quinta-feira, 3 de novembro de 2011

A vida que começa com a morte...

"Que lindo foi a experiência de levar nossos catequizandos no cemitério ontem, me pareceu que para alguns era sua primeira vez ali e quando você falava a emoção rolava. Aquela cena, daquele quero-quero protegendo seu ninho (que estava em cima de um túmulo) me tocou, Deus nos fazendo enxergar a vida onde muitos só vêem a morte, e vida brotando vida pois haviam 03 ovinhos ali. Como disse a Cristiane: "Sempre nos convide para suas loucuras" que são sempre loucuras lindas, emocionantes e tocantes.
Um grande abraço e que Jesus te abençoe sempre.
Tiago!

Tiago, querido amigo e irmão em Cristo!
Que Jesus nos abençoe sempre! E que bom que não estou sozinha em minhas "loucuras"
Obrigada por sua adesão à essa catequese que para muitos pode parecer uma maluquez. Eu  vejo essa experiência como a mais"pés no chão"que já tive. Não é o tipo de encontro em que temos a presença em massa e eu nem esperava isso. Se comparecesse  apenas três catequizandos e esses três fossem catequizados na realidade da morte em nossa vida, pra mim, pra nós,  já teria valido o esforço.
De três turmas, contarmos com a presença de  11 pais/mães, 15 catequizandos, foi bom demais. Hoje, liguei para uma de minhas catequizandas, antes de escrever este post, pois eu sabia da "resistência" dela em entrar num cemitério. Perguntei a ela:
-Você gostou do nosso encontro de ontem?
- Sim Imaculada, eu gostei muito!
-Me diz a verdade, se não gostou, pode ser sincera, não vou achar ruim com você!
-Eu gostei muito!
- Você poderia me dizer, o que ele mudou em você? O que te acrescentou?
- Mudou, que eu morria de medo de ir no cemitério e agora não tenho mais.
- Você viu o quanto nos faz bem rezarmos pelas almas das pessoas, o quanto isso nos traz paz...

No próximo encontro,  ouvirei a  todos, até mesmo, para atingirmos os que não foram.

Foi bem legal!
 Essa catequese, chamava a atenção das pessoas ao ver aquele grupo reunido e escutando sobre nossa irmã morte. Alguns paravam e ficavam escutando, outros disfarçavam e ficavam escutando a meio fio. Fiquei observando e minha vontade era de chamá-los para a roda.
Começamos rezando no túmulo  dos filhos da Rosmeire, uma catequista que estava conosco, escutamos seu testemunho, que é uma lição de vida... 
Em seguida, fomos ao túmulo de meu pai, meu maior catequista, dei meu testemunho, dizendo que se hoje sou catequista e serei até minha morte, tive como exemplo meu pai, que na simplicidade nos deu a maior riqueza, uma formação religiosa... e fui dizendo: 
"Queridos pais, essa deve ser a preocupação com seus filhos, a de deixar a verdadeira herança, porque aqui diante desses túmulos, diante do nosso nada, da morte, é que temos a certeza de que os bens materiais são passageiros"
E depois disso, os pais ali presentes, tiveram também o desejo de procurar os túmulos de seus entes queridos, para que fossemos rezar neles... Agora, os pais  falavam... E tudo ia acrescentando e enriquecendo nossa catequese na prática sobre a morte...
 Foi gratificante. Ficamos ali, uma hora e meia e nem percebemos... Não notei nenhum sinal de constrangimento nas crianças... Elas levaram muito a sério cada momento, sem nenhuma brincadeira ou piadinha sem graça, pois entenderam que quando entramos nesse lugar, que chamamos "monte Santo", é preciso respeito, muito respeito. Expliquei a eles que ali estão os restos mortais de tantas pessoas que  são almas santas, que nunca serão reconhecidos pela Igreja, por isso a Igreja celebra  no dia 01 de novembro, o dia de todos os Santos... e que ao contrário, existem muitas almas que não morreram na graça de Deus e que estão sedentas de nossas orações... 
Quem sabe com essa iniciativa, um dia isso se tornará uma prática natural na catequese... Catequistas, pais e catequizandos, visitando e rezando no cemitério no dia de finados.
Eu, Imaculada, dou testemunho da riqueza de um encontro assim, mas não  estive sozinha, estiveram comigo e podem testemunhar também: o Tiago, a Rosmeire, a Cristiane e o Marcelo...




8 comentários:

  1. Imaculada, concordo com a Cristiane: lindas, emocionantes e tocantes, mas não sei se são loucuras não rs.
    Fiquei feliz em ver ali alguns de meus catequizandos e seus pais e poder partilhar e partipar com todos vocês essa experiência da passagem de nossos ente queridos para o outro lado do caminho.
    bjs...
    Rosmeire

    ResponderExcluir
  2. Imaculada que espírito grande e abençoado vc tem minha amiga!
    Fico simplesmente encantada.
    Eu quero crescer e ficar igual a voce!!!
    Parabéns para vc e sua equipe de catequistas!

    Paz de Cristo!

    ResponderExcluir
  3. Olá! Seu blog é uma benção!
    Hoje dia 03 o NOSSO BLOG completa seu 1º aniversário, e vc é uma pessoa que muito contribuiu e colaborou, com seus comentários e visitas, neste nosso 01 ano de existência. Obrigado! Grande abraço na Paz e no Amor de Cristo,

    Reinaldo e equipe da Pascom.

    ResponderExcluir
  4. Ah, minha irmã Imaculada e como podemos testemunhar, foi simplesmente lindo!

    ResponderExcluir
  5. Oi, parabéns
    Gosto muito de ver você colocando a catequese fora do ambiente da Igreja, lembro que frei Jesus deu esta idéia de levar os adolescentes da perseverança; você foi no ano passado com a perseverança e este ano levou os pequenos, estou orgulhosa de você mas também com vergonha pois poderia fazer também esta experiência com os jovens da crisma.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Muito lindo!!!Estou sempre visitando seu blog pois tem sempre algo novo para aprender..obrigado por partilhar esses momentos conosco e como disse a Cláudia eu também quero ser uma catequista como você.
    Rosemary.

    ResponderExcluir
  7. Madrinha, o ano passado eu tinha mais resistencia naquele lugar santo, chorava atoa e esse anoo eu vii realmente comoo são as coisas, choramos por alegria de saber que a pessoa qe tanto amamos esta em um lugar muito boom e choramos tbm por saudaees pois eram pessoas muito amadas qe estão ali .
    beijus ana Laura

    ResponderExcluir
  8. Relembrar é viver... Hoje em minhas pesquisas encontrei esse momento especial em sua jornada como catequista Imaculada. Compartilhei na FanPage para levar a mais catequistas por esse Brasil. Bjs.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!