terça-feira, 11 de março de 2014

Querigma - a força do anúncio

Sempre ao comprar um livro, damos uma olhadela na ante capa e também na introdução, esperando que isso nos leve ao conteúdo do produto prestes a ser adquirido. Com a introdução dessa maravilhosa obra, quero deixar aqui ,essa dica de leitura. Lembrando que não ganho porcentagem na vendas desses livros (srsrsr), e embora tenha uma certa proximidade e amizade com Pe Lelo,  responsável por essa obra, não indico por ele, mas, porque gostei. Beijo grande, uma terça abençoada à todos!






Introdução


Querigma significa pregão, proclamação ou anúncio e que de fato é sinônimo de Evangelho em seu sentido grego: Eu-anguélion, boa notícia. O anúncio feito pelos apóstolos é a primeira proclamação da Boa-Nova do acontecimento Jesus de Nazaré realizado na força do Espírito Santo e está baseado no testemunho pessoal deles. Este anúncio tem como objetivo suscitar a fé e a conversão a Cristo.

Pela fé temos acesso ao abraço paterno de Deus que não hesita em “entregar o seu Filho único, para que todo o que nele acredita não morra, mas tenha vida eterna” (Jo 3,16). Pela fé nos tornamos amigos de Jesus, e somos transformados em filhos pelo Espírito Santo. A fé veio ao nosso encontro quando fomos batizados e a recebemos de maneira infusa e gratuita, sem mérito nenhum de nossa parte. Assim, entramos na Igreja para fazer parte da família de Deus. 

Desde tenra idade, sem sobressaltos, vimos nossa fé crescer em família ao murmúrio das rezas, do canto das novenas e dos festejos do padroeiro. Vivíamos numa sociedade de maioria católica, na qual o comum era crer em Cristo. Agora, com o crescente pluralismo, a sociedade perdeu o referencial de vida cristã e lidamos com batizados na infância que não tiveram o mínimo contato com a fé, por isto se torna necessário, e ao mesmo tempo incomum anunciar Jesus e o seu Reino de uma maneira clara e decidida. 

Comunicar a boa notícia da salvação com alegria e confiança,como o bem maior de nossa vida e acima de todas as realidades deste mundo, tornou-se uma forma tremendamente atual de fazer pastoral!

O objetivo deste livro não é de aprofundar e de especificar detalhadamente os aspectos doutrinais de Cristo e da revelação, mas de capacitar o agente, especialmente o(a) catequista, para anunciar o querigma e desta forma estimular as pessoas a estabelecerem uma relação de fé na perspectiva da revelação de Deus para nós.Esta prática requer conversão para o aprendizado deste estilo.

A disposição dos capítulos segue a trajetória do desenvolvimento do querigma. Partimos da sensibilidade de fé, da abertura religiosa, naturalmente presente nas pessoas. Hoje, abre-nos a grande tarefa de ajudá-las a ler a manifestação de Deus nos acontecimentos e situações que as envolvem; o que significa falar de Deus a partir do sofrimento e de suas inquietações para sentirem a presença e a ação salvadora divina. A experiência de Deus torna-se a matéria-prima de nossa prática evangelizadora. De aí a necessidade de ouvir as pessoas, ajudá-las a interpretar suas vidas sob o olhar da fé. 

O mistério de Deus nos foi revelado por aquele que veio do Pai. Deus vem ao encontro do ser humano, por isso toda conversão se dá no encontro pessoal com Jesus Cristo. Ele revela sua proposta de vida nova, não como fato passado, mas como realidade plenamente atual, capaz de abraçar quem a acolhe em continuidade da única história da salvação, conduzida pelo Espírito Santo.

A Igreja é a comunidade dos seguidores de Jesus, novo povo de Deus fundado na nova aliança graças ao sangue de Cristo. A Igreja anuncia a salvação como sua razão de ser. Assim, todo aquele que crê é inserido numa cadeia ininterrupta de vida da Igreja, de anúncio da Palavra de Deus, de celebração dos Sacramentos, que chega a nós e que chamamos de Tradição. Essa nos dá a garantia de que aquilo em que acreditamos é a mensagem original de Cristo, pregada pelos apóstolos. 

Tendo sempre a consciência de que o amor de Deus precede a nossa conversão e proporciona uma relação pessoal de confiança, com vista à salvação e à vida eterna, torna-se fundamental a decisão de aceitar esta proposta de vida. O primeiro anúncio é interpelante, reitera a promessa de graça aplicando-a ao contexto dos ouvintes para suscitar a reação de cada um à mensagem.

Pode-se dizer que o primeiro anúncio oferece a porta de entrada da experiência cristã. É uma porta experiencial, vital, uma porta pela que tem que passar. E não se transpassa somente com o pensamento mas tomando uma decisão [...] de estabelecer um contato pessoal com Jesus Cristo, considerado como alguém que está vivo e que oferece a vida em plenitude, o encontro com Deus, a salvação”.[1]

“E como crerão se ninguém proclamar?” Assim é decisiva a missão de quem anuncia a Boa-Nova. Apesar dos limites de cada um, anuncia quem testemunha a Boa-Nova, aquele(a) que se põe a seguir o Mestre como discípulo para adquirir seus valores e participar de sua missão. 

Depois tratamos do lugar do querigma na iniciação cristã dos adultos. O querigma constitui o primeiro elemento do tempo do pré-catecumenato; conduz a uma conversão e fé inicial em Jesus Cristo para um posterior aprofundamento na catequese. Conforme o Documento de Aparecida deverá constituir o fio condutor de toda catequese.






[1]Morlans, Xavier. El primer anuncio. El eslabón perdido. Madrid, PPC, 2009, p. 45.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!