quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Um encontro diferente!



Está acontecendo aqui um encontro de catequese!
Como assim?
Sessão cinema, claro que sem poltronas, mas acho que elas não fizeram falta, ficaram bem a vontade e improvisaram uma almofada com suas mochilas...
O tema de ontem foi sobre Moisés- vocação e missão. Falar dos patriarcas não é coisa muito fácil, então passar um filme em desenho é uma boa opção. Eles assistem, vão guardando  as  dúvidas e no final debatemos.
Sempre começo o encontro por aquilo que eles já sabem.
Levei um cesto com um bebê, um par de sandálias e uma bolsa de um missionário. Ah! e uma réplica (senvergonha)da sarça ardente (rsrsr).
Perguntei se alguém havia escutado sobre um relato bíblico, onde um bebe foi colocado num cesto e depois colocado rio abaixo. E alguns já sabiam que se tratava de Moisés. E vocês sabem o porque do nome Moisés? Veremos qual a importância desse homem na história do povo de Deus... Quais são nossos "Moisés" hoje??
Assim foi a introdução do encontro, em seguida duas sessões de 25 minutos. Na primeira parte conta a história  antes do nascimento de Moisés, quando o faraó se preocupa com o crescimento dos hebreus, quando manda matar os meninos nascidos das mulheres hebreias. Mostra como Moisés foi salvo... na segunda parte mostra ele crescido, formando sua família, o chamado, as desculpas que ele deu a Deus: "Senhor, eu não sei falar" "Mande outra pessoa", mostra o encontro com seu irmão que o ajudará na missão, Araão ... 
No intervalo de uma parte e outra, comemos  batata frita... Só faltou o guaraná! Eles amaram!
Esse encontro, como não foi programado antecipadamente, foi realizado no local da catequese, mas o interessante é você levá-los para sua casa, isso cria uma proximidade muito grande... Os mandamentos, vão todos pra minha casa!!

* Existe na Paulinas, dois DVDs para trabalhar os mandamentos, que uso sempre, pois ele trabalha os mandamentos, mostrando as atitudes... Recomendo!

* Posso te dar outra dica: Peça para o seu pároco esses DVDs, pois o dízimo que você paga é também para esse fim, ajudar na evangelização... Os catequistas precisam de ter em mãos esses materiais de apoio.

14 comentários:

  1. Querida, que encontro delicioso!
    Ei, acho que você terá outro filme pra passar aos seus pequenos...vá lá no blog e confira ;)

    ResponderExcluir
  2. olá querida que alegria te ver por lá, ei que encontro gostoso hein, acho que passar por lá um dia viu rsrs, ah qto ao amigo secreto rsrs, eu também gostei da idéia, se vc também me tirou acho que você poderia me entregar pessoalmente também. Será que foi vc quem me tirou rsrs. Apesar quem sabe um dia podemos nos encontrar mesmo moramos perto neh beijos querida, fique com Deus.

    ResponderExcluir
  3. Uhm...Érica, o meu amigo ou minha amiga não está muito perto não!! Aliás, tá longe pra dedel....
    Agora, nós duas, qualquer dia desses, podemos nos esbarrar...srrsrs Vamos sonhar e planejar...
    abraços

    ResponderExcluir
  4. HEI SORTUDA, QUE BOM QUE GANHOU O DVD, POIS EU QUERIA MESMO O LIVRO.ESTES SEUS ENCONTROS SÃO FANTÁSTICOS, SEMPRE GOSTO DE COMPLEMENTAR MEUS ENCONTROS COM UM DESENHO SOBRE O TEMA, NÓS TEMOS MUITOS A NOSSA DISPOSIÇÃO AQUI NA CATEQUESE, COM SALA DE VÍDEO E TUDO, É MUITO BOM CONTAR COM ESTES RECURSOS. BEIJUS

    ResponderExcluir
  5. Oii Imaculada! Q encontro legal e gostoso... batata-frita! Hummm...
    Parabéns pelo excelente encontro, com certeza vc está plantando uma boa semente no coraçãozinho dessas crianças.
    Este ano fizemos uma sessão de cinema tb, mas com o filme de José do Egito... Eles amaram!

