sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Catequistas são anjos ou colaboradores???

Republicando... editado!


Estava numa formação, quando o padre pergunta: "Quem desempenha o papel de "anjo" na vida do catequizando? No meu coração eu já tinha a resposta, pois jurava ser o catequista. Quando ele responde: "Eu sei, que muitos estão pensando ser o catequista, mas não é, quem desempenha o papel de anjo na vida deles, são os padrinhos, vocês catequistas são apenas colaboradores, CO LA BO RA DO RES..." Foi uma surpresa geral, e até uma decepção.

Padrinhos, anjos?? O papel do padrinho anda meio esquecido. Na catequese estilo catecumenal, o padrinho tem papel importantíssimo. Eles  são convidados à acompanharem o processo de educação na fé de seus afilhados, participando principalmente dos ritos E são convocados, caso os pais não assumam esse acompanhamento na fé.

Tive uma catequizanda que faltava muito e sendo os pais separados, não conseguia falar com nenhum dos dois.  Na época, liguei para madrinha e coloquei  o que estava acontecendo e a encarreguei de falar com os pais. Pedi ajuda, a envolvi no processo de educação da fé de sua afilhada. Um pouco surpresa,  prometeu que tomaria as providências e tomou mesmo.

A catequizanda também estranhou e até me questionou do porque ter ligado para sua madrinha. Na verdade, a garota ficou meio brava.

Expliquei a ela sobre o papel dos padrinhos, e que esse envolvimento  é uma coisa natural no processo da educação da fé... No fundo, fiquei contente com a atitude da madrinha, acatou meu pedido, fez o seu papel, foi anjo, zelou, cuidou, orientou...

Então, meus queridos, os anjos não somos nós, são os padrinhos. Somos, apenas colaboradores. Caímos de posto? Não! Atuamos na vida dessas crianças, como pessoas que AJUDAM os pais e padrinhos na educação da fé. Esse é nosso papel,  colaboradores.

Mas tudo isso pra dizer que dia 29 de setembro, é dia dos arcanjos: São Rafael, São Gabriel e São Miguel e olha onde fui parar...

Durma com seu anjo da guarda e acorde com os arcanjos!

Ah!! Cá entre nós, na verdade, continuo achando que somos anjos sim na vida deles!! srsrsr

* Uma dica: Na ficha do catequizando, organize um espaço para os dados dos padrinhos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!