terça-feira, 1 de novembro de 2011

As almas do purgatório!!

Lendo esse texto, lembrei-me de quando era pequena e rezávamos o terço em família,  essa jaculatória me chamava a atenção: "Ó Meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo       do     inferno e levai as almas todas para o Céu e socorrei principalmente as que mais precisarem".
Parece que ainda hoje escuto a voz do meu pai, pronunciando essas palavras com muita força... escutava também ele falar dessa tal Igreja militante, triunfante e padecente e não entendia nada. Rezávamos sempre pelas almas do "purgatório" e confesso não gostava muito dessa palavra..rsrsr Isso fez parte de meu amadurecimento na fé.
Que nesse dia 02, nós Igreja militante,  rezemos pela Igreja padecente até chegar o dia em que  nos encontremos na Igreja triunfante...
Diz que saudade é amor que fica, então lembremos de nossos entes queridos com muitas saudades...
Imaculada Cintra

Associamos o mês de novembro às almas do Purgatório. O dia 2 é para todos nós um momento de "curtir" saudades. Para os que crêem, é dia de esperança na vida eterna.
A Igreja ensina que vivos e defuntos são ligados em três diferentes níveis de vida: Igreja militante, padecente e triunfante.
Você e eu, aqui na Terra, fazemos parte da Igreja militante.
A Igreja padecente, de que tantos nos lembramos no dia 2 de novembro, são as almas do purgatório. O "purgatório é o estado dos que morrem na amizade de Deus, mas, embora certos de sua salvação eterna, tem ainda necessidade de purificação para entrar na bem-aventurança celeste" (compêndio do Catecismo da Igreja Católica, nº 210).
Podemos ajudar as almas do purgatório com orações, Missas e boas obras, alcançando, assim, indulgências para elas. Indulgências é "a remissão diante de Deus da pena temporal merecida pelos pecados" Compêndio do Catecismo, nº 312).
A Igreja oferece indulgências pelos infinitos méritos de Jesus Cristo.
A Igreja triunfante é o Céu. Os Santos vêem Deus face a face. É o estado das pessoas totalmente felizes no Amor, com nenhum sinal de ódio, inveja, orgulho, egoísmo,mentira, etc. Só Deus é Santo em sentido pleno. Assim, a Bíblia diz: "Deus não nos chamou à impureza, mas à santidade" (1Ts 4,7).
Nós Igreja Militante, padecente e triunfante, estamos todos ligados. Pedimos a intercessão dos Santos e rezamos pelas almas do purgatório. Eles, por sua vez, intercedem por nós.
(Padre Otmar Jacob Schwengber, SJ)

Um comentário:

  1. Foi tudo o que eu ouvi hj na homilia no cemitério da minha cidade... muito bom esse blogger

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!