segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Deslizes de pregador

Bom dia, quase  tarde amados!
Já deu pra notar que gosto muito dos escritos de padre Zezinho, também de suas canções... Não o vejo como um padre "estrela", ao contrário acho que ele sabe usar muito bem os dons que recebeu, cantando, pregando, escrevendo, de uma maneira só dele... Ele busca coisas que parece estar escondida lá no fundinho de nosso interior,  trazendo pra fora, nos tornando assim pessoas melhores. Sei que não é certo copiar um texto  na íntegra, que deveria direcionar o leitor para o link. Mas esse tem muito de mim.
Aproveito aqui para indicar o link, para que você possa vasculhar outras riquezas do padre Zezinho...
Uma semana abençoada pra todos nós!
Imaculada

DESLIZES DE PREGADOR

Deslizes não há quem não os cometa. Se for humano, mais dia, menos dia o crente escorregará. Não há santos sem escorregões. Por mais piedoso que pareça o monge, por mais provado que o pregador se revele em virtudes e por mais exemplar que seja sua vida, mais dia menos dia acaba dizendo o que não devia, fazendo o que não deveria e pecando como jamais imaginava.

Por isso, não nos apressemos em julgar os outros. Também somos candidatos aos mesmos escorregões. Uma coisa é ensinar o certo, quando vimos que alguém ensinou errado. Uma coisa é discordar do comportamento de algum irmão na fé. Outra é nos arvorarmos em juízes. Nunca sabermos o que levou àquela doutrina, àquele desvio de conteúdo e de conduta. Discordemos dele ou dela e corrijamos. Mas discordemos sem diminuí-lo. Digamos a ele no quê e por que não concordamos. Digamos aos que nos ouvem ou lêem por que não concordamos com aquela frase, aquela palavra e aquela canção. É direito e é dever de quem estudou a fé. Correção fraterna existe e é para ser usada. E precisamos ter a humildade de corrigir nossos erros quando alguém os aponta.

Pregadores não são anjos e escritores, catequistas e compositores não são infalíveis. Podemos errar e erramos. Podemos ser tentados e somos, podemos cair e caímos. Que o povo ore por seus sacerdotes e pregadores e que sacerdotes e pregadores peçam misericórdia quando errarem, peçam desculpas e perdão quando se excederem e peçam preces ao povo para errarem o menos possível.

Nunca seremos uma igreja de anjos. Anjos , arcanjos querubins e serafins não precisam de igreja. Os humanos, sim! Crer sozinho é perigoso. Quem precisa de igreja são pecadores que, às vezes posam de anjos, profetas, arautos e porta-vozes do céu, esquecidos de que outros irmãos celebram e anunciam conosco.

Por isso, a ascese católica sabe que fiéis e pregadores erram. Os do púlpito e os de perto dele, os do microfone e os da assembléia, os de traje especial e vistoso e o povo de traje de missa. Os famosos e os anônimos… Estar lá na frente não é sinal de santidade. Ser mais visto não é o mesmo que ser mais sensato.

Pensemos nisso da próxima vez que bater a tentação de nos acharmos especiais. Nossa missão talvez seja. Quanto a nós, cabe viver como quem sabe das suas responsabilidades. Perfeito? Só Deus. Nós já erramos ou ainda erraremos. Por isso comecemos bem nossas missas. Todas elas começam com o ato penitencial…Nem poderiam ser diferentes.

Padre Zezinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!