Quaresma. R: Nós vos rogamos, Senhor!

Abstenham-se corajosamente de tudo o que possa manchar-lhes a pureza de coração. R: Nós vos rogamos, Senhor!

Acostumem-se a amar e cultivar a virtude e a santidade de vida. R: Nós vos rogamos, Senhor!

Renunciando a si mesmos, busquem mais o bem do próximo do que seu próprio bem. R: Nós vos rogamos, Senhor!

Em vossa Bondade, guardai e abençoai as suas famílias. R: Nós vos rogamos, Senhor!

Quem preside, com as mãos estendidas sobre os eleitos, conclui as preces com esta oração:

Pai amado e todo-poderoso, vós quereis restaurar todas coisas no Cristo e atraís toda a humanidade a ele. Guiai estes eleitos da vossa Igreja e concedei que, fiéis à sua vocação, possam integrar-se no reino de vosso Filho e ser assinalados com o dom do Espírito Santo. Por Cristo Nosso Senhor!

R: Amém.

Despedida dos eleitos

Quem preside despede os eleitos com esta exortação: Caros Eleitos, vocês iniciaram conosco as práticas da Quaresma. Cristo será para vocês o caminho, a verdade e a vida. Agora vão em paz.

Celebração da Eucaristia.

A Eucaristia prossegue com a oração dos fiéis em favor das necessidades da Igreja e do mundo.

6 comentários:

  1. Imaculada, estamos caminhando na mesma trilha. Também ontem tivemos em toda a paroquia os ritos da eleição e inscrição do nome. Com os candidatos a batismo, crisma e Eucaristia de jovens e adultos tivemos antes um dia de retiro (alias 4 dias, com turmas menores). Entendo que fizemos nossa parte, porem, as perguntas dos escrutínios ainda não para fazer aos padrinhos: a maioria não acompanha os processos de iniciação. Nós perguntamos mais a seus catequistas.
    Entendo que ainda falta muito mas estamos pondo os primeiros passos.
    Sobre os não eleitos que devem continuar na catequese, teremos sempre a dificuldades de aqueles que ainda entendem que todos podem crismar ou batizar como adultos, só por pagar a "taxa" de dois anos de catequese. Em fim, se vamos remontando os por que? são muitos... mas podemos por uma força maior em que os padrinhos que batizam crianças assumam um processo responsável de levar seus afilhados para Deus, servindo na comunidade.
    Muito animo neste momento... mas também, sejamos nós fieis às indicações da Igreja. Coragem! Ele te chama. jm.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amado frei, que bom seu parecer... mesmo distantes, lutamos por uma mesma causa...melhorar a catequese... Continuemos confiantes nessa força que nos anima sempre... Grande abraço, meu sempre mestre!

      Excluir
  2. Imaculada, para mim tudo me parece muito novo ainda. Mesmo repetindo algumas vezes, vejo que precisamos crescer muito ainda nesse campo. Estamos acostumados a repetir rito, sem ao menos fazer uma leitura orante dele, extraindo o conteúdo teológico, o sentido litúrgico e pastoral, bem como a pedagogia do processo catecumenal. Sem esvaziar o rito podemos fazer adaptações e avaliações do que foi feito. É nosso papel enquanto coordenadores. Acho que já crescemos muito, mas precisamos crescer mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Frei,,,pra mim tb...estamos descobrindo, fazendo... vamos caminhando... só dou esses cutucões para que não cochilemos...se cochilar, o cachimbo cai...srsrrs Vejo que precisamos trabalhar mais perto com os coordenadores...é esse o caminho...

      Excluir
  3. Oi Imaculada!
    Fico triste com que você escreveu que ouviu de um catequizando o seguinte: "a catequista disse que temos que participar de uma missa hoje..."Percebemos que ele não tem noção do que vai acontecer naquela missa. !!!!!????
    Infelizmente na crisma os pais e mães não estão nem aí da vida de seus filhos na Igreja. Os jovens não estão nem aí de cada 20 jovens somente 5 dão importância as coisas da Igreja. Eles só pensam em ficar no celular e não prestam atenção no que a gente fala. Isto porque mandamos bilhetes, convocamos para reunião e até por telefone explicamos; mas infelizmente não estão nem aí.
    Fico triste com estes comentário, sei que precisamos melhorar, sei que nem estamos no processo, sei que precisamos evangelizar nossos catequistas, para podermos melhor evangelizar os catequizandos e pais.
    Renata Daniel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata minha querida, eu chego a ficar meio depressiva, como hj fiquei o dia todo e até por isso, escrevo esses desabafos... por momentos, penso que nada do que fazermos irá atingir nossos catequizandos, mas por outro lado, sou tomada de uma força que não é minha... Temos que fazer o melhor, e ir ajeitando algumas coisinhas, conforme temos conversado sempre... mas vamos nos deixar ser direcionados pelo espírito Santo... às vezes, vc pensa que eles não te ouvem, mas, pode ter a certeza que no tempo certo, recordarão daquilo que foi lhes passado... continuemos firmes... Beijo grande minha companheira de caminhada...

      Excluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!