    Beijos,
    Layse

    ResponderExcluir
  6. Imaculada, minha linda. Que encontro gostoso hein!!!!!!!
    Olhe só, concordo com você que devemos conversar com o pároco para nos ajudar neste processo de evangelização. E aqui em nossa paróquia, ainda existe pessoas que doam um valor apenas para trabalhos com as crianças, na catequese... Não sabemos quem é; mas Deus sabe!
    Precisamos nos arriscar de vez em quando. Fazer coisas novas. Gosto de levar o computador para a sala de encontros e exibir filminhos que evangelizam os pequenos. E eles gostam demais... Uma dica: No Youtube temos vários filminhos lindos para evangelização.... Você é especial minha flor... Sempre nos encantando com as suas postagens.
    Obrigado pela visitinha no meu cantinho... Um beijo especial para você!!! E seus pequenos ... Paz e Bem! E belos encontros ...

    ResponderExcluir
  7. Oi Imaculada querida!!!
    Fiquei babando nas fotos que a Sheilinha postou do encontro de vcs... só faltou eu...rs
    Amei seu encontro, eu tb uso esse recurso do vídeo.

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  8. Encontro maravilhoso, o tempo também da catequese de vocês é muito bom, aqui eu fico tentando fazer algo de boa qualidade, mais em uma hora é difícil. Imaculada preciso de uma ideia de lembrancinha de fim de ano, uma colega esta sem ideia, você tem alguma? se tiver manda por email ou posta em seu blog. Abraço fica com Deus.

    ResponderExcluir
  9. Ola querida, amei essa idéia, maravilhosa mesmo, parabéns!
    Quanto ao amigo creto... hummmm...pois é... quem sabe não é vc mesma né? A foto pode ser antiga e vc estar agora + fofinha, não é mesmo? Rererererere vamos segurarnossa curiosidade, agora falta pouco rsrsrsrsrsrs
    Beijos no coração

    ResponderExcluir
  10. Oi, amiga!
    Esse encontro de catequese deve ter sido bem proveitoso! As crianças amam atividades assim. O lúdico é sempre um amigo da evangelização infantil!
    Que Deus a abençoe sempre mais!
    Em relação ao amigo(a) secreto(a), a descrição combinou mesmo com você...rs. Mas só daqui alguns dias saberá...rs . Respondi ao seu recado também no mesmo post!
    Abraços carinhosos,
    Angela

    ResponderExcluir
  11. Linda, seu endereço pra eu mandar o prêmio!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Imaculada que bom que você gostou da mensagem e se pronunciou sobre ela. Eu também sou mestre de resolver as coisas na hora (na lata rsrsr), um defeito que devemos nos modelar, ou seja, nos controlar. Vamos esperar o barro secar, assim os resultados serão melhor não é mesmo? Sobre meu entusiasmo que você diz ficar encatada rsrsrs, fico feliz de saber. Eu também estou super acarretado este fim de ano, você é que não sabe o quanto, as vezes fico surpreso comigo mesmo, chega o fim do dia fico me perguntando, como dei conta de fazer tudo isso? As vezes o cansaço está tanto Imaculada, que eu acabo cometendo erros gravíssimos, ontem mesmo preferi acordar mais tarde, e disse que ia a missa a noite, só que me veio um desânimo que nem a missa fui, ó pecado, mas enfim, o dia já perdi, agora é ter força do divino espirito santo e não cometer esta falha novamente néh? Meu blog para postar algo de qualidade, é um sufoco, de setembro pra cá, comecei a sentir o tempo me castigando e por isso comecei a deixar algumas postagens prontas de jeito que eu só publico, por que editadas elas já estão, e assim vou levando. Ahhh em breve tem uma surpresa que quero compartilhar com todos os catequistas. Abraço

    ResponderExcluir
  13. Olá Imaculada, vc sempre inovando. Sabe q até fiquei com vontade de ser "uma catequizanda sua" ? (rsss)

    Gosto desse tipo de encontros, mas ainda não tive oportunidade de realizar nenhum. Falta espaço. E até já pedimos para que o padre nos cedesse a sala lá no centro catequético,mas ele ignorou.
    Vamos tocando dentro do possível. Abcs

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!