sábado, 5 de novembro de 2011

Abra você novas trilhas!!

Um dia, um bezerro precisou atravessar a floresta virgem para voltar a seu pasto. Sendo um animal irracional, abriu uma trilha tortuosa, cheia de curvas, subindo e descendo colinas. No dia seguinte, um cão que passava por ali usou essa trilha para atravessar a floresta. Depois foi a vez de um carneiro, líder de um rebanho, que fez seus companheiros seguirem pela trilha torta. Mais tarde, os homens começaram a usar esse caminho: entravam e saiam, viravam à esquerda e à direita, abaixando-se, desviando-se de obstáculos, reclamando e praguejando, até com razão, de caminhos tão mal traçados. Mas não fizeram nada para mudar a trilha.

Esta acabou virando uma estradinha onde os pobres animais se esfalfavam sob pesadas cargas, sendo obrigados a percorrer em três horas uma distância que poderia ser vencida em uma, se a trilha não tivesse sido aberta por um bezerro. Muitos anos se passaram.

A estradinha tornou-se o principal acesso de um vilarejo, que depois se tornou uma grande cidade e parte desse trajeto do bezerro se transformou numa grande avenida de centro nervoso da grande metrópole. Por ela passaram a transitar diariamente milhares de pessoas, seguindo a antiga trilha do bezerro, aberta por instinto
*********
Li essa parábola no blog da Lurdes - catequista decca, e achei que ela dá uma boa reflexão para a nossa catequese...

Esse bezerro, tinha uma meta, um objetivo: "alcançar o pasto". Mesmo sendo irracional, teve a iniciativa de traçar uma trilha, alcançando assim seu objetivo:"Chegar no seu pasto". E isso aconteceu porque ele não ficou só olhando aquela floresta fechada na sua frente, e choramingando, quer dizer mugindo.

Depois, conforme vimos na parábola,  outros animais,  vendo aquela trilha prontinha, também passavam por ela. Até o homem, dotado de inteligência, com a capacidade de pensar, planejar, também usou daquela trilha, claro, reclamando e amaldiçoando o infeliz que a teria construído daquela jeito. 

E num é que ele não fez nada para mudar aquela situação! Continuou fazendo aquele caminho e pior, muitos outros o seguia, ninguém  parou para analizar, não procuraram uma alternativa, uma nova trilha, um novo caminho. Isso nos mostra que temos uma facilidade para seguir os outros, fazer o de sempre, o que todos fazem.

Meus queridos, essa história/parábola, como queiram chamá-la, ilustra muito bem a realidade da catequese. É comum ouvir um zum zum zum, um reclamar sem fim de que a catequese não vai bem, não é eficaz, não atinge seu objetivo. E jogamos culpa no padre, no Bispo, no coordenador, nos catequistas, nos pais, nos catequizandos... e até no bezerro, se ele passar na nossa frente! Aliás, quem seria esse "bezerro" na catequese,   quem  traçou essa trilha que estamos percorrendo até hoje na catequese?

Até pouco tempo, o marco na catequese foi a Catequese Renovada, foi a grande reviravolta. Não seria ela, a trilha que estamos fazendo até hoje? E não vou dizer que foi uma trilha torta, feita por um ser irracional, porque não foi! Muita coisa mudou na catequese desde então, mas estacionou... Os tempos são outros e novos caminhos, novas trilhas estão sendo traçadas, meu povo...

Tantas dicas, tantos estudos, documentos que  orientam, mostram pistas de ação... Essa é a nova trilha, basta acreditar e traçar com coragem, ousadia, convicção, determinação...E olha, que podemos aproveitar muita coisa desse caminho... Só precisamos melhorar, tirar algumas curvas, espinhos, pedras... acrescentar umas coisinhas...

Não seria essa uma boa parábola para você usar   num CPP, num encontro de catequistas, num encontro com seu pároco, numa assembléia paroquial, numa avaliação com os catequistas?
Coragem! DEUS ESTÁ CONTIGO PARA TE GUIAR!

 
Precisamos  nos movimentar, propor mudanças, mesmo que  pequenas, é preciso um começo, ter uma meta e arrumar meios para alcançá-la.  Nossa meta é formar Cristãos e não estamos conseguindo isso... Porque?

Caso não concorde com alguma coisa, deite a lenha, aceito críticas numa boa e estou aberta a um bom bate-papo. Fico feliz pelos emails que tenho recebido, tenho visto catequistas que querem mudar, não sabem bem como começar, mas tem esse desejo, essa vontade... Mas, só vontade não basta, é preciso no mínimo tentar.
comece devagar, mas comece.

Repito:
Deus está contigo!
Isso é vontade Dele, nós somos apenas instrumentos enferrujados, cheios de defeitos, mas instrumentos em suas mãos.

Beijo grande e obrigada por me ouvir!
Sim, ouvir! Pois, quando quero conversar sobre catequese, me coloco a escrever no blog, porque sei que aqui, tenho grandes amigos, dispostos a me ouvir... Quero, ouví-los também!
Beijus
Imaculada Cintra
Catequista por paixão, decisão e vocação!
Se dez vidas eu tivesse,  dez vidas, dedicaria à catequese.

3 comentários:

  1. Minha querida, obrigada apela visita. Fiquei feliz por dois motivos: um pela sua visita e outro, porque percebi que não sou só eu uma "menina" curiosa rsrsrsrsrsrs.
    Mas quanto ao amigo secreto... tudo é possível, não? Me aguarde, darei mais dicas.
    Grande abraço e bom domingo

    ResponderExcluir
  2. ‎"Eu estou orando por você
    Eu estou pedindo por você
    O Espirito Santo vai me atender
    Creia, eu vou orar com muito amor
    Sabendo que Deus vai me ouvir

    Amar é conduzir o outro ao céu
    Orar é partilhar da mesma dor
    Em gestos, criar o bem no outro
    Eu te ligarei ao céu vou te carregar na sua dor
    Eu vou trazer o céu com meu louvor

    Orar é amar, orar é pedir, orar é sentir a mesma dor
    Orar é sofrer, orar é querer, orar é viver só no louvor
    Amar é cuidar, amar é doar, amar é perder para ganhar
    Eu vou trazer o céu até você"

    A verdadeira amizade... O verdadeiro amor... Resumi-se nisso.
    Grande abraço minha irmã em Cristo, e que Ele aumente ainda mais seu amor pelos pequeninos, pela catequese.

    ResponderExcluir
  3. Imaculada,

    Como sempre um texto "putz" de bom. Menina estas ultimas semanas estou pensando muito nisto,pois estou escutando muito desde 1900 e cafunga era assim , deixa como está, desde muitos anos fazemos assim vamos continuar assim , eu quero , não vamos mudar etccc.
    Penso também que o mundo mudou para pior não sei, para melhor depende de como vemos cada momento , cada situação. Me passou pela cabeça , vou construir este caminho e fazer todos da catequese passar por ele e depois de muito me xingarem rsrs , vou ler todo o texto. Vou lhe mandar noticias.
    Bjim
    Desculpe não colocar meu nome real , ms sei que algumas catequistas que gostam de mudança sempre passam por aqui ai elas vão ler e vai perder a graça.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!